quarta-feira, 24 de abril de 2013

R$ 35 BILHÕES SERÃO INVESTIDOS NA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS ATÉ 2016



O Ministério da Saúde irá investir cerca de R$ 35 bilhões para aquisição de medicamentos até 2016 – o maior valor já investido pelo governo federal. Oito medicamentos estão com patente vencida ou prestes a vencer e devem passar a ser fabricados no Brasil.

Este cenário é similar ao que ocorreu com os medicamentos sintéticos no início dos anos 2000, quando os genéricos invadiram o mercado. É chegada a vez dos chamados biossimilares – cópias dos biológicos originais usados como vacinas e para o tratamento do câncer, por exemplo.

Atualmente, o governo federal responde por cerca de 60% das compras de biológicos no País. De alto custo, estes itens consomem 43% dos gastos do Ministério da Saúde com medicamentos, apesar de representarem 5% da quantidade adquirida. “A produção nacional gera economia de recursos para o Ministério, que é revertida para a ampliação da compra de novos medicamentos para o SUS, aumentando o acesso da população”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Produzido nacionalmente, o medicamento traz maissegurança ao usuário, que terá garantido o seu tratamento, sem riscos de problemas com a importação”, acrescenta.

FONTE: PORTAL BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário