terça-feira, 9 de abril de 2013

BRASIL USARÁ TECNOLOGIA 4G PARA LEVAR BANDA LARGA À ZONA RURAL



O Brasil será o primeiro País a utilizar a tecnologia 4G para levar banda larga à zona rural. Isso será possível graças a uma nova solução de rede de acesso sem fio de quarta geração que está sendo desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Com a iniciativa, será possível garantir serviços de qualidade à população que mora longe dos grandes centros urbanos, em regiões onde, atualmente, a oferta de internet é precária.

Uma das vantagens do novo sistema é a possibilidade de realizar chamadas de voz utilizando o 4G, uma vez que, atualmente, a tecnologia de quarta geração permite apenas a transmissão de dados. Para o diretor do departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério da Comunicação, José Gontijo, isto vai beneficiar principalmente as localidades que ainda não contam com outros tipos de rede.

A pesquisa está sendo coordenada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Já foram investidos cerca de R$ 40 milhões do Fundo no projeto.

FONTE: PORTAL BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário