quarta-feira, 25 de março de 2015

RNP REGISTRA NÚMERO RECORDE DE ACESSO À INTERNET SEM FIO EM UNIVERSIDADES


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) investiu no aumento dos pontos de acesso ao "eduroam", serviço de acesso à internet sem fio, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa.

Ao todo, 1.089 pontos estão distribuídos em mais de 40 instituições em todo o País. Em fevereiro, a eduroam registrou a marca de mais de um milhão de autenticações em roaming no Brasil.                                 

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (Wi-Fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

De acordo com Klaas Wierenga, responsável por compartilhar a ideia inicial de criação do serviço que originou o eduroam, parabenizou a RNP pelo marco. "Parabéns por essa fantástica conquista. O tempo que levamos para realizar na Europa, a RNP e o Brasil fizeram em apenas alguns anos", ressaltou Wierenga.

Com o aumento dos pontos de acesso no ano passado, a América Latina passou a ser a segunda região do mundo com maior cobertura do eduroam, ficando atrás apenas da Europa, onde o serviço foi concebido.

Com uma rede Wi-Fi segura, o serviço permite que seus usuários se conectem à internet em qualquer localidade que possua pontos de acesso do eduroam, sendo a autenticação realizada com as credenciais da instituição de origem do usuário.

Assim, uma das vantagens do serviço, operado pela RNP no Brasil, é oferecer segurança e mobilidade aos pesquisadores e demais usuários. Além de autenticação segura, o serviço também está integrado à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.

Cooperação internacional

A RNP também stá cooperando tecnicamente para o fortalecimento e expansão da Rede Moçambicana de Ensino Superior e Pesquisa (MoRENet).

O país africano tem especial interesse nos projetos de rede sem fio universitária, já que existe a expectativa de implantação desse serviço em 16 campi do país.

Um plano de trabalho, que contempla três eixos de atividades, já foi elaborado pela RNP e MoRENet. Serão realizados esforços na capacitação em Tecnologia da Informação; intercâmbio de boas práticas em gestão e governança de Redes de Pesquisa e troca de informações sobre gestão técnica e operacional.

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário