terça-feira, 31 de março de 2015

RNP LANÇA EDITAL SOBRE MONITORAMENTO E ANÁLISE DE REDES


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou edital para selecionar projetos de pesquisa ligados ao monitoramento e à análise de redes. Os interessados em participar do processo seletivo devem submeter as propostas até 15 de maio.

A iniciativa faz parte do Programa de Monitoramento de Redes (PMon) 2015, cujo objetivo é promover o estudo de temas ligados a essa área. Acesse o edital.

É necessário que os projetos tenham prazo de execução de até seis meses e os participantes devem estar ligados a organizações de ensino e pesquisa sediadas no Brasil.

A expectativa é que o PMon 2015 fomente a interação contínua dos acadêmicos especializados no assunto e que as propostas selecionadas forneçam insumos, tanto conceituais como práticos, para a evolução do serviço de monitoramento de redes oferecido pela RNP, o MonIPÊ.

Modelo de projeto

Os projetos podem ser de natureza conceitual ou experimental. Os resultados desses projetos podem ser documentos, programas, manuais ou outros, que deverão ser disponibilizados publicamente.

Os resultados devem ser documentados ao longo da execução do projeto no formato de relatórios e atas de reuniões de acompanhamento. Os pesquisadores participantes devem ser ligados a organizações de ensino e pesquisa sediadas no Brasil.

A proposta deve conter uma descrição do projeto a ser desenvolvido (até 4 páginas) e já deve identificar um potencial estudante participante. O estudante candidato deve ter graduação completa e, preferencialmente, ser matriculado em programa de pós-graduação.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pmon215@rnp.br.

Sobre o MonIPÊ

MonIPÊ é o serviço de monitoramento, no âmbito do Programa Internet Avançada, capaz de medir com precisão a qualidade entre redes 'IP fim-a-fim'.

A ferramenta possibilita avaliações de desempenho de rede em ambientes de colaboração e apoia o melhor uso da rede acadêmica pelas instituições conectadas à rede Ipê, pois permite a execução de medições de atraso unidirecional e bidirecional, perdas de pacotes e vazão em diversas abordagens, contemplando toda a rede Ipê, desde o backbone até a conectividade de última milha.

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário