segunda-feira, 16 de março de 2015

ANGRA REALIZA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE


A cidade de Angra dos Reis está intensificando as ações de enfrentamento à dengue. O município enfrenta neste momento, índices altos de infestação do mosquito nos bairros Parque Mambucaba e Vila do Abraão, na Ilha Grande. A mobilização da Prefeitura de Angra é coordenada pela secretaria de Saúde e inclui esforço de agentes de controle de endemias, conscientização e apelo à mobilização da própria população, importantíssima nessa luta. Outros organismos da Prefeitura também integram as ações, inclusive as secretarias de Educação, de Obras e Serviços Públicos, de Assistência Social, a Defesa Civil e o Saae/Angra e a Fundação de Turismo.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, esclarece que, além desses mutirões, a região de Mambucaba e os outros bairros da cidade recebem constantemente as ações de vigilância para neutralizar a ação do mosquito transmissor da doença. Em 2014, a ação de mobilização e vigilância, combinada com fatores climáticos e a participação da população, culminaram com a ausência de epidemia da doença no verão.

- As nossas equipes realizam semanalmente o tratamento de pontos estratégicos, o que inclui inspeção, eliminação e tratamento focal e borrifação com máquinas nesses pontos. Todos os imóveis que possam conter grande número de locais passíveis de se transformar em criadouros devem ser considerados pontos estratégicos, inclusive borracharias, oficinas, cemitérios e locais de armazenagem de recicláveis - explica o secretário.

Os dados mais recentes da Vigilância em Saúde, indicam que o Parque Mambucaba está neste momento com ambiente vulnerável à dengue por causa do grande número de estabelecimentos do tipo ‘ferros-velhos‘, espaços de armazenamento de material reciclável, caixas d‘água descobertas, casas de veranistas fechadas e terrenos baldios abandonados, onde a população, inadequadamente, deposita lixo e entulho. Dos 366 casos suspeitos da doença no município, 257 estão no Parque Mambucaba, e, dos 48 casos confirmados da doença em Angra este ano, 38 são de moradores do bairro. A Vila do Abraão teve 25 casos notificados e 5 casos confirmados.

As acões da secretaria de Saúde são contínuas e de vigilância, incluindo visitas domiciliares e Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LirAa). O último LirAa foi realizado em janeiro e alcançou índice de infestação predial igual a 1,6%, ou seja, 16 de cada mil casas visitadas tinham larvas do mosquito, índice classificado como ‘alerta‘. Em Mambucaba, no entanto, o mesmo índice está em 2,7%.

Sempre que um caso suspeito de dengue é notificado, uma equipe da Saúde é acionada e, juntamente com os agentes de visita domiciliar, realiza um bloqueio num raio de até 300 metros do imóvel do paciente suspeito de portar a doença. Esse bloqueio é seguido de diversas ações. Na semana passada foi instalada ainda uma sala de situação da dengue, envolvendo a sociedade civil e instituições públicas para apresentar o cenário epidemiológico, discutir os principais desafios e dar encaminhamentos sobre o enfrentamento da situação.

Na terça-feira, 10, as equipes de Vigilância em Saúde também estiveram na Vila do Abraão, na Ilha Grande, onde, em visita às residências, constataram que o principal criadouro do mosquito da dengue é o descarte irregular do lixo. Os agentes também fizeram aplicação do fumacê e tratamento local.

A Prefeitura de Angra também mantém um serviço telefônico para troca de informações, denúncias de locais possíveis de criadouro ou sugestões. O número do Disque-Dengue é o (24) 3377-7808.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS







Nenhum comentário:

Postar um comentário