sexta-feira, 27 de março de 2015

MEC LANÇA EDITAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA


O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para a edição 2016 do Programa de Extensão Universitária (Proext). A iniciativa que integra 20 ministérios irá apoiar instituições públicas de educação superior no desenvolvimento de projetos de extensão interdisciplinares.

A principal característica de um projeto de extensão é a interface temática e multidisciplinar que rompe barreiras institucionais, a fim de promover o diálogo com as comunidades locais. Além disso, colabora para ampliar o leque de possibilidades que ultrapassem a dicotomia sala de aula e teoria acadêmica.

Nesta edição, serão contempladas propostas em educação, cultura e arte, pesca e aquicultura, promoção de saúde, direitos humanos, comunicação, entre outros. Acesse o edital.

A chamada contempla a participação das Universidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e Centros de Educação Tecnológica (Cefet) e Universidades Comunitárias.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), por exemplo, integra o programa desde a concepção da linha temática das propostas relativas às mulheres até a seleção dos projetos. 

Como participar?

As instituições reconhecidas pelo MEC como Instituições Comunitárias de Educação Superior poderão submeter propostas ao edital desde que apresentem certificado de qualificação válido ou declaração de cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Lei 12.881/2013.

Inscrições e valores

As propostas deverão necessariamente apresentar programas ou projetos afins com as atuais políticas públicas, em especial com as políticas sociais, e envolver os estudantes de graduação regularmente matriculados na instituição.

As IES poderão concorrer ao financiamento de até R$ 100.000,00 (cem mil reais) por projeto e de até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) por programa.

Como realizar o credenciamento da IES?

Universidades que atendem aos requisitos necessários podem se credenciar para participar do Programa. Para isto, os pró-reitores de extensão ou equivalentes das Instituições deverão acessar o sistema de informação, preencher os campos do cadastro, anexar os documentos obrigatórios e aguardar a homologação de seus cadastros por parte do MEC.

Como efetuar a inscrição da proposta?

As propostas deverão ser cadastradas pelos coordenadores e enviadas para a avaliação das Pró-Reitorias de Extensão ou equivalentes, via sistema de informação.

As Pró-Reitorias de Extensão ou equivalentes deverão anexar cópia digitalizada de Declaração, assinada pelo Reitor da instituição, contendo a lista de propostas a serem submetidas e o compromisso institucional com a aplicação integral dos recursos a serem disponibilizados.

O resultado final da seleção dos trabalhos deve ser divulgado até 6 de julho no site do MEC, após a definição da disponibilidade orçamentária para o Proext.

Fontes:

Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Secretaria de Políticas para Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário