domingo, 9 de novembro de 2014

TEM INICIO O SEGUNDO DIA DE PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO


Mais de 8,7 milhões de candidatos realizam, neste domingo (9), as provas do segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 5h30 para responder às questões de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.

As provas começaram às 13 horas (horário de Brasília). Os portões de acesso foram abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário oficial. O exame segue até as 18h30.

Para este dia, permanecem as regras e recomendações estabelecidas. Vale ressaltar que  o candidato está autorizado a sair somente duas horas após transcorridas o exame.  Já o participante que queira levar o caderno de questões deverá aguardar 30 minutos antes da finalização do horário de prova.

Regras

Ao entrar no local de aplicação, o estudante deve portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Além disso, o participante deve ter em mãos, documento de identificação original com foto e cartão de confirmação da inscrição.

Também está liberada a entrada dos participantes com alimentos (barra de cereal, água, suco, chocolate, bolachas, entre outros alimentos de fácil consumo). Não há código de vestimenta. Recomenda-se o uso de roupas leves.

Fique atento

Seguindo a recomendação do Ministério de Educação (MEC) , quase duas horas antes da abertura dos portões, um grupo mais precavido já aguardava em frente a uma escola de Brasília para fazer o segundo dia de provas.

A estudante Maria Clara Pereira Nascimento, 17 anos, contou que quase ficou do lado de fora no sábado (8) e preferiu sair mais cedo de casa neste domingo.“O nervosismo de chegar na hora de fechar os portões prejudica”, contou.



Para a estudante, o grande desafio do Enem será hoje. “É redação e matemática. Para redação, eu treinei bastante, mas o que dá medo é o tema que vão escolher. Pensei em temas como ebola e escassez de água e li muito sobre isso”, afirma.

Horário de aplicação

Entre as particularidades apresentadas em cada região do Brasil, estão as diferenças de fuso horário no território nacional e adoção, por alguns estados, do horário de verão.

Para descartar qualquer imprevisto e realizar a prova com tranquilidade, é necessário observar que alguns estados não aderiram ao horário de verão.

São eles: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantis. Neste caso, candidatos residentes destas localidades devem se programar, pois a prova será realizada obedecendo o horário oficial de Brasília.

Confira o horário de aplicação do Enem em cada estado

Recomendações

Ao se dirigir à sala, o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que os objetos e demais materiais proibidos sejam guardados.

O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

Eliminação do candidato

Na página especial do Inep para o Enem, há uma série de observações sobre atitudes proibidas durante a realização da prova. Uma delas é realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

Além disso, há materiais proibidos que podem eliminar o participante do Enem, são eles: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos,

Saiba o que é permitido e o que pode eliminar o candidato

Saiba mais

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares (ProUni); e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

Para mais informações, recomendações e dicas para o exame acesse a revista eletrônica especial sobre o Enem.

Fonte:
Portal Brasil com informações da Empresa Brasil de Comunicação





Nenhum comentário:

Postar um comentário