terça-feira, 25 de novembro de 2014

MEC DIVULGA PROJETOS DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL


O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica, divulgou nesta terça-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU), a relação dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Confira a lista com os contemplados.

Nesta edição, foram selecionados 39 trabalhos. Foram premiados oito projetos nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste, com exceção da região Norte que contemplou sete iniciativas.

 Os autores dos trabalhos premiados receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. Os primeiros colocados em cada uma das oito subcategorias terão um adicional de R$ 5 mil. Além disso, as escolas em que foram desenvolvidas as experiências vencedoras ganharão placa comemorativa.



Categorias

Nesta edição, a premiação esteve dividida em duas categorias.A primeira "Temas Livres" abrange as subcategorias:

Educação Infantil;
Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Anos Finais do Ensino Fundamental; e
Ensino Médio.
A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:

Educação Integral;
Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e
Educação digital articulada para o desenvolvimento do currículo.
Premiação

Este ano, o prêmio será entregue em São Paulo, no mês de dezembro. Desde a primeira edição, em 2005, a solenidade de premiação era realizada em Brasília.

Além da quantia em dinheiro, os premiados terão as passagens custeadas pelo MEC para a viagem de ida e de volta a São Paulo, hospedagem e alimentação. Poderão também participar dos programas 'Sala do Professor' e 'Salto para o Futuro', da TV Escola. Além disso, as experiências serão publicadas na rede social do prêmio e seus autores, convidados a produzir vídeo, de até três minutos, sobre o projeto.

Saiba mais

Desde a criação, em 2005, o Prêmio Professores do Brasil já selecionou 240 experiências pedagógicas e premiou seus respectivos autores. Das duas primeiras edições (2005 e 2007), participaram apenas docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiadas 20 experiências.

A partir de 2008, o prêmio foi ampliado para toda a educação básica, com a inclusão dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O número de relatos distinguidos subiu para 40.

De acordo com os dados da Coordenação-Geral de Tecnologias da Educação Básica do MEC sobre a evolução das inscrições, em 2005 foram registradas 1.131 experiências; em 2007, 1.564; em 2008, 779; em 2009, 2.100; em 2011, 1.612; em 2012, 2.617; em 2013, 3.221.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Imprensa Nacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário