quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ANA ABRE 3.500 VAGAS EM CURSOS A DISTANCIA


Estão abertas as inscrições para 3.500 vagas em cursos gratuitos a distância, oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA). As inscrições vão até 16 de novembro e podem ser realizadas online no site da Agência. 

A ANA oferece dois temas inéditos neste ano: 'Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste' e 'Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga'. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos.

Ambos têm uma carga de 10 horas/aula e possuem 500 vagas cada. Na capacitação sobre a gestão no Nordeste, o objetivo é educar e conscientizar os participantes sobre a importância do tema, a partir de práticas e conceitos relacionados aos recursos hídricos na região. As aulas vão de 18 a 30 de novembro.

Em relação ao tema 'No Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga', o aluno tem a oportunidade de aprender noções básicas sobre práticas sustentáveis de uso dos recursos florestais do bioma e sua relação com a água. As atividades do curso vão de 1º a 14 de dezembro.

Os cursos 'Lei das Águas' e 'Água na Medida Certa', ambos com mil vagas e 20 horas/aula, iniciarão as aulas de 18 a 30 de novembro e a segunda de 1º a 14 de dezembro, respectivamente.

No Lei das Águas, os participantes poderão compreender a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos relacionados à gestão das águas. As atividades também ensinam a identificar formas de atuação responsável para uso e gestão de recursos hídricos.

Durante o 'Água na Medida Certa', os alunos poderão aprender sobre os recursos hídricos a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

 Cuidando das Águas

Com 40 horas de carga e 500 vagas, o curso 'Cuidando das Águas' está marcado para o período entre 18 de novembro e 14 de dezembro.

A capacitação tem o objetivo de ensinar os alunos sobre a responsabilidade de cada um no uso sustentável da água e sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos a partir da cooperação entre entidades de meio ambiente.

Método

Os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Saiba mais

A Agência Nacional de Águas realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira.

O objetivo é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos.

Para mais informações acesse o Portal da Capacitação da ANA.

Fonte:
Agência Nacional de Águas






Nenhum comentário:

Postar um comentário