segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"ENEM ABRE OPORTUNIDADES PARA JOVENS DE TODO O PAÍS", AFIRMA HENRIQUE PAIM


O ministro da Educação, Henrique Paim, apresentou em entrevista coletiva, neste domingo (9), o balanço preliminar da edição 2014 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo Henrique Paim, a tranquilidade na aplicação do exame em mais de 1,7 mil municípios marcou os dois dias de realização das provas. “Esse cenário demonstra que chegamos a um momento de consolidação do Enem. O resultado positivo também é reflexo dos comentários realizados por parte da imprensa”, afirma.

O ministro ainda destacou a importância do exame para a democratização do acesso ao ensino superior e técnico. “O exame abre oportunidades para jovens de todo o País. Fator que acena para uma política gradativamente aperfeiçoada, evidenciando o acesso aos programas oficiais do governo”, reforça.

O MEC novamente lamentou a morte da candidata Edvania Florinda de Assis, 32 anos, durante o primeiro dia de aplicação da prova. “Lamentamos profundamente e nos solidarizamos com a família. Em contrapartida, nós tivemos o nascimento de uma criança, que iniciou o trabalho de parto durante a aplicação do exame”, detalha.

Indicadores

De acordo com o ministro, o exame apresentou  uma abstenção de 28,6% de inscritos, índice inferior ao ano passado, que teve uma abstenção de 29,1%. Além disso, o número atualizado aponta 236 casos de uso indevido de celular. Em 2013, foram eliminados 47 candidatos por este fator.

“Se consideramos todas as categorias de eliminação chegamos ao número preliminar de 1.519 candidatos eliminados este ano”, destacou o ministro complementando que o rigor no exame foi importante para coibir qualquer tentativa de fraude.

O número de eliminados já é maior do que o ano passado e poderá ser atualizado durante a semana após a análise das atas das salas de aplicação.

Edição 2014

Neste ano, o exame registrou um recorde de inscritos com mais de 8,7 milhões de estudantes participantes. Ao todo, foram contabilizados 17.367 locais de aplicação espalhados por 1.752 municípios.

 Fonte:   Portal Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário