segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ANGRA RECEBE MAMÓGRAFO MÓVEL


O município de Angra dos Reis recebeu nesta última sexta-feira, dia 14, a Unidade Móvel de Mamografia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A vinda da unidade foi um pedido da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde. O dispositivo ficará no Cais Santa Luzia, no Centro da cidade. Além da mamografia, a unidade fará ultrassom e punção aspirativa por agulha fina (Paff), como são conhecidas as biópsias aspirativas. A Secretaria de Estado de Saúde escolhe regularmente alguns municípios para receber a unidade, mediante manifestação das prefeituras.

O mamógrafo tem a capacidade de realizar cerca de 100 exames por dia e a unidade ficará em Angra até o dia 3 de dezembro. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h.

- É importante ressaltar que serão atendidos prioritariamente os pacientes que estão na fila de espera da Secretaria de Saúde - frisou o diretor de Regulação da Secretaria de Saúde, Marcelo Fernandes.

ULTRASSONOGRAFIA

A unidade móvel de saúde tem capacidade para realizar também 40 ultrassons por dia. Serão realizados somente os seguintes exames: ultra de abdômen, tireoide, transvaginal e mama. Além disso, serão feitos 25 exames de punção aspirativa por agulha fina de mama e tireoide.

COMO MARCAR O EXAME?

Para realizar os exames de mamografia, os pacientes devem entregar o pedido médico na unidade de saúde do seu bairro, que enviará ao setor de Marcação de Exames da Secretaria de Saúde. A Saúde vai agendar junto ao governo do estado e avisará o paciente sobre a data e hora do exame.

Além dos pacientes de Angra dos Reis, a carreta vai atender a pacientes de Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Itaguaí e Seropédica.



 FONTE:  PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário