terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PREFEITA RETOMA NEGOCIAÇÕES COM ESTADO SOBRE SAÚDE


A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, retomou as negociações com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a conquista de investimentos e parcerias em prol da Saúde do município. Uma das principais é o compromisso prometido de cofinanciamento do custeio do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), inaugurada pela prefeita em janeiro de 2014. Nesta quarta-feira, 22, a prefeita e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, foram levar este e outros pleitos ao novo secretário de Estado da Saúde, Felipe Peixoto. A conversa foi franca e produtiva e abordou ainda, além do HGJ, a abertura da unidade de tratamento a pacientes com câncer (na área do antigo Pronto Socorro, no Centro) e a abertura de novos leitos de CTI na cidade, possivelmente no próprio Hospital da Japuíba.

- O secretário Felipe Peixoto é um grande amigo de Angra. Ele nos ajudou muito quando estava na secretaria de Pesca, agora será nosso grande aliado também na Saúde. O pleito do Hospital da Japuíba é vital para nós ampliarmos os serviços na unidade. O Estado havia acenado com apoio em 25% do custeio do Hospital. Hoje a Prefeitura está pagando metade desse investimento e a outra metade vem do Governo Federal. Está pesado pra nós - admitiu a prefeita Conceição.

Conceição e o secretário de Saúde, acompanhados do vice-prefeito Leandro Silva, relataram os números e serviços do Hospital da Japuíba em seu primeiro ano de funcionamento. Foram mais de 25 mil atendimentos e mais de 1.800 cirurgias, Além disso, o Hospital já está virando referência em traumas em toda a região, atendendo inclusive a cidades da Baixada Fluminense e do sul de São Paulo. Para ampliar serviços como CTI, neurocirurgias e outros procedimentos, receber apoio do Governo do Estado é fundamental.

Felipe Peixoto já sabia do pleito de Angra mas revelou que ainda está conhecendo os números e desafios da pasta que assumiu este ano. Ele comprometeu-se a ajustar o pedido de Angra à realidade de investimentos da secretaria este ano e dar resposta em breve. Acenou ainda com a possibilidade de realizar convênio que permita a abertura de novos leitos de CTI na cidade, provavelmente no próprio Hospital da Japuíba. Agora os técnicos de ambas as secretarias trabalharão no detalhamento dessas iniciativas.

- Firmamos com o secretário compromissos imediatos em relação ao financiamento do Hospital da Japuíba e a ampliação dos leitos de CTI na cidade. Saímos daqui com sinalização clara do esforço do secretário e do Governo do Estado para cumprir com o compromisso do governador de custear parte do Hospital. Essa reunião inspirou muita esperança em todos nós - comemorou o secretário de Saúde de Angra, Rodrigo Oliveira.

Em relação ao centro de tratamento para pacientes com câncer, a negociação está bem adiantada. O município de Angra já formalizou o interesse numa parceria com outros seis municípios da Costa Verde, do Médio Paraíba e da Baixada Fluminense e agora basta a formalização desses acordos. Angra receberá pacientes de várias cidades para tratamento quimioterápico e cirurgias. O próprio Felipe Peixoto disse que seu compromisso com a cidade de Angra é conhecido e o do governador Pezão também.

- Tenho um histórico de parcerias com o município de Angra e a certeza de que avançaremos na questão da saúde. Faremos muitos projetos para ajudar a cidade, por orientação do Governo do Estado, que é apoiar as cidades do interior. Estamos dimensionando a questão do hospital, marcaremos uma visita para avaliar de que forma poderemos apoiar esse hospital, que é importante não só para Angra mas para toda região - afirmou Felipe Peixoto.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS














Nenhum comentário:

Postar um comentário