quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

DILMA AFIRMA QUE FOI REELEITA PARA CONTINUAR AS GRANDES MUDANÇAS DO PAÍS: "E NÃO TRAIREI ESTE CHAMADO"


A presidenta da República, Dilma Vana Rousseff, assumiu seu segundo mandato nesta quinta-feira (1º), saudando os “milhões de guerreiras anônimas que, voltam a ocupar, encarnadas na minha figura, o mais alto posto de nossa grande Nação. Encarno outra alma coletiva que amplia ainda mais a minha responsabilidade e a minha esperança”.

Em seu discurso de posse, no Congresso Nacional, a presidenta lembrou que “nunca tantos brasileiros conquistaram tantos empregos com carteira assinada. Nunca o salário mínimo e os demais salários se valorizaram por tanto tempo e com tanto vigor. Nunca tantos brasileiros se tornaram donos de suas próprias casas. Nunca tantos brasileiros tiveram acesso ao ensino técnico e à universidade”.

Democracia

Sobre a consolidação democrática do País, Dilma lembrou que “nunca o Brasil viveu um período tão longo sem crises institucionais. Nunca as instituições foram tão fortalecidas e respeitadas e nunca se apurou e puniu com tanta transparência a corrupção.”

Ela falou ainda sobre o programa vitorioso do partido que a levou à Presidência da República. “Este projeto de nação triunfou e permanece devido aos grandes resultados que conseguiu até agora e porque o povo entendeu que este é um projeto coletivo de longo prazo. “Este projeto pertence ao povo brasileiro e, mais que nunca, é para o povo e com o povo que vamos governar. (...) Resgatamos 36 milhões da extrema pobreza, 22 milhões apenas em meu primeiro governo.

Dilma homenageou o legado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. “A partir do extraordinário trabalho iniciado pelo governo do presidente Lula e continuado por nós, temos hoje a primeira geração de brasileiros que não vivenciou a tragédia da fome.”

“Por isso, eu repito hoje, nesta solenidade de Posse: fui reconduzida à Presidência para continuar as grandes mudanças do País e não trairei este chamado”, garantiu a mandatária.

Primeiro mandato e futuro

Dilma Rousseff lembrou que, em seu primeiro mandato, o Brasil alcançou um feito histórico: ao superar a extrema pobreza. Mas, ressaltou, a expectativa de todos os brasileiros e maio que isso e o fim da miséria é só um começo.

“Em nossos governos, cumprimos o compromisso fundamental de oferecer, a uma população enorme de excluídos, os direitos básicos que devem ser assegurados a qualquer cidadão. O direito de trabalhar, de alimentar a família, de educar e acreditar em um futuro melhor para seus filhos. Isso que era tanto para uma população que tinha tão pouco,  tornou-se pouco para uma população que conheceu, enfim, governos que a respeitam e que realmente se esforçam para protegê-la”, enfatizou.

Esse, para a presidenta, deve ser o objetivo a ser perseguido: “Sim, neste momento, ao invés de simplesmente garantir o mínimo necessário, temos que lutar para oferecer o máximo possível. Vamos precisar, governo e sociedade de paciência, coragem, persistência, equilíbrio e humildade para vencer os obstáculos. E venceremos”.

Fonte:   Portal Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário