sábado, 31 de janeiro de 2015

MEC RECONHECE MAIS DE 335 CURSOS DE ENSINO SUPERIOR


O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, nesta sexta-feira (30), por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU), mais 335 cursos superiores. As vagas estão distribuídas em instituições públicas e privadas, presenciais e a distância.

Entre os cursos reconhecidos estão administração, farmácia, psicologia, direito, filosofia, educação física, biomedicina, música e matemática, além de 60 vagas em medicina na Universidade Federal do Amapá. A lista completa pode ser consultada no Diário Oficial da União.

Para uma instituição de ensino oferecer cursos superiores, é necessário que eles sejam autorizados pelo MEC, que avalia condições para que isso ocorra. O reconhecimento é uma segunda etapa.

Ele deve ser solicitado quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição obrigatória para validade nacional dos diplomas.

Fonte:  Agência Brasil





LEIS INSTITUEM NOVAS DATAS COMEMORATIVAS


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, na última quarta-feira (28), as leis n° 13.098, n° 13.099 e n° 13.101, que instituem os dias nacionais da Vigilância Sanitária, do Técnico Agrícola e do Milho, respectivamente.

A lei n°13.098, que instituiu o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, delimita que a data comemorativa deverá ser celebrada no dia 5 de agosto.

A lei n°13.099, que institui o Dia do Técnico Agrícola, detalha que a comemoração deverá ocorrer no dia 5 de novembro. Por fim, a lei n° 13.101, que dispõe sobre o Dia Nacional do Milho, informa que a data escolhida foi o dia 24 de maio.

Em relação à comemoração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária deverão ser realizadas atividades envolvendo o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Vigilância Sanitária, em todas as esferas de governo, assim como nos estabelecimentos oficiais de ensino.

A iniciativa tem a intenção de promover a conscientização da população, divulgação e esclarecimento aos estudantes, profissionais de saúde e ao público em geral quanto à importância dos temas relativos à data.

Além disso, a publicação no Diário Oficial cita a cooperação com outras instituições públicas ou privadas para mais impacto e divulgação das ações comemorativas.

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


BENEFÍCIOS ACIMA DO MÍNIMO COMEÇAM A SER DEPOSITADOS NA SEGUNDA (2)



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os depósitos dos benefícios dos segurados que recebem acima do salário mínimo a partir do próximo dia 2 de fevereiro.

Nessa data, serão liberados os valores de quem possui cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito.

Os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 9, desconsiderando-se o dígito também tem os benefícios pagos nesta segunda-feira.

Os depósitos de benefícios do mês de janeiro seguem até o dia 6 de fevereiro. Acesse as datas de depósito dos benefícios.

Os depósitos da folha de janeiro já vêm com os valores reajustados de acordo com o mínimo vigente (R$ 788) e com a inflação para quem recebe acima do salário mínimo.

O índice de reajuste para os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com valor acima do salário mínimo foi 6,23%. Os dados foram atualizados pelo INPC de 2014, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 32 milhões de benefícios e injeta na economia do país mais de R$ 29 bilhões todos os meses.

Extrato

O Extrato de Pagamento de Benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores. A consulta ao extrato permite ao segurado visualizar o valor do pagamento dos benefícios.

O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 32 milhões de benefícios.

A consulta do extrato pode ser feita também no site da Previdência Social. Basta acessar a Agência Eletrônica e fazer a consulta. Os segurados conseguem apenas visualizar o extrato do mês corrente, caso precisem das informações dos meses anteriores devem comparecer a uma Agência de Previdência Social.

Fonte:
Ministério da Previdência Social


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O MANDATO DO VEREADOR FABIO MACEDO INFORMA:


EXTENSÃO DE REDE DE ÁGUA NA TRAVESSA PROJETADA NO PARQUE MAMBUCABA

Nesta terça-feira (27) no Parque Mambucaba, foi a vez da Travessa Projetada, com acesso pela Rua São Jerônimo, receber o serviço de extensão de rede de água, serviço este, executado com eficiência pelo SAAE.  Este pedido foi feito pelo os moradores desta Travessa ao mandato do Vereador Fábio Macedo, que foi executado com agilidade pelo SAAE.   Obrigado Marcão!  Obrigado a toda equipe do SAAE!





Fotografia e produção: Carlos Mambucaba

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PREFEITA RETOMA NEGOCIAÇÕES COM ESTADO SOBRE SAÚDE


A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, retomou as negociações com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a conquista de investimentos e parcerias em prol da Saúde do município. Uma das principais é o compromisso prometido de cofinanciamento do custeio do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), inaugurada pela prefeita em janeiro de 2014. Nesta quarta-feira, 22, a prefeita e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, foram levar este e outros pleitos ao novo secretário de Estado da Saúde, Felipe Peixoto. A conversa foi franca e produtiva e abordou ainda, além do HGJ, a abertura da unidade de tratamento a pacientes com câncer (na área do antigo Pronto Socorro, no Centro) e a abertura de novos leitos de CTI na cidade, possivelmente no próprio Hospital da Japuíba.

- O secretário Felipe Peixoto é um grande amigo de Angra. Ele nos ajudou muito quando estava na secretaria de Pesca, agora será nosso grande aliado também na Saúde. O pleito do Hospital da Japuíba é vital para nós ampliarmos os serviços na unidade. O Estado havia acenado com apoio em 25% do custeio do Hospital. Hoje a Prefeitura está pagando metade desse investimento e a outra metade vem do Governo Federal. Está pesado pra nós - admitiu a prefeita Conceição.

Conceição e o secretário de Saúde, acompanhados do vice-prefeito Leandro Silva, relataram os números e serviços do Hospital da Japuíba em seu primeiro ano de funcionamento. Foram mais de 25 mil atendimentos e mais de 1.800 cirurgias, Além disso, o Hospital já está virando referência em traumas em toda a região, atendendo inclusive a cidades da Baixada Fluminense e do sul de São Paulo. Para ampliar serviços como CTI, neurocirurgias e outros procedimentos, receber apoio do Governo do Estado é fundamental.

Felipe Peixoto já sabia do pleito de Angra mas revelou que ainda está conhecendo os números e desafios da pasta que assumiu este ano. Ele comprometeu-se a ajustar o pedido de Angra à realidade de investimentos da secretaria este ano e dar resposta em breve. Acenou ainda com a possibilidade de realizar convênio que permita a abertura de novos leitos de CTI na cidade, provavelmente no próprio Hospital da Japuíba. Agora os técnicos de ambas as secretarias trabalharão no detalhamento dessas iniciativas.

- Firmamos com o secretário compromissos imediatos em relação ao financiamento do Hospital da Japuíba e a ampliação dos leitos de CTI na cidade. Saímos daqui com sinalização clara do esforço do secretário e do Governo do Estado para cumprir com o compromisso do governador de custear parte do Hospital. Essa reunião inspirou muita esperança em todos nós - comemorou o secretário de Saúde de Angra, Rodrigo Oliveira.

Em relação ao centro de tratamento para pacientes com câncer, a negociação está bem adiantada. O município de Angra já formalizou o interesse numa parceria com outros seis municípios da Costa Verde, do Médio Paraíba e da Baixada Fluminense e agora basta a formalização desses acordos. Angra receberá pacientes de várias cidades para tratamento quimioterápico e cirurgias. O próprio Felipe Peixoto disse que seu compromisso com a cidade de Angra é conhecido e o do governador Pezão também.

- Tenho um histórico de parcerias com o município de Angra e a certeza de que avançaremos na questão da saúde. Faremos muitos projetos para ajudar a cidade, por orientação do Governo do Estado, que é apoiar as cidades do interior. Estamos dimensionando a questão do hospital, marcaremos uma visita para avaliar de que forma poderemos apoiar esse hospital, que é importante não só para Angra mas para toda região - afirmou Felipe Peixoto.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS














DIREITOS TRABALHISTAS SÃO INTOCÁVEIS E AJUSTE FISCAL SERÁ FEITO SEM REVOGÁ-LOS AFIRMA PRESIDENTA DILMA


A presidenta Dilma disse, nesta terça-feira (27), em sua primeira reunião ministerial, realizada na Granja do Torto, em Brasília, que os ajustes que estão sendo feitos na economia brasileira vão manter o rumo do desenvolvimento e ampliar oportunidades, preservando as prioridades sociais e econômicas do governo. Esses ajustes, disse ela, são necessários em vista dos desafios atuais no cenário interno e externo.

Ela ressalvou, no entanto, que as medidas não colocam em risco os avanços sociais obtidos até agora. “Os direitos trabalhistas são intocáveis. E não será o nosso governo, um governo dos trabalhadores, que irá revogá-los”, enfatizou a presidenta.

Segundo a presidenta, as medidas que estão sendo tomadas, e as que virão depois, vão consolidar um projeto vitorioso nas urnas por quatro eleições consecutivas, que transformou o Brasil. “São passos na direção de um reequilíbrio fiscal que irão permitir preservar as nossas políticas sociais – falo, por exemplo, do Bolsa Família, do Minha Casa, Minha Vida, do Mais Médicos, do Pronatec, das ações para garantir acesso ao ensino superior, do Ciência sem Fronteiras, do combate à violência contra a mulher, por exemplo”, explicou.

Medidas

Dilma lembrou que a primeira ação tomada foi fixar a meta de resultado primário em 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. “Essa meta representa um grande esforço fiscal, mas um esforço que a economia pode suportar sem comprometer a recuperação do crescimento e do emprego”.

O governo também decidiu reduzir, previamente, seus gastos discricionários, enquanto o Congresso Nacional discute o Projeto de Lei Orçamentária de 2015. “Por essa razão, reduzimos em 1/3 o limite orçamentário de todos os ministérios, neste início de ano”, disse.

A presidenta acrescentou que o governo também está atuando pelo lado da receita, com a correção das alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre combustíveis; do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito pessoal; e a proposta de correção do PIS/Cofins sobre bens importados e do IPI sobre cosméticos.

“Além destas medidas de política fiscal, estamos também, senhores ministros e senhoras ministras, construindo medidas para viabilizar o aumento do investimento e da competitividade da economia”.

No campo tributário,a presidenta adiantou que está sendo finalizada a proposta do governo para o aperfeiçoamento do Supersimples, que irá estabelecer um mecanismo de transição entre sistemas tributários, para enfrentar a barreira hoje existente ao crescimento das micro e pequenas empresas. “Estamos preparando a reforma do PIS/Cofins para simplificar e agilizar o aproveitamento de créditos tributários pelas empresas”, informou.

Exportações

A presidenta Dilma Rousseff informou ainda que apresentará um Plano Nacional de Exportações, para estimular o comércio externo. “O foco de nossa política industrial, baseada na ampliação da nossa competitividade, será o aumento da pauta e dos destinos de nossas exportações. Se nossas empresas conseguirem competir no resto do mundo, elas conseguirão competir facilmente no Brasil, onde já desfrutam de vantagens locais. A melhora da competitividade depende, entre outras coisas, da simplificação e da desburocratização do dia a dia das empresas e dos cidadãos”.

Para avançar nesta direção, será lançado o Programa de Desburocratização e Simplificação das Ações de Governo. A presidenta explicou que “trata-se de agilizar e simplificar o relacionamento das pessoas e das empresas com o Estado – e do Estado consigo mesmo. Menos burocracia representa menos tempo e menos recursos gastos em tarefas acessórias e secundárias e mais produtividade, mais competitividade. Toda a sociedade ganha!”

Investimentos

A presidenta garantiu que já foi iniciada também a definição de uma nova carteira de investimentos em infraestrutura. A meta é ampliar tanto as concessões como as autorizações ao setor privado. “Vamos continuar com as concessões de rodovias, com as autorizações e concessões em portos. E ampliar as concessões de aeroportos. Realizaremos concessões em outras áreas, como hidrovias e dragagem de portos, por exemplo”.

Segundo Dilma, o “Minha Casa, Minha Vida irá contratar a construção de mais três milhões de moradias até 2018, ampliando sua penetração em grandes centros urbanos. Com o programa Banda Larga para Todos vamos promover a universalização do acesso a um serviço de internet de banda larga barato, rápido e seguro”.

Conquistas sociais e direitos trabalhistas

Por fim, a presidenta conclamou os ministros a combaterem a divulgação de informações falsas, de que as novas medidas econômicas representariam a retirada de conquistas sociais e trabalhistas. 

“Por exemplo, quando for dito que vamos acabar com as conquistas históricas dos trabalhadores, respondam em alto e bom som: ´Não é verdade!´ Os direitos trabalhistas são intocáveis, e não será o nosso governo, um governo dos trabalhadores, que irá revogá-los”, enfatizou.

“Nós devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação sempre e permanentemente. Vou repetir: sempre e permanentemente. Nós não podemos permitir que a falsa versão se crie e se alaste. Reajam aos boatos, travem a batalha da comunicação, levem a posição do governo à opinião pública, a posição do ministério, a posição do governo à opinião pública. Sejam claros, sejam precisos, se façam entender. Nós não podemos deixar dúvidas”, recomendou.

Citou que, quando for levantada a questão da mobilidade urbana nas cidades brasileiras, os ministros devem falar dos R$ 143 bilhões que estão sendo investidos em 118 municípios de grande e médio porte, em todos os estados.

E se for mencionada a crise da água, eles devem se lembrar de que, desde o início desta que é a maior estiagem das últimas décadas, “o governo federal apoiou, está apoiando e continuará apoiando, de todas as formas, inclusive com vultosos investimentos, com investimentos elevados, as demandas dos governos estaduais, responsáveis constitucionalmente pelo abastecimento de água”.

Por fim, a presidenta Dilma afirmou: “O Brasil sem dúvida nenhuma espera muito de nós, e eu conto com vocês para que nós honremos todas essas expectativas, cada uma delas e sem exceção”.

Fonte:   Portal Brasil

1º GABINETE ITINERANTE DO ANO DO MANDATO DO VEREADOR FÁBIO MACEDO NO PARQUE MAMBUCABA

Já é uma marca registrada do mandato do Vereador Fábio Macedo, o gabinete itinerante no Parque Mambucaba, no estacionamento do Supermarket.  O último Sábado (24), foi marcado com o 1º gabinete itinerante do ano, tanto que, o Vereador Fábio Macedo, fez questão de estar presente Mais uma vez, junto aos seus Assessores e Colaboradores, ouvindo críticas e sugestões da comunidade e desta forma, poder filtrá-las, transformando as em proposições e a seguir, encaminhá-las ao nosso Executivo Municipal, com retorno à população na forma de obras públicas.

Vereador Fábio Macedo:


-Quero dizer que: estive, estou e estarei sempre presente, como morador e parlamentar, junto às comunidades do Parque Mambucaba e adjacência, para continuar cumprindo o meu papel de pessoa pública, atendendo com boa vontade, qualquer cidadão que me procure. Não esquecendo que, estou Vereador de todo o município, desta forma, atendendo também, às comunidades de outros bairros. 

Visite o nosso gabinete oficial no centro da cidade no prédio do anexo da Câmara e o nosso gabinete de extensão no Parque Mambucaba, ao lado da Igreja Católica São José Operário na Av. Francisco Magalhães de Castro.  Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!








Fotografia: Carlos Mambucaba

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PROUNI RECEBE INSCRIÇOES A PARTIR DESTA SEGUNDA (26)


As inscrições para a primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas nesta segunda-feira (26). O prazo segue até as 23h59 do dia 29 de janeiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do ProUni na internet.

Candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação.

Nesta edição, o ProUni ofertará 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas são destinadas a 30.549 cursos e distribuídas por 1.117 instituições.

No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo deste primeiro semestre constam do Edital nº 2/2015 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União do dia 5 de janeiro

O programa terá duas chamadas on-line. A primeira será divulgada no dia 2 de fevereiro; a segunda, em 19 de fevereiro, ambas na página do programa na internet.



Cronograma do Prouni 1º/2015

26/01 a 29/01- Período de inscrições;
02/02 - Resultado da 1ª chamada;
02/02 a 09/02 - Comprovação de informações da 1ª chamada;
19/02 - Resultado da 2ª chamada;
19/02 a 24/02 - Comprovação de informações da 2ª chamada;
02/03 e 03/0 - Prazo para participar da Lista de Espera;
10/03 e 11/03 - Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.
O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Quem pode participar?

Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
Estudantes com deficiência;
Professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.


Fontes:  Ministério da Educação Agência Brasil






MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO DAS INSCRIÇÕES NO SISU 2015


O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, e o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Dilvo Ristoff, darão entrevista coletiva nesta segunda-feira (26), às 10h, sobre o balanço das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015.

O encontro será realizado no Ministério da Educação, Sala de Atos (9º andar), Esplanada dos Ministérios, bloco L, Brasília (DF).

O MEC divulga ainda hoje o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/). Os selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Nesta ano, haverá apenas uma chamada.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não ter tirado 0 na redação. Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos em 128 instituições.

Fonte:    Portal Brasil com informações do Ministério da Educação



sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PROUNI ELEVA NÍVEL DAS FACULDADES PARTICULARES NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS


ProUni recebe inscrições a partir da próxima segunda (26)
O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem comprovado, nos últimos dez anos, que a educação tem o potencial de mudar a vida das pessoas.

São exemplos de milhares de jovens de todo o País, com alto rendimento escolar, remanescentes da escola pública e que puderam, a partir dessa oportunidade, mudar sua própria realidade social e de suas famílias.

É o caso dos jornalistas Joceline Gomes, de 27 anos, e Francisco Amorin, 28, que fizeram parte da primeira turma do Prouni, de 2005, e que foram os primeiros integrantes de suas famílias a ingressar em uma universidade.

Para estimular histórias como essas, o Ministério da Educação disponibiliza 200.516 bolsas a partir de segunda-feira (26) até a próxima quinta (29).

Esta é a maior oferta de bolsas para o Prouni desde que o programa foi criado, há dez anos. O número representa também aumento de 20% na oferta de vagas em relação a 2014.



Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o País.

Segundo Joceline Gomes, sua vida mudou ao conquistar uma bolsa integral no curso de jornalismo na Universidade Católica de Brasília, uma das mais tradicionais do Distrito Federal.

“Quando eu estava saindo do ensino médio eu entrei na faculdade por causa do Prouni. Nós éramos de classe média baixa, a gente não tinha acesso a nada. Essa foi a oportunidade da minha vida, me transformou no que eu sou hoje. A vida da minha família mudou completamente por conta da existência do programa”, afirma a jovem negra, moradora de Taguatinga, região administrativa do DF.

A jornalista obteve a maior média de desempenho acadêmico da faculdade de Comunicação durante todo o curso.

De acordo com o diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ristoff, o Prouni promoveu a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.

Segundo ele, o programa se tornou uma alternativa entre um ensino público e gratuito, altamente competitivo, que apresentava poucas vagas à época, e o ensino superior privado e pago, ambos praticamente inacessíveis – há alguns anos – ao estudante carente, oriundo da escola pública.

Além disso, o diretor destaca que o Prouni elevou o nível de ensino das faculdades particulares brasileiras ao trazer os bons alunos das escolas públicas para o ensino superior privado.

O diretor atribui os resultados à dedicação e ao esforço pessoal desses alunos.

“A oportunidade que é dada para essas pessoas faz com que elas levem isso muito a sério. Elas vêem o Prouni como a grande oportunidade que tiveram na vida e se agarram a isso para garantir o sucesso na sua trajetória profissional”, destaca.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (Abraes), os resultados dos bolsistas do Prouni no Enade são superiores em seis pontos à média nacional e supera em dois pontos a média dos estudantes de universidades públicas.

Para o jornalista Francisco Amorin – filho de uma diarista, que cresceu no município de Águas Lindas, região no entorno do DF – sua entrada na Universidade tornou a ideia de cursar uma faculdade menos distante para os integrantes de sua família.

“Ter alguém dentro da família que pôde cursar uma faculdade mudou essa perspectiva. O Prouni ampliou as possibilidades para o estudante de baixa renda e tornou o sonho de cursar uma faculdade algo mais próximo”, ressaltou.

O diretor Dilvo Ristoff explica que representa uma revolução em potencial quando cada pessoa de uma família ingressa pela primeira vez na universidade.

“O pai ou a mãe que tem educação superior vai querer que seu filho também chegue à universidade. Existe uma grande revolução acontecendo hoje no Brasil, que democratizou o acesso ao ensino superior no País. Políticas como o Prouni, o Sisu, o Fies e a Lei de Cotas fizeram com que o campus brasileiro passasse a ter a cara do Brasil”, afirma.

O Programa

Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo desses 10 anos o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País.

Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. O número equivale a quatro gerações de formandos de todas as universidades federais brasileiras, que formam cerca de 105 mil estudantes por ano.

Fonte:  Blog do Planalto





quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SEM CHUVAS, CAPTAÇÕES DE ÁGUA EM ANGRA SECAM


Enfrentando um período de quase dois meses sem chuvas, no que já é considerado um dos verões mais secos dos últimos anos, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do seu Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a própria Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), tentam minimizar os problemas com manobras regulares de oferta de água em toda a cidade. Combinada com a estiagem forte, a chegada do Verão ainda aumenta o consumo de água, secando o nível de todos os reservatórios e barragens.

O presidente do Saae/Angra, Elzadio Ferraz, explica que as soluções de aumento da capacidade de armazenamento são de médio prazo. Nos dois últimos anos, ele relata, a Prefeitura de Angra realizou diversos investimentos e manutenção para aumentar a capacidade de reservação em seus mais de 60 pontos de captação. Sem chuvas, porém, esses sistemas não podem funcionar adequadamente. Por isso a necessidade de combater o desperdício é fundamental.

— Três dias de chuvas não resolverão o problema. Por isso o Saae/Angra, a Cedae e a própria Prefeitura pedem a colaboração da população para evitar o desperdício. Nesses dias de estiagem, ainda vemos pessoas com mangueiras lavando carros e calçadas, o que é lamentável. Os planos em curto prazo são as manobras e as manutenções que já vêm sendo feitas constantemente pela equipe, que trabalha 24 horas. O projeto da captação de água do Bracuí para o Centro de Angra, sempre comentado, está em fase de elaboração, mas é de muito longo prazo – afirma o presidente da autarquia.

Ferraz também esclarece que o sistema de barragem e distribuição da Banqueta pertence à Companhia Cedae. É de lá que sai a água que abastece todo o Centro da cidade e parte da Japuíba. Da Banqueta também sai também parte da água que abastece outros pequenos sistemas menores do Saae/Angra. Neste momento de crise, a autarquia municipal trabalha de forma próxima com a Cedae para aumentar o volume de água para a Japuíba e o Centro. As manobras, no entanto, são realizadas exclusivamente pela Cedae.

— A situação na Banqueta é muito crítica, perto de um colapso, como na maioria dos reservatórios. As margens estão quase secas, a queda d’água abundante deixou de existir e o leito do rio está com pedras à mostra. A queda no volume de água é visível para todos. Os reservatórios dos mananciais que abastecem a cidade estão operando com aproximadamente 10% de sua capacidade, e, em alguns casos, com menos de 10% — explica Ferraz.

Outro desafio do momento atual é que, em algumas localidades como a Garatucaia e a própria Ilha Grande, a baixa oferta de água coincide com o aumento da movimentação de turistas e visitantes. No réveillon, segundo o Saae/Angra, só em Garatucaia, a população aumentou dos habituais 4 mil habitantes para quase 20 mil pessoas. Na Ilha Grande, o desafio é o mesmo, em especial na Vila do Abraão que, nesta época do ano, tem a população até mesmo triplicada.

O Saae/Angra e a Prefeitura de Angra estão trabalhando para atender da melhor maneira possível todos os bairros. A oferta de áagua, porém, é menor que o habitual. Equipes do Saae/Angra estão em plantão permanente e caminhões-pipa trabalhando em todo o município. Os telefones do Saae/Angra para a comunicação de problemas ou informações sobre o abastecimento de água são (24) 3377-6551 (durante a semana) e (24) 3365-4700 (finais de semana e feriados). A Prefeitura de Angra mantém todos os seus canais de diálogo abertos e está à disposição das comunidades.


FONTE: ANGRANEWS 



INSCRIÇÕES PARA O SISU TERMINAM HOJE


A menos de dois dias do fim do período de inscrições para a chamada única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação orienta os candidatos a não deixar para entrar no sistema na última hora. As inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22).

No terceiro dia de inscrições, o Sisu registrou 2.265.066 inscritos, até às 15h. O Sisu seleciona candidatos a vagas na educação superior pública, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições vão até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22).

A inscrição, nesta edição, está restrita ao estudante que tenha participado do exame em 2014. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

Nota de corte

A nota de corte mais alta da ampla concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, até o momento, é do curso de direito, na Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com balanço parcial, os candidatos precisam ter tirado no mínimo 824,21 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso queiram ingressar na graduação.

O curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registra a segunda maior nota de corte, com 821,81 pontos. Foram consideradas as instituições de ensino superior que ofertam vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes.

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos são divulgadas pela internet diariamente, para consulta a qualquer hora do dia, na página do Sisu. Até o último dia das inscrições, 22 de janeiro, os candidatos podem alterar as suas opções de curso de acordo com as notas de corte.

Fonte:  Ministério da Educação




quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CEFET ANGRA ABRE VAGAS PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA


Mais uma oportunidade para quem deseja ingressar na faculdade está sendo oferecida em Angra. O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/Angra), através de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), está oferecendo mais uma oportunidade para os interessados em cursar o ensino superior em Engenharia.

No total, serão ofertadas 60 vagas para os cursos de Engenharia metalúrgica (25) e Engenharia Mecânica (35). As inscrições no Sisu serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal do Ministério da Educação (www.sisu.mec.gov.br).

A inscrição será destinada apenas aos candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e poderão ser realizadas de segunda-feira, 19, a quinta-feira, 22. O processo de seleção levará em consideração os candidatos que obtiveram a maior nota no Enem. A chamada regular será divulgada na segunda-feira, 26.

No caso de não preenchimento total das vagas, as mesmas serão concedidas aos candidatos que estiverem na lista de espera, na forma decrescente de pontuação do Enem. Os candidatos contemplados, por sua vez, deverão confirmar o interesse pela vaga no Cefet Angra, situado na Rua do Areal, 522 – Parque Mambucaba.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Cefet Angra, pelo telefone 3362-3526, ou pelo site da instituição (www.portal.cefet.rj.br).

FONTE: ANGRANEWS











JUSTIÇA OBRIGA AMPLA A MELHORAR SERVIÇOS EM ANGRA


O Ministério Público do Rio de Janeiro obteve na última semana, junto à Justiça do Rio, uma decisão que obriga a concessionária de energia elétrica Ampla melhorar os serviços prestados em Angra dos Reis, no litoral sul do estado, sob pena de multa de R$ 10 mil para cada reclamação registrada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por defeito na prestação de qualquer serviço de responsabilidade da empresa.

A liminar foi deferida pelo Juiz Ivan Pereira Mirancos Junior, da 1ª Vara Cível da Comarca de Angra dos Reis. Além da multa fixada, a empresa também foi condenada a pagar R$ 10 milhões de reais em caso de persistência dos inúmeros problemas e falhas na prestação de seus serviços por mês ou fração mensal em que não for alcançada a taxa mínima de eficiência imposta pela Aneel.

Na ação, o Ministério Público sustenta que consumidores chegam a ficar dias seguidos sem energia elétrica em suas residências e são tratados com descaso pela empresa, que demora para restabelecer o fornecimento de energia. Também são registradas centenas de reclamações quanto à ineficiência dos serviços prestados.

A Ampla foi advertida que, se persistirem os problemas e não cumprir a determinação judicial, o Juízo poderá restaurar a ordem e determinar a administração judicial dos serviços prestados pela concessionária em todo o município de Angra dos Reis, por pessoa ou empresa especializada, às custas da concessionária. Também foi determinado que a empresa apresente cronograma de substituição de cabeamento, transformadores e produtos que estão impróprios para uso. A substituição e modernização de toda a rede deverão ser feitas no prazo máximo de um ano.

Em nota, a Ampla informou que foi notificada sobre a ação judicial proposta pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e apresentará a sua defesa dentro do prazo legal.



 FONTE:  ANGRANEWS

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

MULHERES RECORREM À REDE PÚBLICA PARA TER PARTO NORMAL


Preocupadas com o alto índice de cesarianas na rede privada (84%) e incapazes de contratar uma equipe de saúde completa, elas têm optado por hospitais de referência em saúde maternoinfantil.

Esse é o caso de professora de matemática Camille Ramalho, 33 anos, que deu à luz no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no centro do Rio.

“Fiz todas as consultas de pré-natal pelo plano de saúde, mas na hora do nascimento preferi o SUS [Sistema Único de Saúde]”, contou. Ela disse que se informou sobre o assunto antes de tomar sua decisão. “Li muito, conversei com muitas mães e não me arrependo”, disse Hollanda.

No Rio, a busca pela Maternidade Maria Amélia tem se tornado uma tendência, avalia a enfermeira obstetra Heloisa Lessa, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas.

Parto Humanizado

Segundo ela, com as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a defesa do parto normal por organizações sociais, as gestantes têm se informado sobre os riscos da uma cesariana desnecessária.

“Um parto humanizado requer uma equipe humanizada, o que custa caro e não é garantida na rede privada”, analisa. “Muitos médicos preferem fazer cesarianas porque podem ser agendadas com antecedência e são mais bem remuneradas pelos planos de saúde”, completa.

Em ambos os casos, as gestantes contrataram uma doula, o que também está se tornando uma tendência no Rio, segundo Heloisa. Essas profissionais acompanham a gestante desde o início da gravidez, ajudando na preparação do casal.

A tradutora Eva Holzova Dantas, 32 anos, que recentemente teve Stella, hoje com 1 mês de vida, conta que a doula deu apoio para que ela tentasse o parto normal, depois de uma cesariana do primeiro filho.

“Ela passou exercícios para o casal, durante a fase ativa do parto, esclareceu sobre as fases do parto, o que te dá um apoio emocional muito importante”, afirmou a tradutora.

Em casos de gravidez de baixo risco, o parto normal humanizado é a melhor opção, segundo a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Silvana Granato.

Procedimentos

No processo, a equipe está treinada para realizar o menor número de intervenções possível no corpo da mulher, como a episiotomia (corte no períneo) e a injeção de ocitocina (hormônio sintético).

“A ocitocina, por exemplo, aumenta o número de contrações do útero, o que aumenta a dor e torna o parto normal mais dolorido”, alertou Granato.

Ela também observa uma migração de mulheres para a rede pública, onde as parturientes podem usar banheiras para aliviar a dor, além de receber massagens e exercícios para ajudar a relaxar, o que é permitido no Maria Amélia.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que não é possível estimar quantas gestantes com plano de saúde preferem ter bebês na unidade pública. Porém, o número de parto normais na Maternidade Maria Amélia chega a 76,2 % – maior que a média da rede, de 66,%, que inclui nove maternidades e uma casa de parto (unidade extra-hospitalar que realiza apenas partos normais de baixo risco).

Para estimular a prática, o governo do estado do Rio tem treinado equipes e recentemente comprou uma banheira para o Hospital Estadual dos Lagos de Saquerama, na Região dos Lagos.

“Banhos de imersão em água morna ajudam no trabalho de parto”, disse o coordenador de Maternidades da Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Calás.

De acordo com a coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, da Fiocruz, Maria do Carmo, entre as vantagens do parto normal estão a redução da morte materna, infecciosas, além de dores pós-operatórias. Nos bebês, diminui risco de morte intrauterina, complicações respiratórias e obesidade na infância.

Fonte:   Agência Brasil




INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM HOJE


Nesta segunda-feira (19), começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota zero na redação. As inscrições serão feitas online na página do Sisu até o dia 22.

A lista de cursos que serão ofertados neste processo seletivo está disponível na página do Sisu. Ao todo serão 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições.

Neste ano, o número de vagas aumentou 20% em relação ao processo seletivo do primeiro semestre de 2014. Houve um acréscimo de vagas no curso de medicina que passou de 2.925 na primeira edição de 2014, para 3.758 no mesmo período de 2015.

Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.

As instituições deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas, cumprindo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).

De acordo com o MEC, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais vagas para candidatos provenientes de escolas públicas.

Esta edição do Sisu terá apenas uma chamada. O resultado será divulgado no dia 26. Também a partir do dia 26 serão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares. Os estudantes podem fazer suas inscrições no Sisu e ProUni.

A nota individual no Enem está disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Consulta pública

A consulta pública às vagas da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão disponíveis na internet. Ao todo, são ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Das 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Além delas, todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema.

Se comparado à edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, de 20% no número de vagas ofertadas e de 19% no total de cursos com oferta de vagas.

Na primeira edição de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições, conforme a tabela:





Fonte:
Portal Brasil, com informações da Agência Brasil








sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

INSCRIÇÕES PARA UNIVERSIDADE DE COIMBRA VÃO ATÉ 19/01


Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, estudantes brasileiros podem se candidatar até segunda-feira (19) para vagas na Universidade de Coimbra, em Portugal. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro. Além do Enem 2014, a instuição aceita a candidatura daqueles que tenham feito as edições de 2012 e 2013.

A lista de cursos e mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página da instituição.  Também na página estão os cálculos usados para as notas, que variam de acordo com o curso escolhido. Para ser aceito, a nota final não pode ser inferior a 600.

A Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais antiga de Portugal e uma das mais prestigiadas universidades europeias. Em 2013, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.

A partir de segunda-feira (19), os cerca de 6,2 milhões de estudantes que fizeram o Enem no ano passado poderão se candidatar a vagas no ensino público brasileiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado do Sisu será divulgado no dia 26. De acordo com nota divulgada pela Universidade de Coimbra, foi feito um ajuste nas datas para que os estudantes tenham os dois resultados e, caso sejam aprovados, possam escolher ficar no Brasil ou cursar o ensino superior em Portugal.

A Universidade de Coimbra é paga, mas os estudantes podem buscar financiamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outros programas, além de apoio da própria instituição.

Fonte:
Agência Brasil






SECRETARIA ANALISA PRESENÇA DAS MULHERES NAS ELEIÇÕES DE 2014


A Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) divulgou nesta semana a nota técnica “As Mulheres nas Eleições 2014”, contendo análises da participação, do perfil e do desempenho das mulheres brasileiras nas eleições do ano passado.

O documento traz informações sobre as candidatas eleitas e as perspectivas da presença feminina na composição do Congresso Nacional na nova Legislatura.

De acordo com as considerações gerais, o resultado das eleições foi frustrante para a representação feminina. Apesar de as mulheres serem a maioria da população, sua presença na Câmara dos Deputados não ultrapassa 10% do total dos representantes eleitos.

O mesmo se verifica com a população negra, cuja representação será de 20,3%, com base na auto declaração feita ao Tribunal Superior Eleitoral quando do registro das candidaturas.

A população indígena continua alijada da representação no Legislativo. Já os homens brancos ocuparão 72,1% das cadeiras da Câmara dos Deputados. O Parlamento brasileiro continua bastante masculino, branco e empresarial.

Campanha

A campanha “Mais Mulheres no Poder/Eu assumo esse compromisso”, lançada em 2008,  visa incentivar a inclusão de mais mulheres no poder.

 A iniciativa é uma realização do Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDM), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Depurados e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

Fonte:  Secretaria de Política para as Mulheres






BOLSA FAMÍLIA: PRAZO PARA ATUALIZAR CADASTRO ENCERRA HOJE


Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para que os beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

A exigência vale somente para os que estão há mais de dois anos sem fazer a revisão ou que receberam aviso no extrato de pagamento.

Foram convocadas para se recadastrar 1,2 milhão de famílias. Quem não atender o chamado, corre o risco de ter o benefício de transferência de renda bloqueado no mês de fevereiro.



Para fazer a atualização, os beneficiários adultos precisam apresentar obrigatoriamente a carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o título de eleitor e um comprovante de residência.

Famílias de indígenas e quilombolas podem apresentar outro documento de identificação de validade nacional.

Também é preciso apresentar a certidão de nascimento e o cartão de saúde das crianças menores de seis anos. A apresentação do comprovante escolar é obrigatória para os beneficiários que tenham entre 6 e 17 anos. Cabe às prefeituras fazer o recadastramento.

Quem tem direito ao benefício

O Bolsa Família tem como público alvo famílias em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda mensal de até R$ 77,00 por pessoa, tendo elas filhos ou não.

Também tem direito ao programa famílias com renda, por pessoa, mensal, entre R$ 77,01 e R$ 154,00 e que tenham crianças e adolescentes com idade entre zero a 16 anos incompletos, gestantes ou nutrizes (mãe que está amamentando).

Famílias com renda per capita mensal entre R$ 00,00 a R$ 154,00, que apresentem em sua composição adolescentes de 16 e 17 anos também podem receber o benefício.

Revisão de dados

A revisão de dados dos beneficiários do Bolsa Família é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. É feita pelas cidades e o Distrito Federal.

O Cadastro Único é utilizado pelo governo federal para identificar potenciais beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Além disso, o CadÚnico é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, no âmbito do Poder Executivo Federal.

Bolsa Família: Como fazer a revisão cadastral?

Fonte:  Agência Brasil     Caixa Econômica Federal

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CONHEÇA OS MITOS SOBRE ALIMENTOS QUE AJUDAM NA PRODUÇÃO DE LEITE


Muitas mulheres deixam de comer determinados alimentos durante a amamentação com medo de que possa fazer mal ao bebê, provocando cólicas por exemplo.

Por outro lado, durante a amamentação, algumas mães acrescentam alimentos à dieta na esperança de que eles façam com que ela produza mais leite para o bebê.

A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz, explica quais os mitos e verdades sobre alimentos que podem ajudar na produção de leite materno."Não tem nada comprovado cientificamente e o importante é orientar a mãe que ela observe. É mito dizer que essa ou aquela alimentação, até agora não temos nenhuma comprovação cientifica, que alguns alimentos produzam uma produção maior de leite ou não."

A dona de casa Stephanie Almeida, por exemplo, tem um filho de 11 meses e conta que sempre tirou as dúvidas sobre amamentação com a pediatra do pequeno Pietro."Foi o que eu mais escutei: canjica e cuscuz, até cerveja o povo fala que dá leite. Às vezes eu comia, por exemplo, feijão. Aí ele ficava sem fazer a necessidade. A médica mesmo falava que podia ser por alguma coisa que eu estava comendo, no caso do meu filho, foi o feijão."

A nutricionista Neide Cruz ressalta que, em caso de dúvida, as mães devem sempre procurar orientação médica."Toda a equipe multidisciplinar ela hoje é preparada para orientação para que possamos estimular o leite materno. Que ela busque orientação com seu pediatra, com o profissional que está atendendo."

O leite materno é composto por todos os nutrientes que o corpo necessita, como proteína, carboidrato, gorduras, vitaminas e minerais, e pode evitar doenças como infecção respiratória, alergia, diarreia e reduzir a chance da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Fonte:

Blog da Saúde




COTAS TEM O POTENCIAL DE MUDAR O PERFIL DA SOCIEDADE BRASILEIRA ,AFIRMA NILMA LINO GOMES


Lembra da polêmica de um parecer que considera um livro de Monteiro Lobato racista? A autora do documento é a nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes. “As pessoas não leram o parecer. Leram matérias estampadas em veículos e criou-se a ideia de que estava vetando a obra”, explica.

Nilma é a entrevistada do “Fala, Ministro” e também comenta sua gestão à frente da pasta e a importância de ações afirmativas para “mudar o perfil da sociedade brasileira, transformando-a em uma sociedade realmente justa e democrática”.

Confira abaixo.

A senhora é uma defensora histórica de políticas afirmativas, criticadas por boa parte da sociedade. Qual a sua opinião sobre a importância dessas medidas para a promoção da justiça social no Brasil?

Eu diria que as políticas de ações afirmativas são políticas que ajudam qualquer sociedade que as implementa a fazer uma série de correção de desigualdades históricas. No caso dos negros e do Brasil, eu penso que elas são importantes para que possam colocar a população negra num lugar de visibilidade social, de visibilidade política, embora, muitas vezes, essas políticas sejam vistas pelo lado negativo, e não pelo lado da cidadania, do direito.

Elas são importantes para que o Estado saia de um lugar de uma neutralidade estatal e assuma políticas de correção de injustiças históricas, contribuindo para a construção da justiça social.

Eu acho, que a médio e longo prazo, o potencial que essas políticas têm é de fazer uma mudança no próprio perfil da sociedade, no perfil, no caso, que a população negra tem na sociedade brasileira para que nós possamos ter a oportunidade de ver pessoas negras nos mais diversos espaços sociais por um direito e por uma intervenção do Estado de incidir com políticas na realidade social para garantir esses direitos [...] para que a gente alcance uma sociedade que seja realmente democrática, equânime, igualitária e com justiça social.

O que a senhora tem a dizer sobre o seu parecer em relação à obra “Caçadas de Pedrinho” do escritor infantil Monteiro Lobato?

O parecer surgiu de uma denúncia que foi feita, à época, à Ouvidoria da Seppir. A Ouvidoria encaminhou a denúncia para diferentes órgãos como o Conselho do Distrito Federal, o Ministério da Educação e também para o Conselho Nacional de Educação. O Conselho então se posicionou, através de um parecer, e eu fui a relatora. Esse parecer o que ele faz é dar orientações, ele faz contextualizações para o sistema de ensino e para as escolas em relação não só a essa obra, mas em relação a obras literárias cujos estudos críticos hoje mostram a presença de estereótipos raciais.

O que nós fizemos foi orientar as editoras que inserissem uma nota explicativa nos livros falando sobre a questão dos estereótipos raciais na obra do Lobato, assim como em outras obras literárias falando do contexto hoje no Brasil, da superação do racismo, enfim, como um ato educativo.

O que aconteceu, à época, é que esse parecer foi mal interpretado por vários setores da mídia, dos setores literários, pela sociedade civil. As pessoas não leram o parecer, leram muito mais manchetes espalhadas por vários veículos midiáticos e também por conversas nas redes sociais e criou-se a ideia que o parecer estava vetando a obra do Lobato, de que o parecer estava mandando tirar livros das bibliotecas, inverdades foram criadas. Isso virou uma discussão em nível nacional, que eu acho inclusive que é uma discussão formadora e educativa. Esse parecer então foi reexaminado, a pedido do Ministério da Educação.

No reexame, nós retiramos o que estava escrito como nota explicativa que estava dando margem para muitas interpretações equivocadas, e colocamos aquilo que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) já orienta as editoras para a publicação de livros, que houvesse uma contextualização do autor e da obra sobre a questão dos estereótipos raciais na literatura e que isso fosse incluído nas novas edições do livro.

Além dessa contextualização, o parecer prevê que a formação do professor inclua a discussão dos estereótipos raciais na literatura e das questões ligadas ao racismo. Porque o professor é o grande mediador na hora de a criança trabalhar em sala de aula com livro, com uma obra literária. Ele faz uma mediação. E nessa mediação, esse professor enquanto formador e educador, ele tem que ter subsídio para poder orientar essa criança. Para explicar às crianças que hoje nós estamos em outros tempos.

Para que o professor consiga conduzir o debate para que não se criem situações de constrangimento para as crianças negras dentro da escola, que aquilo que está numa personagem não possa se transformar em apelidos pejorativos, por exemplo, para crianças negras dentro da escola. Nós estamos falando de livros que são escolhidos didaticamente, pedagogicamente, para alfabetização e para contribuir numa formação escolar, que as crianças vão ter acesso dentro das escolas. Nós estamos falando de uma dimensão pública da literatura. Essa contextualização é importante, evidentemente, sem ferir o caráter literário da obra.

Como será sua gestão à frente da Seppir?

A Seppir já tem 11 anos de funcionamento e uma série de trabalhos já iniciados das gestões que vieram antes de mim. Então, na minha gestão, o que eu tenho chamado atenção é de dar continuidade ao trabalho da Seppir em quatro grandes eixos que esta Secretaria já desenvolve vendo aquilo que nós já construímos, aquilo que precisamos avançar e trazendo olhares novos: o eixo das ações afirmativas, da questão quilombola e dos povos de comunidades tradicionais, da nossa juventude – com enfoque na juventude negra – e também na internacionalização e aí pensando na internacionalização articulando América Latina e região e também África, com foco também nos países africanos de língua portuguesa, pelo nosso diálogo, que nos aproxima pela questão da própria língua etc.

Além disso, o diálogo com os outros ministérios, porque a política de promoção da igualdade racial não é algo exclusivo da Seppir, a política de promoção da igualdade racial é de todos nós. A superação do racismo, a construção de oportunidades iguais, essa é uma política e uma ação cidadã que envolve toda a sociedade brasileira.



Fonte:  Blog do Planalto



CONFIRA AS NOTAS DE CORTE DO SISU DO 1º SEMESTRE DE 2014


Com a divulgação dos resultados individuais do Enem 2014, os estudantes poderão, a partir de 19 de janeiro, pleitear uma das 205 mil vagas que serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2015. São 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

As inscrições vão até o dia 22 de janeiro e fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação do Enem.

Para avaliar o seu desempenho individual e ter uma ideia das chances de aprovação no Sisu, uma das alternativas é consultar as notas de corte da edição do Sistema do primeiro semestre de 2014 ( Sisu 1°/2014).


A lista indica qual foi a nota mínima alcançada pelos candidatos que conseguiram uma vaga nos mais de 4,7 mil cursos ofertados naquela edição. O arquivo é uma planilha em Excel que inclui as notas de corte de todos os cursos por turno e por modalidade de concorrência: ampla, cotas raciais e cotas sociais.

No primeiro semestre de 2014, o curso que registrou a maior nota de corte foi medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). O segundo da lista foi engenharia naval, seguido por direito, odontologia, biotecnologia, engenharia civil e biomedicina, todos da UFPA.

A nota máxima do Sisu 1°/2014 foi 871,31 pontos e a mínima 500,25 , registrada pelo curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (campus Umuarama) pela modalidade de cotas para alunos de baixa renda.

Em comparação com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes do Sisu, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas. Na primeira edição de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições.

Como funciona o Sisu?

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em 2009 para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizaram a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo, em substituição ao antigo vestibular.

A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os participantes podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os respectivos cursos participantes.

Para se inscrever no Sisu 1°/2015, o estudante precisa ter participado do Enem 2014. O acesso ao sistema é feito por meio da senha de inscrição do Enem. Ao se logar no Sisu, o candidato pode escolher até duas opções de curso.

Classificação parcial

O período de inscrição vai de 19 a 22 de janeiro. Diariamente, o sistema calcula uma nota de corte parcial de cada curso a partir das inscrições efetuadas naquele dia. Dessa forma, o estudante pode acompanhar (entre os dias 20 e 22 de janeiro) qual é a sua classificação e assim avaliar suas chances de aprovação.

Durante todo esse período é possível trocar a opção de inscrição se o candidato avaliar que tem mais chances de aprovação em outro curso.

Cotas

A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016.

Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.

Confira o cronograma de inscrições do Sisu 1°/2015

19 a 22 de janeiro - período de inscrições

26 de janeiro - divulgação da lista de aprovados

30 de janeiro a 3 de fevereiro - matrícula dos aprovados

26 de janeiro a 6 de fevereiro - prazo de inscrição na lista de espera

11 de fevereiro - início da convocação dos candidatos em lista de espera.

Fontes:   Agência Brasil
Ministério da Educação





terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MINISTÉRIO DIVULGA NOVA TABELA DO SEGURO - DESEMPREGO


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou a tabela do seguro-desemprego que passou a vigorar a partir do dia 11 de janeiro, com base no novo salário mínimo no valor de R$ 788,00.

O reajuste segue as recomendações da Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) Nº 707, de 10 de janeiro de 2013.

De acordo com a Resolução, a partir de 2013 os reajustes das faixas salariais acima do salário mínimo observarão a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado e divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada nos doze meses anteriores ao mês de reajuste.

O valor máximo da parcela do benefício alcança, em 2015, R$ 1.385,91. O valor do benefício não poderá ser inferior ao valor do Salário Mínimo atual.

Tabela para cálculo do benefício

Calcula-se o valor do Salário Médio dos últimos três meses anteriores a dispensa e aplica-se a fórmula abaixo:

Faixas de Salário Médio

Valor da Parcela

Até R$ 1.222,77

Multiplica-se o salário médio 0.8 (80%).

De R$ 1.222,78



Até R$ 2.038,15

O que exceder a R$ 1.222,77 multiplica-se por

0,5 (50%) e soma-se a R$ 978,22.

Acima de R$ 2.038,15

O valor da parcela será de R$ 1.385,91

invariavelmente.

Fonte:

Ministério do Trabalho e Emprego









segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


O Programa  Mais Empregos, uma iniciativa do grupo Prepara Brasil, disponibilizou novas oportunidades de trabalho em Angra dos Reis. Os interessados devem se apressar e procurar a unidade angrense da Prepara, localizada na sala nº 326, do Shopping Pirata’s. Mais informações pelo (24) 3377-8638 ou no www.programamaisempregos.com.br. Quem for selecionado na fase de currículos passará por um treinamento antes de ser encaminhado para a empresa.

Confira as vagas de Emprego:

ATENDENTE DE LANCHONETE
Descrição da Vaga: Sexo feminino e masculino, 2º grau completo ou cursando, facilidade de relacionamento e comunicação, habilidade para trabalhar em equipe, experiência com vendas. Maior de 18 anos.

FLORISTA
Descrição da Vaga: Com experiência na função.
Maior de 18 anos, sexo feminino.

BUFFETIER
Descrição da Vaga: Sexo feminino com ou sem experiência. Maior de 18 anos.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Descrição da Vaga: Sexo feminino com experiência. Maior de 18 anos.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Descrição da Vaga: Sexo feminino com experiência. Maior de 18 anos.

CAMAREIRA (O)
Descrição da Vaga: Sexo feminino e masculino com experiência. Maior de 18 anos.

ATENDENTE DE LANCHONETE FAST FOOD
Descrição da Vaga: Sexo feminino, 2º grau completo ou cursando com ou sem experiência. Maior de 18 anos.

ASSISTENTE ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO
Descrição da Vaga: Bacharelado Administração e Ciências Contábeis. Experiências de 01 (um) ano como professor, em nível, médio, superior, técnico ou treinamentos e 03 (três) anos de profissão na área administrativa.

MENSAGEIRO DE HOTEL
Descrição da Vaga: Acompanha chegada e saída dos hóspedes, organiza bagagens e orienta quanto as áreas públicas do HOTEL.

ATENDENTE DE LANCHONETE
Descrição da Vaga: Sexo feminino e masculino, 2º grau completo ou cursando, facilidade de relacionamento e comunicação, habilidade para trabalhar em equipe, experiência com vendas.

FONTE: ANGRANEWS






domingo, 11 de janeiro de 2015

CAPACIDADE DE ENERGIA INSTALADA NO BRASIL DEVE AUMENTAR 60% EM 2015


A capacidade instalada de energia eólica no Brasil vai aumentar cerca de 60% em 2015, dos atuais 6 gigawatts (GW) para 9,8 GW, segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), reforçando a presença desse modelo de geração de energia na matriz elétrica nacional.

Atualmente, a energia eólica representa 4,5% dessa matriz, com 241 usinas instaladas, gerando pouco mais de 6 GW.

Quatro dessas usinas iniciaram testes neste primeiro mês de janeiro: três na Bahia (Ametista - 28,54 MW, Maron - 30,24 MW, e Pilões - 30,24 MW), e um no Mato Grosso do Sul (Dourados - 28,58 MW).


O crescimento da energia eólica no Brasil tem sido constante nos últimos anos. Em 2013 foram contratados 4,7 GW de projetos eólicos, e em 2014, 2,3 GW - todos a serem implantados até 2019, quando a capacidade eólica brasileira deverá atingir 15,2 GW.



Fonte:     Programa de Aceleração do Crescimento

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O MANDATO DO VEREADOR FÁBIO MACEDO INFORMA:

No próximo dia 12/01, começará as inscrições para o curso de informática básica, do Projeto (TECLAR) no Parque Mambucaba a partir das 9:00 h
 QUANTIDADE DE VAGAS – 48  -  TURMAS:  Segundas e Quartas  das 15:00 as 17:00 h , das
18:00 as 20:00 h  e das 20:00 as 22:00 h.
Terças e Quintas:    das 15:00 as 17:00 h, das 18:00 as 20:00 h e das 20:00 as 22:00 h.

O TECLAR fica atrás da Subprefeitura aqui no Parque Mambucaba.  (Informações também na Subprefeitura).


Não perca tempo, faça a sua inscrição!

RESULTADOS INDIVIDUAIS DO ENEM 2014 ESTARÃO DISPONÍVEIS NA TERÇA (13)


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 poderão conferir as notas obtidas no exame a partir da próxima terça-feira (13), no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado possibilita aos estudantes concorrer a uma vaga na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

A inscrição para a primeira edição de 2015 do Sisu está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação.

Na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

As inscrições serão abertas no dia 19 próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 22.

Em comparação com a edição de janeiro de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas. Na primeira edição de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições, conforme a tabela:



Houve ainda aumento no número de vagas no curso de medicina — de 2.925 na primeira edição de 2014 para 3.758 no mesmo período de 2015, o que representa crescimento de 28%.

Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, ao passar 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015, com crescimento de 22%.

Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema.

A consulta pública às vagas desta edição do Sisu será liberada na segunda-feira, 12, na página do sistema na internet.

Cotas

A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016.

Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%.

No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.

As inscrições serão feitas na página do Sisu na internet.

Fonte:  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira