A tecnologia é hoje a principal ferramenta na escolha de
destinos turísticos. O uso da internet como fonte de informação cresceu 68,4%
nos últimos seis anos, de acordo com o Ministério do Turismo, e se tornou o
canal preferido por um terço da população brasileira. A rede está à frente da
indicação de parentes e amigos, que historicamente ocupava a primeira posição,
e que caiu 25,9% em igual período.
As informações sobre viagem estão, basicamente, nas redes
sociais. Uma pesquisa realizada pela consultoria Sparkle detectou que o tema
“viagem” é o tópico mais discutido no Facebook. Os dados mostram que 80% das
pessoas afirmaram ter sido influenciadas por imagens apresentadas por amigos
para realizar uma viagem e 42% acessam álbuns de fotos para conhecer mais sobre
o destino.
Uma pesquisa encomendada pela Royal Caribbean International
com dois mil turistas chegou a uma conclusão semelhante. Segundo o
levantamento, a cada dia, uma família em viagem faz cerca de 200 atualizações
em redes sociais por semana, influenciando um grande número de internautas.
Já o estudo “Viagens no Futuro 2024”, do site Skyscanner,
aponta para a tendência de a internet criar a possibilidade de personalizar um
quarto antes de chegar até ele, definindo a temperatura do ar condicionado, a
decoração e a pressão do chuveiro.
A tecnologia vem para auxiliar também as agências de
viagens. A expectativa é a de que soluções de realidade aumentada e realidade
virtual, que unem fotos, vídeos, gráficos e informações manipuladas pelo
computador, se transformem em ferramenta chave na hora de apresentar os
destinos aos viajantes.
http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/noticias/todas_noticias/Noticias_download/portal_interna_grande_fontes_de_informacao_viagem.png
Fonte: Ministério do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário