sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ANGRA TERÁ FACULDADE DE MEDICINA EM 2015


Um dia histórico para a Saúde de Angra dos Reis. A partir do segundo semestre do ano que vem, a cidade da Costa Verde será a primeira da região a contar com um curso de Medicina. Nesta terça-feira, 21, a prefeita de Angra, Conceição Rabha, assinou com o Ministério da Saúde, o termo de compromisso que assegura a implantação do curso de graduação na cidade. Segundo o representante do governo federal, Jerzey Timoteo, o próximo passo é a escolha da faculdade que será responsável pelo curso. Ele destacou a importância da conquista e elogiou o sistema público de Saúde em Angra.

- O município de Angra disputou esta escolha com dezenas de municípios e atendeu a todos os requisitos. A cidade tem uma rede de atenção básica e de urgência e emergência ampla e isso será fundamental para o desenvolvimento da faculdade e dos seus estudantes - disse Jerzey.

Para a prefeita Conceição Rabha, a conquista da faculdade de Medicina comprova o acerto dos investimentos em Saúde na cidade. De janeiro a agosto deste ano, o município investiu R$ 109 milhões em Saúde, ampliando programas e assegurando a abertura e o funcionamento do Hospital Geral da Japuíba, aberto ao público após nove anos de espera. Ela disse que muita gente duvidava, tanto da abertura do Hospital, como da faculdade de Medicina.

- Vamos deixar esse legado para o povo de Angra dos Reis. Chamaram-me de ‘maluca‘ quando eu quis abrir o Hospital da Japuíba, mas foi principalmente por causa dele que conseguimos a vinda da faculdade. Seremos referência em Saúde na região. Estamos dando qualidade de vida para a população - disse a prefeita, emocionada.

Conceição Rabha lembrou que a abertura do Hospital Geral da Japuíba foi um dos critérios do governo federal para classificar o município como apto a receber o curso. Outra mudança sentida na Saúde, de 2013 para cá, também observada pelo governo federal, foi o crescimento da cobertura em postos do Estratégia de Saúde da Família, que de 18 equipes completas, saltou para 62 equipes.

Presentes à cerimônia realizada na sede da Defesa Civil, tanto a secretária de Saúde, Ana Cláudia Marinho, como a de Educação, Raquel Benati, destacaram que o maior beneficio da vinda da faculdade de Medicina para o município é a fixação do futuro profissional em Angra, além de um esforço da própria rede pública de ensino para aumentar a chance de seus alunos na disputa por vagas no novo curso.

- Os moradores não precisarão sair daqui nem pra estudar nem pra trabalhar. Teremos a chance de fixar esse profissional aqui e suprir a carência que temos nas áreas de atenção básica, que são os postos de saúde, e nas áreas de urgência e emergência. Só quem trabalha na área sabe da dificuldade de lotar médicos nas unidades, principalmente nos finais de semana. Todos na Saúde trabalham com muita seriedade, é uma luta a cada dia - frisou a secretária de Saúde.

O vice-prefeito Leandro Silva ressaltou o compromisso do governo com a qualificação profissional e, assim como a secretária de Saúde e a prefeita, fez questão de ressaltar a importância da participação do ex-secretário de Saúde, Carlos Vasconcelos, no processo iniciado em julho do ano passado.

- Estamos no caminho certo em investimento em educação. Investimos na educação aumentando número de vagas em creches e escolas, mas também pensamos na qualificação profissional, com a parceria com o governo do estado para a vinda do Centro de Vocação Tecnológica. E esse sonho da Faculdade de Medicina, Carlos, tem, sim, a sua digital - frisou Leandro Silva.

COMO SERÁ A ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO

A tarefa de escolher a instituição de ensino que oferecerá a faculdade de Medicina é do Ministério da Educação. A escolha deve ser feita ainda este ano. Três instituições já demonstraram interesse em participar da seleção: Estácio de Sá, Unigranrio e Suprema (de Juiz de Fora/MG). No estado do Rio de Janeiro, além de Angra, apenas Três Rios foi beneficiada nesta etapa. A concorrência pública será para abertura de 55 vagas aos estudantes de medicina em Angra. Além dos requisitos técnicos, como instalação e corpo de professores qualificado, as faculdades interessadas deverão atender a outros critérios:

- Quem garantir melhor contrapartida em Saúde ao município, menor mensalidade aos estudantes e maior adesão aos programas Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e Prouni [Programa Universidade para Todos]. Nosso objetivo com a abertura de faculdades de medicina em 38 municípios é o de aumentar o número de médico por habitante. Atualmente, temos 1,8 para mil habitantes e queremos chegar em 2,7 profissionais para mil habitantes - frisou Jerzey Timóteo, coordenador adjunto do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.

Segundo o representante do governo federal, o curso já seguirá as diretrizes do novo SUS, que destina 30% da carga horária do aluno ao estudo prático em unidades básicas e nas urgências e emergências. Com a vinda da faculdade para Angra, a chance do profissional que estuda aqui se fixar no município é de mais de 80%, segundo dados do próprio Ministério.


COMO FOI A SELEÇÃO

O processo de seleção e avaliação dos municípios interessados em sediar universidades de medicina, iniciado em outubro de 2013, foi realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. Duzentos e cinco municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos, inclusive Angra. Além de Angra, no Estado do Rio, apenas Três Rios foi habilitada.

Para receber a faculdade, Angra dos Reis cumpre alguns critérios. A cidade possui 275 leitos distribuídos entre o Hospital Geral da Japuíba (170 leitos), Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (55 leitos) e Santa Casa (150 leitos). Além disso, tem uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), dois centros de especialidades e um Centro de Informação de Radioepidemiologia, além das 62 equipes de ESF e implantação da residência em Medicina de Família e Comunidade.

Participaram da cerimônia diversos funcionários da Secretaria de Saúde, secretários, vereadores e líderes populares, além do presidente do Conselho municipal de Saúde de Angra dos Reis, Alberto Moreira, que destacou a importância do curso para reduzir a enorme carência de médicos na região.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário