segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ANGRA LANÇA PROGRAMA DE ORDENAMENTO DO TURISMO


Com o objetivo de ordenar e fiscalizar melhor a atividade turística na cidade, em terra, no mar e nas ilhas, a Prefeitura de Angra dos Reis lançou nesta quinta-feira, 16, o programa Turismo Legal. A ação é fruto também de uma parceria inédita do município com o Serviço Brasileiro de Atendimento à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ) e a Capitania dos Portos. O programa será coordenado pela Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra) e quer não apenas regulamentar diversas atividades do setor, como também permitir o desenvolvimento sustentável desta cadeia produtiva, que sofre com a informalidade. Durante o lançamento das ações, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, destacou a importância da atividade turística para a cidade, que é um dos municípios indutores do Turismo no país.

- A atividade turística é um importante setor de nossa economia e merece cuidado especial. No entanto, para que ela se desenvolva de forma sustentável e que continue gerando empregos, são necessárias regras claras, ordenamento e principalmente a colaboração de todos os envolvidos. Este projeto vai garantir dignidade para todos e uma maior qualificação do nosso Turismo, o que será bom não apenas para os visitantes, mas para toda a cidade - explicou Conceição Rabha.

Entre as ações do programa Turismo Legal, algumas já vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura, como o controle de acesso à Praia do Aventureiro, na Ilha Grande (em parceria com o Inea/RJ); o ordenamento de atrativos, como praias, costeiras e ilhas; o controle de fluxo de ônibus, que garanti que os visitantes venham para o município em transporte legalizado; e o ordenamento dos cais do município, em especial os do Centro da cidade e da Vila do Abraão, na Ilha Grande.

Uma das novidades do projeto é que novas regras voltadas ao turismo náutico serão implementadas para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade em Angra dos Reis. O trabalho tem a co-autoria do Sebrae/RJ e integra também a criação de uma nova legislação, além do trabalho de conscientização dos empresários sobre as vantagens e a necessidade de legalização.

Desde o início do ano, os técnicos do Sebrae/RJ têm se reunido com associações, empresários e prestadores de serviço ligados ao turismo náutico para identificar suas dificuldades e ajudar na criação das novas normas que em breve serão implantadas. O órgão também promoveu palestras sobre a importância da legalização de prestadores de serviço e deles ingressarem no programa Micro Empreendedor Individual.

- Além das ações que já estamos realizando, por orientação da prefeita Conceição, desenvolvemos uma linha de ação focada no ordenamento do turismo náutico. O Sebrae/RJ tem sido nosso grande parceiro - explicou a presidente da Fundação TurisAngra, Maria Silvia Rubio.

Além da prefeita Conceição e da presidente da Fundação de Turismo, também participaram do lançamento do programa, o Coordenador do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade; o Comandante Ferreira, da Capitania dos Portos; os consultores do Sebrae, André Micaldas e Rafael Andregueto, empresários do setor e autoridades municipais.

Ordenamento dos Cais do Centro

Mesmo antes das mudanças que dependerão de Lei, algumas ações de organização dos espaços de embarque e desembarque no Centro da cidade já começaram. Para que as diferentes atividades que acontecem nos cais possam coexistir de forma sustentável, foram determinadas regras para que os setores possam se desenvolver.

O embarque e desembarque de cargas e moradores das ilhas acontecerão normalmente no cais do Carmo, que passa por reformas. O transporte de turistas será centralizado na Estação Santa Luzia. Em ambos os locais não será permitido embarque e desembarque de materiais de construção ou desembarque de pescado.

A Prefeitura busca também disponibilizar espaço, no Cais de Santa Luzia, para que ilhéus possam deixar seus barcos, por um período a ser definido, enquanto estão no Centro da cidade para compras ou outras atividades. Os barcos da Associação dos Barqueiros continuam com seu lugar garantido ao longo do Cais da Manivela.

O trabalho de ordenamento dos cais é coordenado pela TurisAngra, com a participação das secretarias de Pesca e Aquicultura, Atividades Econômicas, Meio Ambiente e da subsecretaria de Planejamento. As mudanças serão implantadas gradativamente até o início do ano que vem.

Cadastramento obrigatório

Para tornar possível as ações, o primeiro passo para a implementação das propostas do Turismo Legal será o cadastramento das embarcações que prestam serviços de turismo náutico no município. As empresas, devidamente constituídas e com embarcações registradas na Delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis, deverão cumprir algumas exigências e se cadastrar junto ao município de Angra dos Reis. Elas ganharão um selo, a ser afixado na embarcação. Este cadastrado será obrigatório para estes prestadores de serviço. Quem não estiver registrado no programa será impedido de embarcar ou desembarcar turistas nas estações e nos cais públicos do município. O cadastramento será realizado entre os dias 3 de novembro a 12 de dezembro na sede da TurisAngra e na Subprefeitura da Ilha Grande. Mais informações pelo (24) 3367-7866 ou pelo turisangra@angra.rj.gov.br.







Nenhum comentário:

Postar um comentário