quarta-feira, 29 de outubro de 2014

FITA COMEMORA 11 ANOS


De 7 e 23 de novembro vão passar pelo Palco Bradesco, na Praia do Anil, e pelas “Sessão Transpetro” e “Fitinha”, no Teatro Municipal, alguns dos grandes nomes do teatro. Entre eles; Eva Wilma com “Azul Resplendor”, Ana Beatriz Nogueira em “Uma relação pornográfica” e Cláudia Ohanna em “Callas” que participarão dessa festa, integrando um amplo leque de produções contemplando todos os tipos de linguagens. São mais de 30 espetáculos, do infantil à comédia, do intimista às grandes produções que integrarão a programação de 11 anos da FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis.

Dia 7 de novembro o espetáculo “Conselho de Classe” da à largada aos 17 dias evento. A peça foi a grande vencedora dos mais variados prêmios de teatro e é uma crítica feroz à escola pública. O texto contundente do dramaturgo Jô Bilac, com direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro, gira em torno de uma escola pública do Centro carioca que com muito bom humor desnuda a educação.

Além dos espetáculos, a FITA traz em sua 11ª edição uma série de debate intitulada “Embate & Resistência: O Teatro e a Cultura nos Anos de Chumbo”. O encontro terá a curadoria de Sérgio Fonta, que também emplaca como presidente do júri da FITA, indo para seu 4º ano. Sérgio é escritor, diretor, dramaturgo e ator, já tendo trabalhado em mais de vinte espetáculos teatrais, além de inúmeras novelas e séries.

O ciclo de debates traçará o tempo da cena teatral na época da ditadura, como um raio x sobre a cultura nos tempos duros da ditadura militar, que marcaram os 50 anos do golpe de 1964.  Os encontros acontecerão em dois finais de semana, 8 e 9 e 15 e 16 de novembro, sempre às 16h, no Plenário da Câmara Municipal Presidente Benedito Adelino. Entre os participantes nomes consagrados do teatro brasileiro como: Marília Pêra, Ferreira Gullar, Aderbal Freire-Filho, Maria Helena Kühner, Lauro César Muniz e João Roberto Faria.
Programação dos debates:
08 de novembro: Jornalismo e Cultura: a posição da Imprensa nos anos 1960/70/80. Um debate com quem viveu de perto a ditadura militar.
Debatedores: Ferreira Gullar, Cícero Sandroni e Aderbal Freire-Filho como mediador.

09 de novembro: Roda Viva e as pedras da repressão. Na década de 60, um grupo que se intitula Comando de Caça aos Comunistas invadiu teatro em São Paulo, espanca os artistas e destrói cenários. Um debate feito por quem estava lá.
Debatedores: Marília Pêra, Orlando Miranda e Antonio Pedro Borges como mediador.

15 de novembro: A dramaturgia de resistência. Para enfrentar a ditadura, um grupo de intelectuais compõe a mais criativa maneira de denunciar os desmandos. Eles estavam lá.
Debatedores: Consuelo de Castro, João das Neves e Maria Helena kühner como mediadora.

16 de novembro: O caldo da Cultura no saldo da Ditadura. Dois grandes criadores e um jornalista de hoje, passam em revista uma época que não queremos de volta.
Debatedores: Lauro César Muniz, João Roberto Faria e Luiz Felipe Reis como mediador.

Homenageado do ano
Próximo de completar 78 anos, com mais de 150 trabalhos no teatro, cinema e televisão, Domingos de Oliveira é o grande homenageado da FITA 2014. Autor, diretor, ator, poeta, cantor, homem do mundo, Domingos esbanja energia. E muito de sua importante obra vai estar na mostra “Domingos de Oliveira, Vida Minha”, que acontece no saguão da FITA, simultaneamente, ao lançamento de sua autobiografia pela editora Record.
Domingos de Oliveira é considerado uma figura única da dramaturgia brasileira, que diz que “os problemas e soluções estão no sexo. Penso direto em sexo”, e que parece descobrir a vida a cada dia.
Além de homenageado Domingos virá para FITA 2014 com o espetáculo Doppelganger, que será apresentado no segundo dia de festa, 8, às 21h45, na Sessão Transpetro. Com texto de direção de sua autoria.

Júri 2014
O corpo do Júri técnico da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis – FITA, será composto por Sérgio Fonta, presidente do júri, Fátima Valença, Natália Nolli Sasso e Paulo Gracindo Júnior.

Pontos de venda:
Rede Economia – Centro e Balneário
Aloha – 2º piso Shopping Piratas
Distak – Rua do Comércio (em frente à Padaria do Comércio)
Site – www.compreingressos.com

O público também poderá ficar por dentro de tudo sobre o evento 2014 pelo site; www.fita.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário