sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PREFEITA FAZ VISTORIA ANTES DA ABERTURA DO HOSPITAL DA JAPUÍBA



A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, fez nesta segunda-feira, 9, a última visita informal às instalações do Hospital da Japuíba, antes do início da abertura gradual de serviços prevista para os próximos dias. A prefeita estava acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos e pelo secretário-adjunto da pasta, Luiz Antônio Nolasco, além da equipe profissional que vai trabalhar na unidade. A comitiva percorreu vários locais do prédio e conferiu os setores ambulatoriais, enfermarias, o centro de imagem e raio x, a futura unidade de pacientes graves (UPG) e o centro cirúrgico, que terá cinco salas de cirurgia. Na avaliação da equipe técnica e da prefeita, o Hospital está quase pronto para oferecer serviços à população, incluindo o Pronto Socorro Municipal, que será transferido para o local.

— Estamos nos últimos ajustes, fazendo a testagem dos equipamentos, checando procedimentos e treinando profissionais. Conseguimos colocar os serviços aptos ao atendimento, em tempo considerado rápido para os padrões nacionais. Será uma grande conquista para a população angrense — previu Dr. Carlos Vasconcellos.

Para a prefeita Conceição Rabha, a abertura do Hospital é uma necessidade e um compromisso do Governo com a população. Ela lembrou que, no início do ano, o prédio havia sido doado ao Governo do Estado e que alguns materiais da unidade não foram encontrados dentro da construção.

— O esforço da equipe da Saúde foi gigante. Decidimos retomar o controle do Hospital em janeiro e desde então passamos todo o ano tomando medidas para assegurar esta abertura com segurança e qualidade. A população de Angra vai se orgulhar da qualidade dos serviços que teremos na Japuíba — previu a prefeita.

Durante a visita de ontem, Conceição conversou com os profissionais da primeira equipe de plantão do Hospital, que já estava na unidade desde o domingo, 8. Nas últimas semanas outros serviços, como o tomógrafo e o raio x já entraram em operação e estão atendendo, assim como os exames de eletrocardiograma. A farmácia central do município também está funcionando parcialmente na área do Hospital.

Nos próximos dias serão abertos mais serviços no andar térreo do Hospital, que terá uma UPG com cinco leitos, enfermarias masculina e feminina, enfermaria psiquiátrica, sala de gesso e o centro de imagem com raio x, tomografia e ultrassonografia, além do centro de oftalmologia, já em processo de instalação. No segundo andar ficarão as enfermarias de UTI e o centro cirúrgico, além de alojamentos para as equipes médica e de enfermagem. Os equipamentos e a rouparia do Hospital são todos novos, além de colchões e uniformes.

— Não imaginávamos mesmo abrir todo o Hospital de uma só vez, até porque esta fase inicial já nos consumiu muito tempo e trabalho. Mas os serviços a serem abertos agora serão com equipamentos de última geração, boas instalações e uma equipe empenhada no bom funcionamento do nosso hospital municipal – afirmou a prefeita.

Nesta quarta e quinta-feiras, acontece o último treinamento do manuseio dos tanques de oxigênio e das tubulações já instaladas.

A manutenção do Hospital Geral da Japuíba será parcialmente custeada com recursos do Ministério da Saúde, que arcará com metade das despesas de custeio da unidade, cerca de R$ 36 milhões por ano.

FONTE: ANGRANEWS


Nenhum comentário:

Postar um comentário