segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SAÚDE ACABA COM FILA DE ESPERA POR MAMOGRAFIAS



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria municipal de Saúde, conseguiu praticamente acabar com a fila de espera para a realização de exames de mamografia. Só este ano já foram realizados cerca de duas mil mamografias, trabalho que tem sido intensificado este mês com a procura causada pela realização dos eventos do Outubro Rosa em toda a cidade.

Segundo a secretaria de Saúde, até o final do ano passado, a fila para a a realização de exames na mama era extensa. Este ano, porém, o aumento na oferta de exames e a agilidade na marcação permitem uma resposta muito mais rápida do Poder Público, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

— Atualmente o município tem três laboratórios conveniados com a secretaria de Saúde e não há mais fila de espera. A usuária da rede de saúde do município passa pelo médico, na rede de atendimento e, após o encaminhamento, o exame é marcado para menos de 15 dias após. Nos casos de emergência, conseguimos agilizar ainda mais — garantiu o secretário de Saúde do município, Dr. Carlos Vasconcellos.

Apesar dos avanços, Carlos explica que muitas mulheres ainda são receosas quanto à realização do exame, que é de suma importância para a identificação de doenças relacionadas à mama. A campanha Outubro Rosa é um incentivo a mais para esta conscientização e para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama. Neste caso, a mamografia é o principal meio de identificar a doença e começar o quanto antes o tratamento.

— Ainda existe certo medo em algumas mulheres. Este exame é importante para a detecção precoce de várias doenças na mama e para que o tratamento comece rapidamente, o que torna mais provável, a cura — destacou Vasconcellos lembrando que, por exemplo, se detectado no início, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura.

Além das mamografias, a Saúde está regularizando os atendimentos em outros exames preventivos como a ressonância magnética, a ultrassonografia, cintilografia, eletrocardiograma e outros, por meio de novos contratos e da prestação indireta de serviços. Quando assumiu a cidade, em janeiro, o atual Governo encontrou poucos contratos de prestação de serviços nestas áreas e uma enorme fila de espera que, em alguns casos como os de eletrocardiogramas superava dois mil exames.

FONTE: ANGRANEWS


Nenhum comentário:

Postar um comentário