segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CAFÉ COM A PRESIDENTA: COM O PRONATEC, ESTAMOS FORMANDO PROFISSIONAIS PARA ENCARAR O MERCADO DE TRABALHO



No programa desta segunda-feira (7), a Presidenta Dilma Rousseff disse que o governo está investindo R$ 14 bilhões no Pronatec. A meta é matricular 8 milhões de alunos até o final de 2014. Até agora, mais de 4,6 milhões de alunos já fizeram ou estão fazendo cursos de graça oferecidos pelo Pronatec.

Apresentador: Olá, bom dia! Eu sou o Luciano Seixas e começa agora mais um Café com a Presidenta Dilma. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Luciano! E bom dia a todos os ouvintes que nos acompanham aqui hoje!

Apresentador: Presidenta, o Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, está completando, agora em outubro, dois anos. Conta para a gente, como é que está o Pronatec Brasil afora?

Presidenta: Olha, Luciano, o Pronatec é um sucesso, ele é um marco na história da formação profissional e da educação no nosso país, está mudando a vida de muita gente. Até agora, 4,6 milhões de pessoas já fizeram ou estão fazendo um dos cursos oferecidos pelo Pronatec em todo o Brasil.Nós estamos trabalhando, Luciano, em três eixos com o Pronatec, primeiro: oferecendo ensino técnico para quem está cursando o Ensino Médio.

Segundo: oferecendo mais e melhores oportunidade de qualificação profissional para o jovem ou o adulto que deseja uma melhor formação profissional.

E terceiro: oferecendo cursos para as pessoas que estão no programa Brasil sem Miséria conseguirem, Luciano, uma profissão e, assim, terem um trabalho melhor remunerado. Estamos formando profissionais para encarar o mercado de trabalho que exige, Luciano, cada vez mais qualificação. E estamos formando pessoas que querem abrir ou ampliar seu pequeno negócio. Você sabe, um país só se desenvolve quando seus trabalhadores são capazes de ter um trabalho qualificado. Sabe, Luciano, eu tenho visto o sucesso do Pronatec de perto nas viagens que eu faço para acompanhar as formaturas, para entregar os diplomas e vejo a emoção dos alunos pelo Brasil afora.

É sempre muito bom vivenciar aquele momento, Luciano, que marca uma conquista, que marca uma vitória para aquelas pessoas, aqueles brasileiros e aquelas brasileiras que fizeram os cursos, que se dedicaram e que se esforçaram. Um dos formandos lá em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, disse que nós estamos criando uma nova geração de profissionais, a chamada ‘Geração Pronatequiana’. É isso mesmo, são os brasileiros e as brasileiras que agarraram essa oportunidade de ouro e fizeram cursos e se atualizaram. Quase 70% deles, sabe, Luciano, são jovens com até 29 anos; 60% deles são mulheres; e 1/3 dessas matrículas, sabe, Luciano, é no Nordeste.

A procura tem sido, sem sombra de dúvida, enorme. E nós estamos trabalhando firme e vamos cumprir a nossa meta de matricular 8 milhões de alunos até o final de 2014.

FONTE: PORTAL BRASIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário