segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MUNICÍPIO ACELERA AÇÕES PARA ABERTURA DO HOSPITAL



A Prefeitura municipal de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, está ultimando os esforços para assegurar a abertura de serviços no Hospital Municipal Jorge Elias Miguel, o Hospital Geral da Japuíba ainda este ano, conforme compromisso assumido pela prefeita Conceição Rabha. Nas últimas semanas foram formalizados diversos contratos que dizem respeito ao dia a dia da unidade, entre eles os de gases medicinais, manutenção de elevadores, fornecimento de insumos e medicamentos e aquisição de computadores. As medidas são condições essenciais para o bom funcionamento do Hospital.

Além disso, equipes de manutenção e do Serviço Público da própria Prefeitura estão há cerca de um mês realizando diversas ações de limpeza, organização e preparação do ambiente do Hospital. Esta semana, por exemplo, estão em curso atividades de urbanização e paisagismo, a recolocação de rebaixamentos de gessos no teto, já que várias salas estavam danificadas, a aplicação de resina e impermeabilização no piso e o teste dos equipamentos instalados no local, como o tomógrafo, máquinas de raio-x e outros. Todas as ações estão sendo supervisionadas pela secretaria de Saúde e por uma equipe ampla do Governo que envolve outras secretarias como Governo, Obras, Defesa Civil e Trânsito, Serviço de Água e Esgoto e Procuradoria. O grupo ampliado tem encontros semanais para checar o andamento das ações.

Na próxima quarta-feira, 9, em outro marco importantíssimo para assegurar a abertura do Hospital, o município receberá a visita do secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Ele será recepcionado pela prefeita Conceição e pelo secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, para a formalização do contrato entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura, garantindo o custeio de 50% das despesas do Hospital pelo Governo Federal. A parceria do Ministério da Saúde deve garantir ao município pelo menos R$ 35 milhões por ano para investimento exclusivo no Hospital. Representantes do Governo do Estado e da Eletronuclear também participarão da atividade. O Estado assumirá 25% das despesas do Hospital e a Eletronuclear é parceria na equipagem e compra de equipamentos.

— Estamos a poucas semanas de abrir o Hospital. A tarefa não é fácil mas agora o ritmo de ações e notícias ganhará mais rapidez porque trabalhamos para ver o Hospital da Japuíba em funcionamento o quanto antes — previu o secretário Carlos Vasconcellos.

Um dos primeiros serviços a serem disponibilizados no Hospital da Japuíba será o Pronto Socorro Municipal, que será transferido do Centro da cidade, onde a unidade de referência para pequenas emergências passará a ser a Policlínica da Cidade, na antiga rua das Palmeiras.

FONTE: PORTAL BRASIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário