sábado, 1 de junho de 2013

PROIBIÇÃO DA PUBLICIDADE DE CIGARROS MARCA O DIA MUNDIAL SEM TABACO



Nesta sexta-feira (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data, que faz parte do calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), está sendo marcada pela divulgação de dados sobre o impacto da publicidade do cigarro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União na última quarta-feira (24) uma resolução sobre a obrigatoriedade das imagens de advertência nos rótulos dos produtos derivados do tabaco. No Brasil, a publicidade do tabaco é proibida desde 2000, com exceção dos estabelecimentos onde é vendido.

Nesta semana também foi divulgada a pesquisa Política Internacional do Controle do Tabaco (ITC), pela Organização Pan - Americana da Saúde (Opas). Feita entre 1989 e 2010, a pesquisa aponta que um em cada três brasileiros deixou de fumar depois que medidas que restringiram a propaganda de cigarros na TV e em veículos de comunicação de massa entraram em vigor. O estudo, desenvolvido com 1,8 mil pessoas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, apontou que a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas contra o fumo.

O trabalho indica que a crescente restrição da publicidade e promoção de produtos de tabaco ao longo das últimas décadas no Brasil reduziu de forma significativa a observação desses produtos pelo grupo pesquisado. O nível de percepção em 2012 e 2013 ainda é significativo pois, quase um quarto dos fumantes (22,6%) e não-fumantes (24,9%) - notaram situações relacionadas a marketing de produtos de tabaco que os estimularam a fumar.

“A publicidade do tabaco é proibida no Brasil e além disso, qualquer tipo de publicidade exibida nos pontos de venda é obrigada a apresentar as advertências de saúde aprovadas pelo governo", diz a secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (Conicq), Tânia Cavalcante.

FONTE: PORTAL BRASIL

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