Nesta sexta-feira (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco.
A data, que faz parte do calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), está
sendo marcada pela divulgação de dados sobre o impacto da publicidade do
cigarro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário
Oficial da União na última quarta-feira (24) uma resolução sobre a
obrigatoriedade das imagens de advertência nos rótulos dos produtos derivados
do tabaco. No Brasil, a publicidade do tabaco é proibida desde 2000, com
exceção dos estabelecimentos onde é vendido.
Nesta semana também foi divulgada a pesquisa Política
Internacional do Controle do Tabaco (ITC), pela Organização Pan - Americana da
Saúde (Opas). Feita entre 1989 e 2010, a pesquisa aponta que um em cada três
brasileiros deixou de fumar depois que medidas que restringiram a propaganda de
cigarros na TV e em veículos de comunicação de massa entraram em vigor. O
estudo, desenvolvido com 1,8 mil pessoas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São
Paulo, apontou que a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas
contra o fumo.
O trabalho indica que a crescente restrição da publicidade e
promoção de produtos de tabaco ao longo das últimas décadas no Brasil reduziu
de forma significativa a observação desses produtos pelo grupo pesquisado. O
nível de percepção em 2012 e 2013 ainda é significativo pois, quase um quarto
dos fumantes (22,6%) e não-fumantes (24,9%) - notaram situações relacionadas a
marketing de produtos de tabaco que os estimularam a fumar.
“A publicidade do tabaco é proibida no Brasil e além disso,
qualquer tipo de publicidade exibida nos pontos de venda é obrigada a
apresentar as advertências de saúde aprovadas pelo governo", diz a
secretária executiva da Comissão Nacional para Implementação da
Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (Conicq), Tânia Cavalcante.
FONTE: PORTAL BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário