sábado, 1 de junho de 2013

ASSINTÊNCIA A GESTANTES DE ALTO RISCO É AMPLIADA NA REDE PÚBLICA


 
Ampliar a oferta de maternidades especializadas e garantir maior segurança e melhor atendimento às gestantes e aos bebês em situações especiais é o que prevê a portaria 1.020, publicada nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial da União (DOU). Com essa iniciativa, estima-se um investimento de R$ 123 milhões por ano, que deve beneficiar aproximadamente 390 mil mulheres em situação de risco em todo o País.

Atualmente, existem 196 maternidades de referência em gestação de alto risco habilitadas pelo Ministério da Saúde. A expectativa, com a nova portaria, é de que o número de maternidades dobre, chegando a 390, e de que o número de leitos qualificados em Gestação de Alto Risco seja de 2.885 até 2014.

A partir de agora, todas as maternidades habilitadas como Alto Risco Tipo 1 (de menor complexidade) e Alto Risco Tipo 2 (de maior complexidade) receberão valores de custeio diferenciados por cada procedimento (partos e cesarianas em gestação de alto risco). Os valores serão escalonados de acordo com a habilitação – a maternidade Tipo 2 receberá um incremento de 30% nos valores em relação à Tipo 1). A diferença entre as duas maternidades é em relação aos recursos tecnológicos e recursos humanos, sendo a Tipo 2 mais preparada para atendimento de casos mais graves.

FONTE: PORTAL BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário