terça-feira, 18 de junho de 2013

PROFISSIONAIS DE SAÚDE SÃO CAPACITADOS PARA TRANSPLANTES




Desde 2011, 2.044 profissionais do SUS todo o País já foram qualificados para a realização de transplantes ou captação de órgãos. Desde então, foram feitos 584 transplantes em usuários do SUS - até fevereiro deste ano. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados no último sábado (15), em visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O ministro acompanhou o andamento dos projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
São transplantados coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e rim/pâncreas, córneas e medula óssea. "Desde o final de 2012, o Brasil conseguiu avançar muito em relação às doações de órgãos. Pela primeira vez, ultrapassamos o número de 10 doadores por milhão para 13. Alcançamos a meta três anos antes. Ampliamos as doações, mas queremos chegar ao patamar de países da Europa, com 20, 21 doações por milhão”, afirmou o ministro.

Os cursos em parceria com o Hospital Albert Einstein são ministrados para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, de todos os estados do País. Os alunos são indicados pelo Sistema Nacional de Transplante. São ofertados cursos de Simulação Realística por meio do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), Cirurgia Experimental (Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia – CETEC).

Entre as modalidades oferecidas estão a capacitação em doação de órgãos por meio de simulação realística, da abordagem familiar, extração, perfusão e acondicionamento de múltiplos órgãos, fígado e rim, manutenção hemodinâmica de potencial doador por meio da simulação realística e pós-graduação Lato Sensu em doação e transplante de órgãos e tecidos. Além de ser oferecido no próprio hospital, é ofertado também em outras regiões do país por meio de uma estrutura móvel.

FONTE: PORTAL BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário