quinta-feira, 6 de junho de 2013

BRASIL LEMBROU NESTA QUINTA-FEIRA (06) O DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO



Nesta quinta-feira (6) foi comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para lembrar a data o Ministério da Saúde divulgou resultados sobre os exames realizados nos últimos anos. Em 2012, cerca de 2,4 mil recém-nascidos realizaram o Teste do Pezinho. Desse total, 70,1% das coletas aconteceram na faixa etária ideal, que é entre o terceiro e o quinto dia de nascido. Em 2010, essa porcentagem foi de 57,6% e em 2011, 62%.  Também houve aumento na cobertura de doenças genéticas identificadas pelo exame.

Em maio deste ano, houve a incorporação da Fase IV no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Com isso, foi possível detectar, tratar e acompanhar mais duas doenças (hiperplasia adrenal congênita e a deficiência da biotinidase), passando de quatro (Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria, Doença Facilforme e outras Hemoglobinopatiase Fibrose Cística) para seis.

Atualmente, R$ 52 milhões são destinados aos gestores estaduais para realizar a triagem neonatal. O objetivo aumentar ainda este ano para R$ 120 milhões, representando aumento de 131%. O intuito é expandir a ampliação do acesso aos exames, tratamento e acompanhamento de todas as doenças genéticas definidas no escopo do PNTN. “O programa de triagem trabalha com doenças que apresentam alta prevalência na população, que possuem diagnósticos e tratamento disponível no SUS. Não adianta identificar várias doenças em um único exame, se não há como oferecer posteriormente diagnóstico e tratamento para o paciente”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

FONTE: PORTAL BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário