Como tradicionalmente ocorre, a campanha contará com o apoio
de redes de supermercado, feiras livres, mercados públicos, bares e
restaurantes, escolas, colônias e sindicatos de pescadores, centros de nutrição
e, principalmente, dos consumidores. Nesta época, durante a campanha, as redes
de supermercado costumam fazer promoções e o consumo de pescado cresce
aproximadamente 30%.
A campanha foi criada para estimular o consumo e a produção
de pescado no País. Afinal, esta é a proteína animal mais saudável do mercado,
sendo mesmo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O fato é que a Semana Santa – importante evento religioso -
estimula o consumo no primeiro semestre de cada ano. No segundo semestre, a
Semana do Peixe, que já integra o
calendário de eventos do País, faz a sua parte: contribui para embalar o
consumo de pescado até o final do ano.
O esforço está sendo recompensado. Nos últimos dez anos, o
consumo mais que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo no país
cresceu quase 25% ultrapassando o mínimo estabelecido pela OMS que é de 12 Kg/habitante/ano.
Hoje, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.
E tem mais, a Semana do Peixe estimula o trabalho de
pescadores e aquicultores, no continente e no litoral. O que é muito importante
para a geração de empregos.
Como 2014 é um ano eleitoral, o Ministério da Pesca e
Aquicultura terá uma atuação mais discreta em relação à Semana do Peixe, para
cumprir com a legislação que rege o pleito. Entretanto, irá garantir muitos
eventos e atrações em todo o País.
Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura
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