terça-feira, 23 de setembro de 2014

DIA DA DEFESA DA FAUNA FOI COMEMORADO NESTA SEGUNDA - FEIRA (22)


Comemorou-se nesta segunda-feira (22) o Dia da Defesa da Fauna. Para conservar o habitat dos animais e proteger a existência das espécies no Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza diversas ações de proteção da fauna e flora brasileiras, como a verificação das espécies ameaçadas de extinção e a implementação de Planos de Ação Nacionais (PANs), que colocam em prática estratégias de conservação da biodiversidade.

"A data é importante para reflexão quanto a importância da conservação da vida animal. É também um dia de conscientização quanto ao desmatamento das florestas, tráfico de animais e a ocupação humana desenfreada, principais fatores de ameaça à conservação das espécies", contou a coordenadora de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Rosana Subirá.

"Entre as ações propostas pelo ICMBio para proteger essas espécies está a criação de novas Unidades de Conservação (UCs), educação e conscientização da população quanto a vulnerabilidade da espécie", explicou a coordenadora substituta de Planos de Ação de Espécies Ameaçadas, Marília Marini.

Os Planos de Ação envolvem comunidades científicas, pesquisadores, comunidades tradicionais e variam de acordo com a necessidade de cada espécie. Além disso, a população também tem papel fundamental na conservação da fauna brasileira.

"Não comprar animais silvestres, evitar a caça, não comprar carne de caçadores e impedir o desmatamento são algumas das ações que contribuem para a diminuição das espécies ameaçadas", garantiu Marília.

Estudos sobre a fauna brasileira

Nos últimos quatro anos, o ICMBio realizou, junto com mais de 929 especialistas do Brasil e do mundo e 188 instituições nacionais e internacionais, estudos sobre o estado de conservação da fauna brasileira, com foco nos animais vertebrados e alguns invertebrados. Ao todo, foram 7.648 espécies estudadas, o que representa 74% dos vertebrados do Brasil.

De acordo com esse inventário, 88% das espécies estudadas estão fora do risco de extinção. Entretanto, 11 espécies estão extintas no território brasileiro e 1.051 estão em alguma categoria de risco de extinção.

Além disso, 126 espécies melhoraram seu estado de conservação em relação à última avaliação, de 2002, e 77 devem sair da Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, como é o caso da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), cuja população passou de 500 indivíduos em 1980 para mais de 15 mil em 2012.

Respeito a Meta 12 de Aichi

Em maio deste ano, a Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, assumiu, no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o compromisso de adotar medidas para prevenir a extinção de espécies por meio da Meta 12 de Aichi, relatório de preservação da biodiversidade que estabelece objetivos para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo é que até 2020 o risco de extinção de espécies ameaçadas chegue próximo a zero, com melhoras significativas na situação de conservação daquelas que estão em declínio ou em alguma categoria de risco. Para isso, além de contribuir administrando as UCs, o ICMBio protegerá as espécies e reforçará o combate aos crimes ambientais

Fonte: ICMBio




Nenhum comentário:

Postar um comentário