quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PAGAMENTOS COM CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO CRESCEM NO BRASIL


Os cartões de crédito e débito são atualmente um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. E os números crescem a cada ano. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro semestre de 2014, as transações com cartões movimentaram R$ 455 bilhões, crescimento de 16,3% em relação ao mesmo período de 2013. Somente os cartões de crédito registraram R$ 291 bilhões (alta de 13,5%).

No segundo quadrimestre (de maio a agosto) deste ano, a Caixa Econômica Federal credenciou 761.589 clientes para operarem com as máquinas Cielo e Rede (antiga Redecard). Além das empresas que trabalham com comércio de bens ou prestação de serviços, as maquininhas são uma opção também para Pessoas Físicas (PF) que mantenham atividade regular de comércio de bens ou prestação de serviços, equiparadas às Pessoas Jurídicas (PJ).

Empresa

O empresário Carlos Eduardo Borges, proprietário de um bar e restaurante, em Botafogo, no Rio de Janeiro, credenciou sua empresa para uso da maquininha de cartão desde a abertura do estabelecimento, há dois anos. “É mais vantajoso para nós. Atendemos em média 1.000 clientes por semana e 80% pagam com cartões”, afirma.

No Rio de Janeiro, 77.370 clientes PF e PJ foram credenciados pela Caixa, entre os meses de maio a agosto de 2014.

Taxistas

Reinaldo Andrade Guache, 57 anos, trabalha como taxista no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) e ficou sabendo, na agência da Caixa situada no aeroporto, que poderia se credenciar para obter a máquina de cartões. “Foi muito fácil, levei meus documentos, abri a conta corrente pessoa física e a máquina foi solicitada. Os colegas também já estavam sabendo e foram repassando uns para os outros. Muitas vezes os passageiros chegam apressados e sempre munidos de cartão. Meu faturamento melhorou. A máquina foi muito bem-vinda”, declarou.

De maio a agosto, a Caixa credenciou 29.023 estabelecimentos no Estado da Bahia. Para a gerente, Helga Nunes, a facilidade do credenciamento auxilia para o incremento do número de clientes Pessoa Física que trabalham com cartão.

“Há uma série de vantagens para os profissionais autônomos. Divulgamos em uma associação de táxi e muitos nos procuraram. Outros tipos de atividades são contempladas como artesãos, psicólogos, dentistas, além de vendedor em domicílio”, explica.

Vantagens

De acordo com pesquisa Datafolha e Abecs, realizada em 2013 com clientes e estabelecimentos de 11 capitais, o cartão de crédito tem maior participação (31%) no faturamento mensal dos comerciantes, enquanto os recebimentos com cartões de débito somam 22%. Ou seja, 53% dos pagamentos são por meio eletrônico.

Entre as vantagem apontadas por usuários de cartões, para o meio eletrônico de pagamento, estão a segurança por não precisar portar dinheiro, praticidade, parcelamento de compras sem juros, saque emergencial de dinheiro e várias opções de datas para pagamento.

Para os empresários, a aceitação de pagamento com cartões contribui para reduzir a quantidade de dinheiro em caixa e garante mais segurança, além de reduzir custos de manutenção de outras formas de vendas como cheques e boletos.

Condições para credenciamento

O credenciamento é feito nas agências da Caixa. Para solicitá-lo, o estabelecimento de Pessoa Jurídica ou de Pessoa Física, deve ter conta corrente no banco e o ramo de atividade ser compatível com a aceitação de cartões, além de infraestrutura para instalação da maquininha, como linha telefônica e ponto de energia.

O serviço possibilita receber os créditos das vendas feitas com cartões de crédito e de débito das bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Diners, entre outras.

Fonte:
Caixa Econômica Federal




Nenhum comentário:

Postar um comentário