segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ANGRA TERÁ FACULDADE DE MEDICINA


Agora é oficial! Angra dos Reis é um dos 39 municípios selecionados pelo Ministério da Educação para receber uma faculdade de medicina. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 4, pelos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília. Todas as cidades escolhidas têm mais de 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica. Para a prefeita Conceição Rabha, que já havia recebido nota técnica na semana passada, antecipando a decisão, esta é uma conquista importantíssima. Ela destacou que, nesta fase, Angra competiu com mais de 200 cidades de todo o país.

- É um enorme avanço para a Saúde e para a Educação de Angra dos Reis. Isso vai gerar uma série de novas oportunidades, além de permitir que os jovens de Angra possam ter a cidade como opção para estudarem e, depois, trabalharem, reduzindo a carência de médicos tanto no setor público como na iniciativa privada - disse Conceição Rabha.

Antes do anúncio oficial, o Ministério da Educação (MEC) emitira uma nota técnica reafirmando que Angra dos Reis reunia as condições adequadas para receber o curso superior. A cidade possui 275 leitos distribuídos entre o Hospital Geral da Japuíba (170 leitos), Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (55 leitos) e Santa Casa (150 leitos). Além disso, tem uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), dois centros de especialidades e um Centro de Informação de Radioepidemiologia.

- A avaliação feita antes pelo Ministério da Educação comprova que estamos no caminho certo. Estamos recebendo a faculdade de medicina porque cumprimos todos os critérios técnicos do Ministério da Educação e ainda temos uma boa estrutura em saúde, com equipamentos públicos e programas diversos nessa área - avaliou a secretária municipal de Saúde, Ana Cláudia Marinho.

Agora, ainda este mês, o MEC vai publicar uma chamada pública para que as instituições privadas interessadas em prover os cursos, encaminhem suas propostas. A previsão é que a divulgação do resultado final seja em dezembro deste ano. Os cursos seriam autorizados a funcionar a partir do segundo semestre de 2015.


COMO FOI A SELEÇÃO

O processo de seleção e avaliação dos municípios interessados em sediar universidades de medicina, iniciado em outubro de 2013, foi realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. Duzentos cinco municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos, inclusive Angra. Além de Angra, no Estado do Rio apenas Três Rios foi habilitada.

Em março deste ano, a Prefeitura de Angra recebeu um comitê do MEC para analisar as condições das unidades de saúde. O grupo avaliou a estrutura da cidades para receber a faculdade de medicina e também da rede pública de saúde em possibilitar o aprendizado dos alunos.

O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que o país está inaugurando um novo modelo. Antes, havia demanda das instituições de ensino pela abertura de vagas. Agora, o governo está incentivando a criação dos cursos de formação de médicos. Ele afirmou ainda que tão importante quanto a expansão das vagas é a preocupação com a qualidade. Por isso foram estabelecidos vários critérios para a seleção dos municípios.

Segundo o MEC, há no Brasil 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina, conforme dados consolidados até 23 de julho de 2014. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.405 em capitais, resultado do processo de interiorização da educação superior. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais - 8.911 do total - enquanto no interior havia 8.772.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário