terça-feira, 5 de agosto de 2014

PRAZO DE INSCRIÇÃO EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL É PRORROGADO


O prazo para cadastramento de escolas públicas que pretendam integrar o programa de incentivo à educação integral foi prorrogado até o dia 30 próximo. Para participar, gestores das escolas devem preencher o cadastro on-line, informar dados como os número de estudantes e escolher as atividades.

Ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas de ensino contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar. Escolas que ingressam no programa oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes.

Para facilitar a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos, o Ministério da Educação oferece às escolas uma relação de atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica. O acompanhamento pedagógico é obrigatório.

Atividades e seleção

As escolas escolhem até cinco atividades nos macrocampos do programa, entre eles o de acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Pelo programa, as escolas são selecionadas com base em critérios como o baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e instituições de ensino em regiões de vulnerabilidade social.

Fontes:  Ministério da Educação Agência Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário