segunda-feira, 28 de julho de 2014

ANGRA REALIZA SEMANA DO AGRICULTOR


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Atividades Econômicas e da subsecretaria de Agricultura, realiza pela primeira vez a Semana Municipal de Agricultura Familiar, criada por uma Lei Municipal aprovada em maio deste ano, em reconhecimento à importância do agricultor no município. O evento terá o tema 'Os saberes e fazeres da agricultura em Angra dos Reis' e terá, além de atividades culturais e exposição, debates sobre as perspectivas da agricultura familiar no município. O Dia Nacional do Agricultor é comemorado em 28 de julho, mas, em Angra, a programação se estenderá até a primeira semana de agosto.

- Marcamos a data com atividades dedicadas ao agricultor do município, visando fortalecer suas atividades, reconhecer, valorizar sua importância para nossa economia e apontar novos caminhos para o desenvolvimento do setor - explica o secretário de Atividades Econômicas, Rafale Ribeiro.

Ao longo da história, Angra dos Reis sempre teve a agricultura como setor econômico importante. Hoje em dia, os processos de transformação na agricultura familiar agregaram novos produtos como a banana, palmito pupunha e outros. A agricultura familiar angrense agrega valor social à região, com a permanência de aproximadamente 6 mil habitantes na área rural, conforme censo do IBGE 2010, sendo mais de 500 famílias ativas no setor e ainda importância ambiental de manutenção do ambiente rural preservado, com baixa aplicação de agrotóxicos e proteção das bacias hidrográficas.

A Semana Municipal da Agricultura terá três atividades. No dia 26 de julho, a partir das 8h30, na Praça Zumbi dos Palmares, acontecerá a Mostra dos Fazeres e Saberes da Agricultura Familiar da cidade, iniciada com um café da roça às 9h. Haverá mostra de produtos e barracas com serviços. O evento também contará com atividades culturais na praça, com dança de jongo e show musical. No dia 31, às 14h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), um debate sobre a agricultura será realizado com dois paineis: às 14h15, 'Panorama e perspectivas da Agricultura em Angra dos Reis', com debatedores da Emater/Rio, da subsecretaria municipal de Agricultura e lideranças rurais; às 15h15, 'Agricultura na Mata Atlântica: dificuldades e possibilidades', com os debatedores do INEA-RJ, da secretaria municipal de Educação e lideranças rurais regionais. No dia 6 de agosto, às 14h, na Câmara Municipal, haverá uma sessão legislativa em homenagem ao agricultor familiar, com a entrega de moções honrosas às lideranças rurais e pessoas que contribuíram com a construção da agricultura do município.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário