sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PREFEITURA DE ANGRA REÚNE EMPRESÁRIOS PARA DISCUTIR AÇÕES PARA O SETOR




A prefeita Conceição Rabha se reuniu nesta quarta-feira, dia 31, com empresários angrenses no Centro de Estudos Ambientais (CEA). A razão do encontro foi ouvir os representantes do comércio, analisar as propostas para traçar ações e apresentar as iniciativas realizadas pela prefeitura nestes primeiros meses de governo. Junto com a prefeita estavam o vice-prefeito Leandro Silva, o secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso, e o secretário de Fazenda, Robson Marques. A reunião serviu ainda para escolher representantes dos setores da economia do município que irão compor uma comissão de atividades econômicas. Essa comissão irá trabalhar em parceria com a prefeitura na definição de investimentos para o setor. 

Representantes de bancos, como a Caixa Econômica Federal, do Sebrae e empresários do setor de comércio e turismo puderam expor suas opiniões e os problemas que os setores enfrentam. Conceição falou sobre a importância da colaboração mútua entre a esfera pública e privada.


– Precisamos nos unir, estabelecer uma relação de parceria para desenvolvermos a nossa cidade. O que nós, do poder público, pudermos fazer para estabelecer parcerias com o compromisso de alavancar o desenvolvimento do município nós faremos – afirmou Conceição


Leandro Silva, que também conversou com a classe empresarial, destacou uma característica da atual gestão municipal, que é ir às ruas ouvir a população e incentivar os setores da sociedade à participação.


– Se estivermos ouvindo as pessoas, a probabilidade de acertos é muito grande. Aqui temos muitas boas ideias a serem ouvidas – disse Leandro.


As discussões foram focadas, principalmente, na área comercial do Centro. Os empresários pediram melhor manutenção, conservação e limpeza das ruas, queixaram-se da falta de segurança, da venda irregular de passeios de escuna, da falta de mão-de-obra qualificada para trabalhar no setor comercial, pouca divulgação de Angra dos Reis no país para alavancar o turismo, falta de vagas para estacionamento no Centro etc.


Conceição lembrou que a limpeza das ruas passou por problemas no início do ano em função de o governo não ter dado continuidade aos contratos da gestão passada, em virtude de suspeitas de irregularidades. Apesar disso, a Subsecretaria de Serviços Públicos vem trabalhando continuamente no município e, nesta semana, a prefeita se reuniu com o setor para solicitar a otimização dos serviços de manutenção.


 Quanto à segurança, a prefeita destacou que a prefeitura está agilizando o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). O programa permite que a prefeitura contrate policiais militares em turnos extras. Eles irão atuar de forma preventiva nas áreas onde o executivo determinar. De acordo com Conceição, isso também irá contribuir para coibir as irregularidades nas vendas de passeios de escuna.


 Sobre a escassez de vagas de estacionamento, uma das soluções apresentadas pela prefeita e que já está sendo buscada é a retirada dos pontos de ônibus da avenida Júlio Maria, o que irá possibilitar um maior número de vagas. A ideia é fazer um terminal rodoviário no São Bento, em um espaço cedido pela Companhia Docas.


 Outros problemas apresentados serão discutidos entre a comissão e os representantes da prefeitura. Os empresários ouviram sobre algumas das iniciativas da Secretaria Municipal de Atividades Econômicas neste ano, como a Sala do Empreendedor, Microcrédito Angra dos Reis, delegacia da Junta Comercial, cursos do Pronatec e da BG Brasil, além de outras ações já realizadas e que ainda estão por vir. Uma delas é a primeira Feira Náutica de Angra, que será realizada em novembro. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento do setor náutico na cidade, que já é bastante significativo.


Os participantes da reunião puderam conhecer detalhes sobre a feira. A expectativa é de que o evento incremente os negócios do setor náutico regional, expondo fornecedores de nível nacional e internacional. Estarão presentes os setores de construção naval, serviços de reparo e manutenção, fornecedores de insumos e serviços náuticos, incluindo decks e píers. Também estarão representados setores indiretos, como hotelaria, culinária, pesca e transportes aéreos.    

FONTE: ANGRANEWS 





Nenhum comentário:

Postar um comentário