Nas peças
publicitárias, que estão sendo divulgadas, principalmente, na internet, atores
reproduzem depoimentos baseados com casos reais de mães e pais que perderam
filhos, crianças e jovens, assassinados por arma de fogo ou por morte
acidental.
Com o tema
“Proteja sua família, desarme-se”, a campanha quer sensibilizar a brasileiro a
entregar suas armas. Dados do Ministério da Saúde indicam que 35.233
brasileiros morreram, em 2010, vítimas de armas de fogo. O número corresponde a
70,5% dos 49.932 assassinatos cometidos no país naquele ano.
Se forem
considerados os suicídios, os acidentes e mortes de intenção indeterminada, as
armas de fogo foram os instrumentos responsáveis pela morte de mais de 38 mil
pessoas. Dados do Ministério da Saúde mostram que as mortes por armas de fogo
caíram de 39,3 mil, em 2003, para 37,1 mil, em 2004, e 36 mil, em 2005.
Para
incentivar a entrega de armas pelos cidadãos, os valores de indenização para
quem aderir à Campanha Nacional de Desarmamento foram aumentados. Os recursos,
que antes iam de R$ 100 a R$ 300, passam a variar de R$ 150 a R$ 450 de acordo
com o tipo e calibre do armamento. Veja os valores reajustados.
A campanha
está em vigor desde maio de 2011. No ano passado, foram recolhidas 36,8 mil
armas de fogo no País. Em 2012, desde janeiro, 62 mil armas foram entregues.
São Paulo lidera, com 17 mil armas entregues. De acordo com o ministério, as
duas razões que mais estimulam a entrega voluntária de armas são o anonimato e
a indenização, paga em 24 horas.
FONTE: PORTAL BRASIL
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