sexta-feira, 24 de abril de 2015

"TECNOLOGIA DIGITAL É VITAL PARA EXERCER A CIDADANIA". DIZ NELSON BARBOSA


“A tecnologia de informação e comunicação tem o potencial de gerar grandes ganhos de produtividade no Brasil e ajudar na recuperação e na sustentação do crescimento nos próximos anos”, afirmou nesta quinta-feira (23) o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Nelson Barbosa, durante a abertura do Seminário Internacional Brasil 100% Digital, em Brasília (DF).

Barbosa avaliou que “a utilização de tecnologia digital é vital para exercer a cidadania, para maior transparência das ações do Estado, para explicação dos objetivos, para a prestação de contas à sociedade e também para a participação cada vez maior da população na formulação e na execução dos programas públicos”, disse.

Neste sentido, ele citou o processo participativo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, via o site ParticipaBR. Por esta plataforma, os participantes podem opinar sobre as diretrizes a serem adotadas e sobre as propostas que serão encaminhadas pelo governo ao Congresso Nacional neste ano.

Políticas públicas

O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, apresentou as experiências do Brasil em governo digital e as políticas públicas para o setor de tecnologia da informação e comunicação.

De acordo com o secretário, o País tem estrutura regulatória, um sistema público de pesquisa e desenvolvimento e investimentos públicos e privados em infraestrutura do setor de tecnologia da informação e comunicação (TICs). "O segmento de TICs corresponde a 8,8% do Produto Interno Bruto [PIB] e emprega 1,5 milhão de pessoas. Temos um mercado de 200 milhões de habitantes e que são receptivos a tecnologias, ou seja, podemos expandir esses dados."

Segundo Virgilio, o Brasil Digital deve atingir quatro objetivos: indústria digital competitiva globalmente, transparência digital, prioridade aos dados abertos e soberania tecnológica e digital. "Essas são as condições que precisamos para termos uma indústria forte e que dê suporte para o movimento rumo ao futuro digital", disse.

Também estiveram na abertura do seminário o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloisio Mercadante. O evento, que acontece até amanhã, promove a troca de experiências relacionadas à construção de serviços digitais e ao uso de dados abertos como instrumento de transparência e controle social, com foco na avaliação e melhoria de serviços e políticas públicas.



Acompanhe o Seminário Internacional Brasil 100% Digital no aqui 

Fonte:  Ministério do Planejamento
MCTI





Nenhum comentário:

Postar um comentário