segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ANGRA DOS REIS RECEBE CENTRO DE VOCAÇÃO TECNOLÓGICA


Um dos sonhos de todos os jovens e trabalhadores de Angra finalmente virou realidade na manhã deste sábado, 20, com a inauguração do primeiro Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da cidade, um local que possibilitará a formação profissional de pelo menos 2,5 mil jovens e adultos por ano. A entrega da obra foi feita pela prefeita de Angra, Conceição Rabha, e pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acompanhados por autoridades e pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.

O CVT/Angra é um equipamento da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), autarquia ligada à secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Os jovens e adultos ali formados terão a oportunidade de aprender uma profissão e se qualificarem nas áreas metal-mecânica, para ocuparem vagas nos setores naval, onshore e offshore, e na indústria. A possibilidade de formar profissionais em Angra para o mercado de trabalho foi o que motivou a prefeita Conceição a buscar mais esta parceria com o Estado. Em seu discurso, o governador Pezão disse que estava num dia feliz por poder ajudar a Prefeitura a concretizar um sonho de muitos anos da população angrense.

- Já entregamos vários CVTs no Estado e Angra conquistou o seu graças às parcerias que construímos com a presidenta Dilma e com prefeita Conceição Rabha. O CVT oferecerá cursos para os que sonham trabalhar no estaleiro Brasfels e na área nuclear, inclusive na construção de submarinos nucleares, que serão montados em Itaguaí. Eu sou filho de um torneiro mecânico e sei que a qualificação profissional é importante para todo o trabalhador. Não vamos parar por aqui. Pretendo visitar Angra, se possível, uma vez por mês. Com isso, com certeza, entregaremos mais importantes obras para esta cidade. Angra pode contar comigo pelos próximos quatro anos - garantiu o governador.

A prefeita Conceição também falou sobre a importância das parcerias que tem buscado junto ao Estado e o Governo da presidenta Dilma. Muitos investimentos estão a caminho do município, segundo a prefeita, por terem sido semeados ao longo dos dois primeiros anos de Governo. O CVT/Angra, para ela, trata-se de um novo equipamento educacional e profissionalizante público e que poderá mudar o perfil da cidade. Ela agradeceu à vitoriosa parceria que o município tem com o governo do Estado.

- Este Centro vocacional dará condições ao jovem e a todo trabalhador de se qualificarem para estar no mercado de trabalho em condições de competir, conquistar e assegurar o sustento para sua família. Isso é que dá dignidade às pessoas, pois é um investimento no ser humano, que é a nossa prioridade na prefeitura. Meu principal agradecimento hoje é para o governador Pezão que olha para nossa cidade com imenso carinho e sabe que os investimentos em educação são a mola propulsora do desenvolvimento. Não vamos parar por aqui. A parceria continua e no dia 6 de janeiro, aniversário de Angra, o governador voltará aqui para inaugurarmos a nova delegacia de Angra dos Reis - ressaltou a prefeita Conceição.

O governador Pezão confirmou seu retorno ao município no dia 6, aniversário de Angra dos Reis, para a entrega das obras da Delegacia Legal da cidade. A reforma e modernização da delegacia angrense estava prometida há mais de 20 anos e foi também uma conquista da perseverança e do empenho da prefeita Conceição, ainda em seu primeiro ano de Governo. Além da Polícia Civil, o novo prédio abrigará também uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), concretizando outra luta iniciada pela prefeita quando ainda era vereadora, no início dos anos 2000.

As aulas do CVT estão programadas para o início de março. Serão oferecidos 23 cursos profissionalizantes com destaque para a área naval, como soldador, com especialidade em eletrodo, Mig/Mag, Tig, oxiacetilênico e/ou de estruturas; além de eletricista, encanador, pintor, assentador cerâmico (ladrilheiro), pedreiro e várias outras profissões.

Para viabilizar a instalação do CVT, a Prefeitura de Angra doou e preparou todo o terreno para a montagem da unidade, que possui 23 salas de aula amplas e climatizadas, oito laboratórios, oficinas, laboratórios de informática e solda, auditório multimídia e sala de pesquisa.

Entre os presentes à inauguração, além de secretários municipais e autoridades regionais, estiveram o deputado estadual Gustavo Tutuca (confirmado como futuro secretário de Estado de Ciência e Tecnologia); os deputados federais Luiz Sérgio e Fernando Jordão; o prefeito de Mangaratiba, Evandro Capixaba; o diretor da Faetec, Cláudio Gimenez; o presidente eleito da Câmara Municipal de Angra, Marco Aurélio Vargas e lideranças comunitárias.




 FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário