"Entre 2012 e 2013, o número de matrículas no ensino
integral cresceu 46,5%", relatou Franscisco Soares, presidente do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cabe ressaltar um indicativo de qualidade entre os dados apresentados: do total
de 3.171.000 (três milhões, cento e setenta e um mil) alunos matriculados em
tempo integral, 3.079.000 (três milhões e setenta e nove mil) estão em escolas
públicas.
Esforços e resultados
O aumento de alunos no ensino integral é atribuído à
ampliação do Programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação para
incentivar as secretarias estaduais e municipais de educação, com a
transferência de recursos federais, a oferecer a educação integral.
Segundo o ministro, a meta de ensino integral do Plano
Nacional de Educação (PNE), de 25% dos alunos estarem no ensino integral, é
factível de ser alcançada com a continuidade dos esforços.
“Sabemos o quanto a educação em tempo integral é importante
para a melhoria da qualidade. Também sabemos que países desenvolvidos trabalham
com esse tipo de educação. Temos um sistema de educação em tempo parcial e
estamos fazendo um esforço para ampliar a rede, contratar mais professores e
ampliar a jornada", afirmou Paim.
Aumento de matrículas em creches
O Censo destaca ainda a evolução de matrículas em creche,
que teve crescimento de 72,8%, passando de 1.579.581 para 2.730.119 no período
entre 2007 e 2013. Entre 2012 e 2013, o aumento das matrículas em creche foi de
7,5%. A pré-escola apresentou evolução de 2,2% na quantidade de matrículas
entre as duas últimas edições do censo, chegando a 4.860.481 crianças
matriculadas. “Temos uma contribuição muito importante também dos municípios no
aumento das matrículas do ensino infantil”, destacou Paim.
Sobre o Censo
O Censo Escolar é um levantamento de dados
estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e
coordenado pelo Inep. É realizado com a colaboração das secretarias estaduais e
municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e
privadas do País.
As informações são utilizadas para traçar um panorama
nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de
políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de
transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar,
distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de
energia elétrica, entre outros.
FONTE: PORTAL BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário