Foi lançada nesta terça-feira (25) a Campanha de Carnaval de
Prevenção às DST e aids, do Ministério da Saúde, que tem o slogan “Se tem
festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”. A campanha terá
continuidade em outros grandes eventos neste ano, como festas juninas e Copa do
Mundo. "A campanha trabalha com ideia da prevenção em todas as festividades
que temos, durante o ano todo. É importante alertar a população não só para uso
da camisinha, mas também para o diagnóstico precoce.", afirmou o ministro
da Saúde.
A campanha, que tem como público alvo a população
sexualmente ativa - dos 15 aos 49 anos -, será veiculada na TV, rádio, em
anúncios em outdoor, cartazes e por meio da internet, a partir desta
quarta-feira (26).
Estados e municípios vão receber 104 milhões de
preservativos na primeira remessa desse ano. No ano passado, Ministério da
Saúde distribuiu 610 milhões de preservativos e também distribuiu 4,7 milhões
de testes rápidos e 4,1 milhões de testes tradicionais de HIV.
Doença silenciosa
O Ministério da Saúde estima que 150 mil brasileiros são
portadores do vírus HIV e não tem conhecimento de sua condição. "Se a
pessoa sabe da infecção, ela já começa o tratamento imediatamente, melhorando
sua qualidade de vida. Quanto mais cedo começa, a chance de transmissão se
reduz muito", afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Só neste ano, serão investidos R$ 1,2 bilhão para combater à
aids e demais DSTs, sendo R$ 770 milhões em medicamentos. São 518 Centros de
Testagem e Aconselhamento (CTA) por todo o País, com mais de 8 milhões de
testes feitos em 2013, que é realizado em apenas 30 minutos.
O Brasil é o primeiro no mundo a oferecer o tratamento, logo
após a descoberta do vírus no teste rápido.
FONTE: PORTAL BRASIL
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