Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes e
sociedade quanto à metodologia de cálculo das proficiências no Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o mapa de itens do exame. A
iniciativa foi lançada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta
segunda-feira, 25, em coletiva de imprensa, na sede do Ministério da Educação,
em Brasília.
Por meio do sistema online, os interessados poderão acessar
itens das provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a
variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de proficiência.
“O estudante terá acesso à descrição dos itens e saberá quais competências precisa
melhorar”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Além disso, os participantes do teste podem visualizar as
habilidades que provavelmente já desenvolveram. O mapa de itens associa cada
questão a um ponto da escala de proficiência, que varia de 0 a 1000 pontos.
Assim, o estudante poderá verificar o grau de dificuldade em
que um determinado item se encontra. Os participantes com proficiência acima
dessa posição possuem maior probabilidade de respondê-lo corretamente. Aqueles
com desempenho abaixo dessa posição têm menor probabilidade de respondê-lo corretamente.
Os itens exibidos no mapa foram selecionados por uma
comissão de especialistas, de acordo com critérios pedagógicos, para melhor
representar o conjunto de habilidades e competências avaliados no exame. “Este
sistema permite uma visão pedagógica aos estudantes quanto às competências e
habilidades que já adquiriram”, explicou o presidente do Inep, Luiz Cláudio
Costa.
Escolas – Durante a coletiva também foi anunciado que a
partir desta segunda-feira, 25, estará disponível no portal do Inep, para
consulta online, o sistema de notas do Enem por Escola 2012. “Por meio deste
sistema, a escola terá uma análise das notas para realizar intervenções. O
nosso objetivo é pedagógico”, ressaltou o ministro.
Proficiência – Desde 2009, a proficiência dos participantes
do Enem é estimada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de
estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa
metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam
posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento
avaliadas no Enem possui uma escala própria.
Enem – Criado em 1998, o exame é uma das principais portas
de entrada em ações e programas do governo federal para acesso ao ensino
superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de
Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na
edição de 2013 do Enem participaram mais de 5 milhões de pessoas, quantitativo
20% superior ao de 2012.
FONTE: PORTAL MEC
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