sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CANAIS DE TV ABERTA SERÃO USADOS PARA AMPLIAR COBERTURA DE 4G



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (31), um documento que oficializa a mudança de destinação da faixa de 700 MHz, atualmente usada pelos canais de TV aberta, para que possa ser utilizada pela telefonia e internet de quarta geração (4G). A medida estava sendo aguardada com expectativa pelos usuários e pelo mercado porque vai ampliar a cobertura destes serviços de telecomunicações.

A faixa de 700 MHz é utilizada por emissoras de TV abertas entre os canais 52 e 69, que deverão migrar para faixas de frequências mais baixas. A resolução aprovada estabelece mecanismos para proteger os canais de televisão para que não haja interferências no sinal nem perda de cobertura depois que eles migrarem para outras frequências .

O custo da migração dos canais s para outros espaços do espectro , bem como o custo para combater a interferência do sinal de 4G na transmissão de TV em locais com maior concentração de usuários, ficará a cargo das teles. Ou seja, os custos da realocação e da proteção contra essas interferências deverão ser bancados pelos vencedores do leilão, que são as empresas que vão oferecer o serviço de 4G. A resolução prevê ainda uma faixa de proteção para evitar interferências no sinal de televisão após a migração.

A partir de agora, a agência deve iniciar a elaboração do edital do leilão, previsto para o ano que vem. A Anatel deve abrir consulta pública, nos próximos dias, para calcular os custos da migração e replanejamento dos canais. O edital da faixa de 700 MHz será publicado após a definição dos valores.

A faixa de 700 MHz vai complementar a faixa de 2,5 MHz, que foi leiloada em junho do ano passado, também para a tecnologia 4G. Enquanto a frequência de 2,5 GHZ tem mais capacidade e raio de cobertura menor, a de 700 MHz tem abrangência maior e necessita de menos antenas.  Segundo a Anatel, o processo de destinação da faixa representa um ganho para o mercado de banda larga e para o acesso da população a serviços de banda larga de alta qualidade com preços mais baixos.


FONTE: PORTAL BRASIL COM INFORMAÇÃO DA ANATEL



Nenhum comentário:

Postar um comentário