sexta-feira, 31 de julho de 2015

SEBRAE\RJ LANÇA POLO GASTRONÔMICO EM ANGRA DOS REIS


Angra dos Reis está se preparando para ter a gastronomia como mais uma aliada do turismo. O Sebrae/RJ lança, na próxima terça-feira, 4/8, o Polo Gastronômico de Angra dos Reis, uma iniciativa dos empresários do segmento de alimentos e bebidas, com apoio da Prefeitura. A solenidade acontece às 19 horas, na Casa Larangeiras (Praça Zumbi dos Palmares, 125 – Centro).

São 12 empresas que, através do Projeto Sebrae na Mesa, buscam aprimorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, seja pela seleção dos insumos e fornecedores, seja pela qualificação dos empreendedores e funcionários, desenvolvendo estratégias para valorização da gastronomia local.



Gestora estadual do Sebrae na Mesa, Louise Nogueira, destaca a iniciativa dos empresários.

– O Polo é uma realização deles. O Sebrae apoiou a implementação porque era necessário melhorar a gestão das empresas para incrementar e desenvolver melhor o segmento da gastronomia, para que ela possa ser vendida de forma mais atraente aos turistas – esclarece Louise.

O grupo começou a se reunir a um ano e já participou de capacitações que aprimoram a gestão da empresa, como os cursos de Atendimento ao Cliente e Gestão Financeira. Neste mês de agosto, o Sebrae promove clínicas tecnológicas com os temas: elaboração de fichas técnicas, caldos e molhos, e técnicas de higienização e manipulação de alimentos.

O Polo Gastronômico de Angra dos Reis é uma realização dos empresários do setor e do Sebrae/RJ, com apoio da Prefeitura Municipal de Angra.

FONTE: ANGRANEWS




CEFET OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


Segue até a próxima terça-feira, dia 4, as inscrições para o curso de pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca de Angra dos Reis (Cefet/RJ UnED). A oportunidade é para graduados em engenharias e ciências exatas e da terra, que concorrerão a 10 vagas em especialização lato sensu de Engenharia Mecânica, com ênfase em Eficiência Energética.

De acordo com o Cefet, esta é uma grande oportunidade de atualização de profissionais que desejam utilizar ou desenvolver tecnologias capazes de executar ou monitorar serviços, visando o máximo de eficiência no aproveitamento da energia. Além disso, o curso desenvolve no profissional a consciência de que a eficiência de utilização da energia deve garantir a continuidade ou prolongar o uso da fonte dessa energia, preservando o meio ambiente.



O objetivo principal deste curso é formar pessoal qualificado em eficiência energética, capacitando-o a investigar, identificar e propor soluções inovadoras aos problemas de gerenciamento e utilização das fontes de energias.

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração simples, com firma reconhecida em cartório, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria do campus Angra dos Reis, localizada na Rua do Areal 522, Parque Mambucaba.

Os candidatos que residem fora do município de Angra poderão fazer sua inscrição por correspondência postal, do tipo Sedex, dirigida ao Cefet/RJ, conforme modelo apresentado no anexo II do edital. As inscrições serão aceitas somente até as 23h59 do dia 29 de julho.

Entre os documentos a serem apresentados na hora da inscrição, o candidato deverá apresentar ainda o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90.

Como caráter eliminatório, serão analisados os documentos apresentados pelos candidatos no momento da inscrição. O resultado final será divulgado a partir das 18h do dia 22 de agosto, no site do Cefet, considerando o resultado da etapa de recurso. O edital pode ser conferido no do endereço eletrônico http://www.cefet-rj.br.


O curso terá início no dia 3 de setembro, com duração de 360 horas presenciais e 12 meses para produção monográfica. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h, no campus Angra.

FONTE: ANGRANEWS

MAIS UM PACOTE DE RUAS E TRAVESSAS CONTEMPLADAS COM A PAVIMENTAÇÃO NO PARQUE MAMBUCABA

Nesta Sexta-feira (31) está ocorrendo mais um pacote de ruas e travessas pavimentadas.

A Travessa Jacarei já foi contemplada.  A Travessa São José Operário será pavimentada ainda hoje.   Outras já estão sendo preparadas para a pavimentação. 

 PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA: CARLOS MAMBUCABA

quinta-feira, 30 de julho de 2015

VEREADOR FÁBIO MACEDO PARTICIPA NESTA NOITE DE QUINTA-FEIRA NO PARQUE MAMBUCABA, DE REUNIÃO COM A COORDENADORIA DA JUVENTUDE



O Coordenador da juventude do município, o Sr. Andrei, convidou o Vereador Fábio Macedo, para participar de reunião onde esteve presentes, líderes estudantis de várias escolas e outros seguimentos.  O Vice-Prefeito Leandro Silva, representou o governo na reunião, onde foram discutidos vários assuntos porém, o tema principal, foi: (POLITICAS PÚBLICAS DA JUVENTUDE) no nosso município. 



   PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA: CARLOS MAMBUCABA

CONTINUIDADE NAS OBRAS DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS E TRAVESSAS DO PARQUE MAMBUCABA

Dando continuidade nas obras de drenagem e pavimentação das ruas e travessas do Parque Mambucaba, segue abaixo, algumas fotos destas obras em andamento.  Rua São José operário, travessa, Dona Santinha e Travessa Silva Santiago.  Aguardem, estaremos publicando outras.




FOTOGRAFIA: CARLOS MAMBUCABA

GOVERNO PROMOVE ACESSO Á SAÚDE DA MULHER COM DEFICIÊNCIA


As secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Saúde criaram um grupo de trabalho para garantir qualidade do atendimento e o acesso de mulheres com deficiência e mobilidade reduzida aos cuidados da saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.

O grupo também vai acompanhar a implementação das ações e promover a elaboração e difusão de informações voltadas ao enfrentamento do preconceito, discriminação e todos os tipos de violência institucional relacionado às mulheres com deficiência. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União.

A equipe será composta por representantes das duas secretarias e do ministério, além de membros do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. O exercício das funções no grupo será considerado serviço público relevante e não será remunerado.

O prazo máximo de duração do grupo é um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Os membros terão, então, 45 dias após o encerramento das atividades para apresentar um relatório com o resultado dos trabalhos.



Fonte:      Secretaria de Direitos Humanos com informações da Agência Brasil




quarta-feira, 29 de julho de 2015

O 33º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DE MAMBUCABA HOMENAGEIA SEU POLICIAIS QUE SE DESTACARAM EM SERVIÇO

Nesta manhã de Quarta-feira (29), tivemos o prazer de estarmos reunidos no Clube Campestre- Vila Residencial de Mambucaba com várias autoridades, na cerimônia do 33º Batalhão de Policia Militar da Região. Esta cerimônia foi para premiar e condecorar os policiais militares que se destacaram neste trimestre, alcançando a meta estipulada pela corporação.   Parabéns guerreiros!  Parabéns mais uma vez, por mais esta conquista, Coronel Paulo Roberto!  (COMANDANTE DO 33º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DE MAMBUCABA)






PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA: CARLOS MAMBUCABA

terça-feira, 28 de julho de 2015

VEREADOR FÁBIO MACEDO VISITA A OBRA DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DA RUA FRANCISCO BEZERRA NO PARQUE MAMBUCABA

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

ANGRA SEDIARÁ I ENCONTRO DE JORNALISTAS DA COSTA VERDE


Com o objetivo de promover a integração entre os jornalistas e analisar a conjuntura da profissão na região, Angra dos Reis receberá o I Encontro de Jornalista da Costa Verde. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Angra e da Câmara Municipal, vai acontecer no dia 1º de agosto, sábado, a partir das 8h, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Além do espaço de integração, o Encontro contará com análise de conjuntura, conduzida pelo professor e jornalista Álvaro Britto, e uma palestra SOBRE o Projeto de Lei da Mídia Alternativa, ministrada pelo professor Orlando Guilhon. Na ocasião, também será apresentada a comissão que está trabalhando em prol da criação da Associação dos Jornalistas do Sul Fluminense (Ajorsul-RJ).


[Close]Ads byAllDaySaving


Em todo processo democrático, os jornalistas são peças fundamentais, pois contribuem com a divulgação dos anseios de conjuntos de trabalhadores e da sociedade civil, em busca de conquistas. O I Encontro da Costa Verde vem ao encontro dos anseios enfrentados pela classe e buscará formas para enfrentar as dificuldades.

– O jornalista é a principal arma da democracia e, nos últimos anos, estamos vivendo períodos tenebrosos. A precarização da profissão é o fator mais influente para a desvalorização do trabalho por nós desenvolvido. Por isso, a união dos jornalistas faz-se mais do que necessária para que possamos reverter o panorama e acabar com o problema, que ocorre em todo Estado, sobretudo na região Sul Fluminense -, destacou o jornalista Wagner Rodriguez, que integra a Comissão Organizadora do I Encontro de Jornalistas da Costa Verde e representante da região, na comissão de implantação da Ajorsul-RJ.

Outros encontros de jornalistas já ocorreram em Angra dos Reis na tentativa de reunir a categoria, mas não tiveram continuidade.
– Isto acabou acarretando o enfraquecimento das relações entre os colegas da imprensa. Hoje, estamos plantando, novamente, esta semente. Nosso objetivo é de que estes encontros ocorram periodicamente visando o fortalecimento da profissão. Além disso, vamos levar esta proposta às outras cidades da Costa Verde – finalizou Rodriguez.

FONTE: ANGRANEWS





segunda-feira, 27 de julho de 2015

ANGRA REALIZA SUA III CONFERENCIA DOS DIREITOS DA MULHER


A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria da Mulher, realiza nesta segunda-feira, 27, a III Conferência Municipal da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres. O encontro acontecerá na Casa Larangeiras, das 13h às 20h, com participação livre.

Segundo a coordenadora da Mulher, Marilene Dopazzo, o objetivo das conferências direcionadas à mulher é promover, qualificar e garantir a participação de toda a sociedade na formulação e no controle das políticas para mulheres, além de ser uma grande oportunidade para debates amplos, que poderão estimular e fortalecer as discussões para a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.



– Durante a conferência também discutiremos os avanços e desafios das estruturas institucionais no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres no âmbito municipal e ainda as recomendações para um sistema político com maior participação das mulheres – destacou Marilene.

A preparação da III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres recebeu um grande reforço da vereadora Lia, que é a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal. Segundo a vereadora, é fundamental a participação das mulheres e dos grupos que as representam em todos os eventos que tratam dos interesses do gênero feminino.

– Enviamos convites para todas as associações. As discussões nas conferências são fundamentais para ressaltarmos a importância dos direitos das mulheres e apontarmos a realização de políticas públicas que venham ao encontro desses direitos – declarou Lia.

Quem quiser participar da conferência deverá se credenciar no primeiro horário do evento para ter direito a voz e voto. Dentre as atividades, serão eleitas as delegadas que participarão da conferência estadual.

PROGRAMAÇÃO:

13h – Recepção das delegadas
13h – Abertura oficial da 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
14h45 – Leitura e aprovação do regimento interno
15h15 – Palestra: Situação atual das mulheres brasileiras – análise. Palestrante: jornalista Inês Pandeló (ex-deputada estadual)
15h40 – Palestra: Mais direito, participação e poder para as mulheres. Palestrante: Adriana Motta – SPM/RJ
16h – Coffee break
16h – Oficina e desfile de turbantes com a Associação dos Quilombolas – homenagem às mulheres negras
17h – Trabalho em grupo
18h30 – Plenário para apresentação dos trabalhos em grupo e eleição das delegadas para a conferência estadual.

FONTE: ANGRANEWS





LEI DE COTAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMPLETA 24 ANOS


Para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é necessário garantir acessibilidade urbana, com transporte público adaptado e rampas nos espaços públicos
Para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é necessário garantir acessibilidade urbana, com transporte público adaptado e rampas nos espaços públicos
 Itens relacionados
Apartamento é adaptado para pessoas com deficiência no interior de SP
BB investe R$ 200 milhões em equipamentos para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência ganham mais direitos
A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência completa 24 anos nesta sexta-feira (24). Desde que foi criada, a medida estabelece que empresas com mais de 100 empregados devem destinar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência.

Nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, houve aumento de 20% na participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. De acordo com os números do último Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), em 2013, foram criados 27,5 mil empregos para pessoas com deficiência.

Com o resultado, chegou a 357,8 mil o número de vagas ocupadas, quando computadas empresas públicas de regime estatuário e as que contratam de forma espontânea.Os homens representam 64,84% dos empregados e as mulheres ocupam 35,16% das vagas.

Por estado, e seguindo a proporcionalidade, as empresas do Rio Grande do Sul aparecem em primeiro lugar nas ações de inclusão social e manutenção destes empregos, chegando a 52% de cotas cumpridas. Em seguida estão o Espírito Santo (47%); Santa Catarina (45%); São Paulo (45%) e Ceará (44%).  

Fiscalização

O Departamento de Fiscalização do Trabalho, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), fixou a partir deste ano, metas obrigatórias de fiscalização diferenciadas por estado, a fim de garantir que as empresas que contrataram funcionários pela Lei de Cotas, mantenham esses trabalhadores no seu quadro de empregados.

“A legislação contribuiu para ampliar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas ainda é pequeno o percentual de contratações por empresas que não são obrigadas a cumprir a lei", de acordo com a auditora fiscal do trabalho, Fernanda Maria Pessoa di Cavalcanti.

Fernanda sugere que para ampliar a inserção dos deficientes no mercado de trabalho é necessária à conscientização da sociedade por meio da educação e de um sistema público de oferta e vagas para os deficientes como o modelo atual do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho.

A intenção da fiscalização do MTE, não é apenas inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, mas garantir sua manutenção e sua progressão no emprego, com igualdade de oportunidades. Segundo Fernanda Maria Di Cavalcanti, a fiscalização é responsável direta, a cada ano, por pelo menos 30% da inclusão das pessoas com deficiência, que ingressam no mercado de trabalho. “É uma contribuição imensa, mas o ideal seria que as empresas não precisassem ser fiscalizadas para cumprir seu papel social”.

Os maiores desafios para a fiscalização estão em estados como Tocantins, onde o percentual de pessoas com deficiência mantidas no emprego é de apenas 15%. Em seguida, estão Acre (15%); Amapá (16%); Maranhão (17%) e Roraima (18%).

Neste ano, o Brasil comemora outro marco de importância no campo da garantia de direitos para as pessoas com deficiência: a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), sancionada pela Presidência da República no dia 6 de julho deste ano e que passará a valer a partir de 2 de janeiro de 2016.  

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho e da Agência Brasil


sábado, 25 de julho de 2015

O GRUPO MOTO CLUBE OS NÊUTRONS HOMENAGEIA O VEREADOR FÁBIO MACEDO

Neste sábado (25) no Parque Mambucaba, o grupo Moto Clube (Os Nêutrons), prestou uma homenagem ao Vereador Fábio Macedo, com um troféu de reconhecimento, a serviços prestados ao grupo. Parabéns Vereador Fábio Macedo!
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

sexta-feira, 24 de julho de 2015

SENAC OFERECE VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS EM ANGRA

Senac oferece vagas em cursos técnicos em Angra
O Senac RJ está com cursos abertos pelo programa de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) em sete unidades do interior do Estado do Rio. As inscrições podem ser feitas no site do Ministério da Educação (http://sisutec.mec.gov.br/) até dia 2 de agosto (domingo). As aulas têm previsão de início no mês de agosto.

A unidade Angra dos Reis oferece vagas para o curso Técnico em Logística no turno da manhã. Podem participar estudantes com Ensino Médio completo, concluído nos últimos três anos (2012, 2013 e 2014). Mais informações em http://sisutec.mec.gov.br/.

FONTE: ANGRANEWS




CEFET ABRE VAGA TEMPORÁRIA PARA PROFESSOR DE MATEMÁTICA


O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), polo Angra dos Reis, por meio da Coordenação de Concursos (CCONC), abriu processo seletivo simplificado para a contratação de professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Há uma vaga disponível.

Os interessados deverão preencher o requerimento de inscrição constante no anexo II do edital e entregá-lo junto com demais documentos no Campus Angra dos Reis – Rua do Areal, s/n – Parque Mambucaba, até esta sexta-feira, 24, das 10h às 16h.



A homologação da inscrição estará à disposição no site do Cefet (www.cefet-rj.br), no dia 27 de julho, a partir das 19h. Caso o nome do candidato não apareça na listagem divulgada, o mesmo deverá, obrigatoriamente, comparecer ao campus no dia seguinte para regularizar sua situação. O não comparecimento implicará na perda do direito de participar do concurso.

O processo simplificado constará de duas provas, sendo a primeira a prova de títulos, de caráter classificatório e eliminatório, que contribuirá para a nota final com peso 4. Já a segunda é a prova de aula/didática, que contribuirá para a nota final com peso 6.

O resultado final do processo seletivo com a classificação dos candidatos aprovados será divulgado pela CCONC, no dia 7 de agosto, a partir da 19h, com publicação no Diário Oficial da União.

O candidato será convocado para contratação como professor substituto, rigorosamente de acordo com a classificação obtida, considerando a necessidade imediata e a vaga oferecida. Para mais informações, o candidato deverá seguir rigorosamente o edital, disponibilizado no site – http://www.cefet-rj.br.


FONTE: ANGRANEWS

segunda-feira, 20 de julho de 2015

PROGRAMA LEVA JOGOS PARA DENTRO DAS ESCOLAS


Para levar toda a energia dos Jogos para dentro das escolas, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 desenvolveu o Transforma, programa de educação que promove esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O programa oferece, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades sobre a História, a simbologia e os valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade. O programa também organiza os Festivais Transforma, eventos abertos ao público que permitem a experimentação em novos esportes e contato com atletas e mascotes. O Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.135 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, com, aproximadamente, um milhão de alunos impactados e expansão prevista ainda em 2015.

 Acesse: www.rio2016/educacao

Fonte:

Rio 2016 e MEC





LISTA DE ESPERA DO PROUNI VAI ATÉ SEGUNDA-FEIRA (20)


Começou nesta sexta-feira (17) o prazo para os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) participarem da lista de espera do Programa.  A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas nas etapas anteriores. O prazo vai até segunda-feira (20).

Todos os candidatos participantes da lista de espera deverão comparecer, entre os dias 24 a 27 de julho de 2015, nas respectivas instituições e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição

Para participar da lista, basta acessar o site do Prouni e confirmar a adesão. Os estudantes serão convocados pelas instituições de acordo com a nota que tiraram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

Além dos estudantes que não foram selecionados nem na primeira nem na segunda chamada do programa, podem participar da lista de espera aqueles que foram selecionados, mas na segunda opção de curso, escolhida na hora da inscrição. Eles poderão concorrer a bolsas na primeira opção de curso.

Os estudantes cujo curso escolhido em primeira opção não formou turma poderão concorrer, na lista de espera, à segunda opção de curso.

O Prouni seleciona estudantes para bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior. Nesta edição são ofertadas 116.004 bolsas.

Fonte    Agência Brasil





sábado, 18 de julho de 2015

ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DO PAC 2 - SÃO 40 MILHÕES PARA O SANEAMENTO DO PARQUE MAMBUCABA

Ontem, tivemos o prazer de estarmos juntos com os Deputados: Alexandre Serfiotis, Fernando Jordão e, representando na solenidade o Deputado Luiz Sérgio, também com o Ex prefeito José Marcos Castilho.
Evento este que foi, a assinatura da ordem de serviço do PAC 2, para a obra de saneamento do Parque Mambucaba.  São 40 milhões de reais destinados e investidos em nosso bairro.  Esta obra, quase ficou perdida por conta do contingenciamento de verba do Governo Federal mas, com a luta da Prefeita e dos Deputados já mencionados, nós conseguimos mais esta obra.  

Estivemos pessoalmente em Brasília algum tempo atrás, Eu, o Vereador Claudinho, o Vereador Chapinha e o Vereador Thimóteo, pedindo para que esta obra fosse realizada e neste momento, com a assinatura desta ordem de serviço, este sonho, está começando a se tornar realidade. Parabéns a todos! Em fim, poderemos em breve, termos as nossa praias limpas, para o lazer das nossa famílias e de quem nos visitar.   




quarta-feira, 15 de julho de 2015

ONU APONTA O BRASIL COMO REFERÊNCIA MUNDIAL NO CONTROLE DA AIDS


O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) reconhece o Brasil como referência mundial no controle da epidemia. O documento, divulgado nesta terça-feira (14), destaca que o objetivo de chegar 15 milhões de pessoas em tratamento para o HIV no mundo foi alcançado nove meses antes do prazo. O relatório aponta o importante papel do País na história global de combate à doença.

O relatório destaca que o Brasil foi o primeiro país a oferecer combinação do tratamento para HIV. Segundo o documento, ao fazer isso, o governo brasileiro desafiou as projeções do Banco Mundial de que haveria um aumento de novas infecções por HIV. Com a garantia do acesso universal ao tratamento do HIV, o Ministério da Saúde negociou com multinacionais farmacêuticas para garantir a continuidade do acesso aos medicamentos antirretrovirais aos brasileiros e assim, conseguiu estruturar um programa forte de controle da epidemia. O novo relatório, com mais de 500 páginas, também revela que as metas para a aids estabelecidas como Objetivos do Milênio – de deter e reverter a propagação do HIV – foram alcançadas.

O diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, destaca o papel do Brasil na redução dos preços dos antirretrovirais. “Quando Brasil e Tailândia começaram a fabricar antirretrovirais genéricos, realizaram algo muito inteligente: revelaram que as pílulas tinham custo de produção relativamente baixo. Isso mudou as reivindicações da indústria e abriu as portas para a Unaids começar a negociar com empresas, visando a redução dos preços dos medicamentos”, ressalta.

“Quando Brasil e Tailândia começaram a fabricar antirretrovirais genéricos, revelaram que as pílulas tinham custo de produção relativamente baixo. Isso abriu as portas para a Unaids começar a negociar com empresas, visando a redução dos preços dos medicamentos”,    diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, disse que o documento reconhece a vanguarda do Brasil na oferta do tratamento universal e gratuito. “O Brasil é reconhecido mundialmente como um país que contribuiu para os avanços e resultados que estão sendo apresentados agora", observou o secretário. Segundo ele, o país tem melhorado na identificação dos casos, o que  se deve à melhora na expertise da oferta de diagnóstico, com os consultórios na rua, e os Centros de Testagem e Aconselhamento.

O secretário ressaltou ainda que o Brasil já executa diversas medidas para alcançar meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de acabar com a epidemia até 2030.  Como exemplo citou as campanhas de prevenção e o uso do preservativo associado aos tratamentos universais.

Para o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita,  o relatório reconhece os progressos do Brasil, desde a implementação dos medicamentos genéricos até a licença compulsória do efavirenz. “A licença compulsória do efavirenz mudou a forma como se negocia com a indústria farmacêutica, ou seja, quando o direito humano se sobrepõe ao direito comercial da empresa de colocar o preço que ela bem entende”, destacou o diretor. Este episódio, que ocorreu em 2007, é apresentado no relatório.

Ainda é preciso avançar
Mesquita ressalta ainda que, apesar dos avanços, o Brasil e o mundo têm muitos desafios pela frente na resposta ao HIV e aids, como a redução do números de pessoas que têm HIV sem saber. Para isso, o Ministério da Saúde tem adotado algumas estratégias, como a ampliação da testagem, a conscientização sobre o uso da camisinha e o início precoce do tratamento, em caso de soropositividade. Nos quatro primeiros meses de 2014, foram realizados 1,9 milhão de testes no País, sendo que em 2015, no mesmo período, foram 2,1 milhões de testes.

“Nossa campanha deste ano é de promoção do teste para a juventude”, explica Mesquita. Pela primeira vez, as campanhas de prevenção ao HIV e aids se estendem ao longo de todo o ano, com peças específicas para festas populares brasileiras.

Acesso a medicamentos
Em um ano, foi registrado aumento de 30% no número de pessoas que iniciaram o tratamento com antirretrovirais no Brasil. O crescimento foi observado após a implantação do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infeção pelo HIV em Adultos, lançado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2013. No período de um ano, o número de novos pacientes com acesso aos antirretrovirais passou de 57 mil para 74 mil por ano. Atualmente, cerca de 404 mil pessoas usam estes medicamentos, ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Transmissão de mãe para filho caiu pela metade
Relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em comemoração aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mostra que entre 1995 e 2013, no Brasil, o número de crianças com menos de 5 anos que contraíram aids das mães caiu pela metade. Em 2013, foram detectados 374 casos de transmissão vertical da doença – últimos dados disponíveis, e o relatório não menciona quantos foram os casos de 1995.

Para o Unicef, o Brasil ainda precisa melhorar o acesso à prevenção, à testagem e aos serviços de atendimento e tratamento direcionados ao público adolescente. o levantamento do Unicef revela que, seguindo tendência mundial, entre 2004 e 2013 a incidência de aids em meninos entre 15 e 19 anos aumentou 53%, o que constitui um desafio para o País. O Ministério da Saúde tem usado em campanhas de conscientização a estratégia de falar diretamente com os jovens.

Segundo o relatório, a Rede Cegonha, implantada em 2011 pelo governo, tem melhorado a assistência às gestantes e aos recém-nascidos, o que pode ser visto na queda da transmissão de HIV entre mãe e filho, mas o aumento dos números relacionados à sífilis congênita mostra que os cuidados ainda precisam ser fortalecidos.

Números da aids no Brasil

Fonte:     Ministério da Saúde e Agência Brasil

terça-feira, 14 de julho de 2015

A Prefeitura de Angra assinará nesta sexta-feira, dia 17, um convênio com o Ministério das Cidades 
para a realização da obra de saneamento de mais 2.400 residências do Parque Mambucaba. A verba 
de R$ 40 milhões virá do PAC2 - Saneamento.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:


segunda-feira, 13 de julho de 2015

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMPLETA NESTA SEGUNDA- FEIRA, 25 ANOS DE EXISTÊNCIA EM MEIO A DEBATE SOBRE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei consagrada pela Constituição de 1988 como dispositivo de proteção integral à juventude do País, completa, nesta segunda-feira (13), 25 anos de existência. “É muito cinismo homenagear o ECA e votar pela redução da maioridade penal”, disse ao Portal Brasil a deputada Érika Kokay (PT-DF). Recentemente, a Câmara Federal aprovou, em primeiro turno de votações, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que propõe diminuir o marco etário penal para 16 anos. “O que nós queremos? A vingança pura?”, questionou a parlamentar.

Voz ativa na Casa contra a PEC 171, Kokay argumenta que o adolescente infrator pode traçar para si uma nova trajetória se recuperado pelas medidas socioeducativas previstas pelo ECA. “Vai ser tirada essa oportunidade dele! (...) De ele repensar sua vida, ressignificar sua vida, interromper sua trajetória infracional (...) e vai se jogar esse adolescente no colo do crime organizado”. 

Em depoimento exclusivo à reportagem, a professora Debora Diniz, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), classifica o ECA como um “marco legal”. “Proteger significa reconhecer que há alguém em desenvolvimento e oferecer aquilo que parece hoje um lugar comum, como educação, saúde, políticas sociais”, explica.

Debora lamenta o fato de, mesmo havendo uma saída “com um conjunto amplo de proteções” para recuperar adolescentes infratores (por meio do ECA), parlamentares optarem pela redução da maioridade penal.

“Nós estamos tão seduzidos pelo caminho imediato de abrir, o mais cedo possível, a porta da prisão”, criticou. “Ela não vai ser a saída para o nosso medo, não vai ser a saída para aquilo que neste momento nos provocar terror (...)”, concluiu Debora.    



Exemplo para o mundo

De acordo com o deputado federal Aliel Machado (PCdoB-PR), o Brasil dispõe de uma boa lei, mas não a aplica com efetividade. “Isso não se faz de uma hora para outra”, defende. “Nós diminuímos, nos últimos anos, a desigualdade no Brasil, porém, esse é um processo que está em caminhamento”, completa.

O parlamentar acredita no aperfeiçoamento do texto do ECA e que a família não pode estar isenta em relação ao jovem infrator. “A redução da maioridade penal vai prejudicar todo um trabalho e andamento”, advertiu. “O Estatuto tem uma legislação importante na questão da garantia dos direitos, mas também importante na garantia dos deveres que esses jovens e essas famílias têm (...)”.  

Artigo 4º

Em entrevista ao Portal Brasil, a doutora Geny Helena Marques defendeu a efetiva implementação do ECA para proteger a juventude do País. De acordo com a procuradora, é indispensável a aplicação do artigo 4º do Estatuto, como manda a Constituição.

“É dever da família, do Estado e de toda a sociedade garantir e implementar os direitos da criança e do adolescente”, argumenta. “A gente percebe que, toda vez que a sociedade se vê frente a algumas infrações praticadas por adolescente, vem à tona toda essa discussão sobre a maioridade penal, mas precisamos ter em mente que isso é combater o efeito e não a causa”, conclui Helena.



Fonte: Portal Brasil





ESTÁCIO DE SÁ VENCE EDITAL PARA CURSO DE MEDICINA


A Universidade Estácio de Sá será a instituição de ensino responsável pela implantação do curso de medicina em Angra dos Reis. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), nesta sexta-feira, 10. Outras instituições de ensino ainda podem entrar com recurso, entre os dias 13 e 22 deste mês. O resultado final será divulgado em 28 de agosto. A previsão é que as aulas já comecem no primeiro semestre de 2016.

O edital de chamada pública das mantenedoras foi publicado em 23 de dezembro do ano pas-sado. O Edital nº 6/2014 da Seres resultou de amplo debate com a sociedade, em audiências e em consulta pública. A elaboração do documento contou com contribuições da comunidade acadêmica, instituições de educação superior, associações e sindicatos vinculados à área do ensino de medicina. Os critérios de seleção previstos são indicadores de qualidade, sustentabi-lidade financeira e propostas de curso. Desde que foi lançado, a Universidade Estácio de Sá liderou o edital e a Associação Brasileira de Ensino Universitário (UniAbeu) ficou na segunda posição do certame aberto pelo MEC.

- Para receber a faculdade de medicina, o município de Angra disputou com dezenas de muni-cípios e atendeu a todos os requisitos. A cidade tem uma rede de atenção básica e de urgência e emergência ampla e isso será fundamental para o desenvolvimento da faculdade e dos seus estudantes. Os moradores não precisarão sair daqui nem para estudar, nem para trabalhar e teremos a chance de fixar esse profissional aqui e suprir a carência que temos nas áreas de atenção básica, que são os postos de saúde, e nas áreas de urgência e emergência. Só quem trabalha na área sabe da dificuldade de lotar médicos nas unidades, principalmente nos finais de semana - enfatizou o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

A criação de cursos de medicina faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal, mai-or projeto de assistência básica de saúde da história do país. As instituições de ensino puderam apresentar propostas para 39 municípios, com população de 70 mil habitantes ou mais, que ainda não dispunham de curso superior para a formação de médicos. Esses municípios estão localizados em 11 estados de quatro regiões do país.

COMO FOI A SELEÇÃO

O processo de seleção e avaliação dos municípios interessados em sediar universidades de medicina, iniciado em outubro de 2013, foi realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. Duzentos e cinco municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Destes, 39 preencheram os requisitos para receber os cursos, inclusive Angra. Além de Angra, no Estado do Rio, apenas Três Rios foi habilitada.

Para receber a faculdade, Angra dos Reis cumpriu alguns critérios. A cidade possui 275 leitos, distribuídos entre o Hospital Geral da Japuíba (170 leitos), Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (55 leitos) e Santa Casa (150 leitos). Além disso, tem uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Apoio Psicossocial (CAPs), dois centros de especialidades e um Centro de Informação de Radioepidemiologia, além das 64 equipes de Estratégia de Saúde da Família e da implantação da residência em medicina de família e comunidade.


 FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

quinta-feira, 9 de julho de 2015

ANGRA SUPERA META DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE



85% do público-alvo foi vacinado. Doses estão disponíveis para toda a população

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Secretaria de Saúde, ultrapassou a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Influenza (gripe). O número de vacinas aplicadas foi de 27.477, o que corresponde a 85,76% do público-alvo. A marca de 80% foi alcançada na última terça-feira, 30 de julho. 

O grupo prioritário inclui gestantes, crianças (de 6 meses a 5 anos), mulheres com 45 dias após o parto (as chamadas puérperas), idosos, indígenas e profissionais de saúde. Ao todo, 46 salas de vacina por todo o município atuaram para garantir a imunização. A vacina é capaz de proteger contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

Diante do alcance da meta, a secretaria informa que agora a vacina contra a gripe está liberada para toda a população. As únicas possíveis contraindicações são para pacientes alérgicos a componentes da vacina (principalmente à proteína do ovo) e com doenças neurológicas em atividade. Para quem está com gripe ou apresentando estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar a enfermidade passar, para depois ser vacinado.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3377-6741 ou pelo e-mail saude.imunizacao@angra.rj.gov.br.

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO PARQUE MAMBUCABA


Está ocorrendo esta semana no Parque Mambucaba, um mutirão de limpeza, onde as Ruas do bairro, estão recebendo caiação de meio fio, capina, varrição e retirada de entulhos, serviço realizado pela empresa LIMPPAR.




  PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA: CARLOS MAMBUCABA


quarta-feira, 8 de julho de 2015

PROGRAMA VAI ASSEGURAR EMPREGOS


O governo federal encaminhou nesta segunda-feira (6) ao Congresso Nacional uma medida provisória que cria o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). A proposta permite a redução da jornada de trabalho em até 30%, com uma complementação de 50% da perda salarial pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O teto para esse complementação é de R$ 900,84.



“Queremos estimular a manutenção do emprego [no período de ajuste da economia]”, disse o ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República. Segundo ele, o trabalhador que tem salário na faixa de até R$ 6 mil e estiver no PPE receberá 85% do rendimento por mês. O programa, informou o ministro, poderá usado pelas empresas por um período de seis a 12 meses.

“A ideia é que façam parte do programa as empresas que estejam em queda de produção e vendas. Assim, o programa protege trabalhadores, empresas e setores”, afirmou o ministro. A adesão ao programa pode ser feita até 31 de dezembro de 2015.

Numa redução de 30% da jornada, um trabalhador que recebe hoje R$ 2.500 de salário e entra no PPE passará a bganhar R$ 2.125, sendo que R$ 1.750,00 pagos pelo empregador e R$ 375 pagos com recursos FAT. Para Rossetto, juntamente com a manutenção do emprego, uma vantagem para o governo está na continuidade do pagamento de impostos e contribuição previdenciária.

Os setores que poderão aderir ao PPE serão definidos pelo Comitê do Programa de Proteção ao Emprego (CPPE), a ser formado por representantes dos ministérios do Planejamento, Fazenda, Trabalho, Desenvolvimento e Secretaria Geral da Presidência da República.

As empresas que aderirem ao PPE não poderão dispensar os empregados que tiveram sua jornada de trabalho reduzida temporariamente enquanto vigorar a adesão. No final do período, o vínculo trabalhista será obrigatório por prazo equivalente a um terço do período de adesão.


Apoio
Representantes de centrais sindicais e empresas aprovaram a criação do programa. Rafael Marques, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), disse que esse mecanismo atende bem às necessidades de período como o atual. “O PPE custeia o trabalhador ainda empregado, e não desempregado”, ressaltou. “Dá condições de negociar, preservar renda e manter emprego.”

Sergio Luiz Leite, da Força Sindical, lembrou que existe uma preocupação com perda de emprego na indústria, férias coletivas, sobretudo no setor industrial. “O programa vem em boa hora. Conhecemos a experiência da Alemanha. É um gasto do governo para assegurar o emprego”, disse ele, que acredita em bons avanços nas negociações.

Luiz Moan, da Anfavea (que reúne as montadoras de veículos), salientou que o PPE beneficia diversos setores industriais e serve como um instrumento de ultrapassagem de qualquer crise econômica. “Hoje, tem queda de demanda, fruto do baixo nível de confiança do consumidor. É o medo de perder o emprego. Com esse programa, haverá aumento de confiança”, disse.




Fonte:

Portal Brasil

terça-feira, 7 de julho de 2015

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA


O ESTALEIRO BRASFELS ABRIU NOVAMENTE O FICHAMENTO E ESTÁ PRECISANDO DE:
ENCANADOR
SOLDADOR
CALDEIREIRO
ELETRICISTA
AJUDANTE

OS INTERESSADOS, ENVIAR CURRICULO PARA:   lilian.correa@kfelsbrasil.com.br 

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO


Já estão abertas e seguem até o dia 17 de julho as inscrições para o auxílio-transporte universitário. O benefício é oferecido pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os interessados devem comparecer no protocolo da sede da prefeitura, situada na praça Nilo Peçanha, 186, Centro, no período de 9h30 às 16h, e apresentar cópia da carteira de identidade e do CPF; cópia do comprovante de residência (cobrança de tarifa de água, luz ou telefone, em nome próprio, do ascendente ou do locador do imóvel, desde que devidamente comprovado através de contrato registrado em cartório); informações sobre dados bancários (nome e número do banco, nome e número da agência e número da conta).

O programa repassa R$ 180 por mês aos estudantes que têm que se deslocar da cidade para cursar ensino universitário ou ensino técnico (no caso de ensino técnico, são contemplados somente os alunos de centros federais de ensino tecnológico). Para fazer jus ao benefício, o estudante precisa ter renda familiar correspondente ao valor de até dez vezes o salário mínimo de referência nacional.

A comprovação se dará através de documentos, como a cópia da última declaração do imposto de renda entregue à Secretaria da Receita Federal do Brasil, relativa ao estudante e aos demais familiares, ou cópia da carteira profissional do estudante e dos demais familiares, com a devida atualização salarial à época do pedido, bem como dos últimos três contracheques, ou ainda declaração do INSS, comprovando a condição de aposentado ou pensionista do estudante e de seus familiares, se for o caso, na qual haja indicação do valor do último benefício pago a eles.

Também serão necessários a cópia da carteira profissional do estudante e de seus familiares, com a anotação relativa à data da saída do empregado, se desempregado; comprovante de matrícula em centro federal de ensino tecnológico ou instituição particular ou pública de ensino de nível superior; declaração de que se enquadra nos requisitos previstos na Lei nº 2.215/ 2009, modificada pela Lei nº 2.496/2010 (a lei do auxílio-transporte), e ficha cadastral devidamente preenchida e assinada.

Os pedidos dos estudantes serão submetidos à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento de auxílio-transporte universitário para validação. O programa contempla até 600 estudantes em cada semestre.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS


sexta-feira, 3 de julho de 2015

FLIP 2015 JÁ COMEÇOU!


FLIP 2015 já começou
Uma performance inesperada, e a fala de três convidados inauguraram nesta quarta-feira, 01, a 13ª edição da Flip. O encontro entre a crítica argentina Beatriz Sarlo, a autora e professora de literatura brasileira da USP Eliane Robert Moraes e o pesquisador Eduardo Jardim lançou novas perspectivas sobre a vida e obra de Mário de Andrade, autor homenageado em 2015.
Após apresentação de Mauro Munhoz, diretor da programação principal, e Paulo Werneck, curador da Flip e da FlipMais, Beatriz Sarlo iniciou sua fala na Tenda dos Autores. A escritora procurou mapear as semelhanças e diferenças entre a geração de modernistas da década de 1920 no Brasil e na Argentina, analisando especialmente os livros “Macunaíma”, de Mário de Andrade, e “Don Segundo Sombra”, de Ricardo Güiraldes. Eliane Robert Moraes dedicou-se a dissecar a erótica de Mário, “tão inesperada quanto intensa”, lembrando que o erotismo era um componente importante do material etnográfico recolhido junto ao Bumba-meu-boi e outras tradições da cultura popular. Por fim, mencionou a questão da homossexualidade de Mário, e destacou a importância de não se reduzir sua obra à “questão gay”.
Autor de “Eu Sou Trezentos”, primeira biografia de Mário de Andrade, Eduardo Jardim trouxe à tenda a multiplicidade do escritor, frisando sua atuação como agitador e gestor cultural – ajudando a formular o modernismo nos anos 1920 – mas também a colocá-lo em perspectiva crítica na década de 1940. A mesa terminou com uma intervenção surpresa do ator Pascoal da Conceição, que, vestido como Mário de Andrade, leu um trecho do autor homenageado e manifestou publicamente sua admiração pelo trabalho de pesquisa de Jardim, sendo saudado pelo público e pelo curador.

Show de abertura

Conjugando cirandas, canções tradicionais, ritmos dançantes e poemas, Luís Perequê colocou o público para dançar e cantar junto com ele na Tenda da Flipinha. O artista paratiense começou a noite numa apresentação com um coral de crianças e, em seguida, convidou a cantora Dani Lasalvia para o palco. Ela interpretou algumas canções que fizeram parte das pesquisas musicais de Mário de Andrade. Depois, Perequê voltou ao palco e, acompanhado do grupo “Os caiçaras”, entoou letras falando de mar, barcos, amores e outros temas que envolvem a cultura paratiense, celebrando musicalmente a cidade e o autor homenageado de 2015.
Acompanhe a transmissão ao vivo das mesas da programação principal no site da Flip.

FlipZona

A primeira mesa da FlipZona, que ocorreu ontem, pela manhã, com Alessandra Roscoe e Dilea Frate, discutiu onde a literatura e o cinema se encontram. A conversa entre elas começou com a leitura dos livros das autoras. Em seguida, ambas contaram suas primeiras relações com a leitura e a escrita. O cinema fez parte do debate, e Dilea afirmou que é possível narrar um filme do mesmo jeito que se narra um livro. 
FONTE: ANGRANEWS

GOVERNO FORMALIZA FINANCIAMENTO PARA USINA DE ANGRA 3


O financiamento de R$ 3,8 bilhões para a continuidade das obras da Usina Termonuclear Angra 3, no Rio de Janeiro, foi formalizado pelo Ministério da Fazenda, em despacho publicado no Diário Oficial da União. Os recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos importados e pagamento de serviços internacionais para a usina.

O aval da União, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, ao financiamento da usina termonuclear de Angra 3 libera os recursos negociados em junho de 2013 junto à Caixa Econômica Federal, pela Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás responsável pelo empreendimento.



Em abril, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, havia recebido a confirmação da autorização pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O despacho foi publicado na terça-feira (30).

Angra 3 terá capacidade instalada de 1.405 MW, e sua conclusão está prevista para 2018. A usina, ao mesmo tempo em que expandirá a oferta de energia, auxiliará também na diversificação da matriz energética, mediante ampliação da participação da fonte nucleoelétrica.




Agência Brasil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA APOSTAM EM AUMENTAR A LEITURA


Produzida a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil publicou sua terceira e mais recente edição em 2012 e apontou que o brasileiro lê uma média de 1,85 livro por trimestre. O número é inferior à média da pesquisa anterior, divulgada em 2008, que estimava a leitura de 2,4 livros a cada três meses e está atrás de índices de países vizinhos, como Argentina e Chile. Mudar essas estatísticas, aumentando o consumo de livros, é um dos desafios do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC).

Entre as iniciativas para alcançar esse objetivo estão o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL), que visa apoiar a produção, edição, distribuição (com incentivo em bibliotecas públicas) e comercialização de livros, e a Política Nacional do Livro, projeto de lei para regular o preço de livros.

Na última segunda-feira (29 de junho), foi realizada uma audiência pública convocada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para tratar do projeto de lei 1.321/2011, que cria o FNPL. O fundo terá natureza contábil e prazo indeterminado de duração. Entre as fontes de recurso estão o Tesouro Nacional, subvenções, doações e auxílios de entidades brasileiras e estrangeiras.

Vice-presidente da Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca e relator do projeto de lei que institui o Fundo Nacional do Livro e da Leitura, o deputado federal Rafael Motta (Pros-RN) foi acompanhado na mesa, entre outros, pela diretora substituta da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Suzete Nunes, do MinC, e pela coordenadora-geral de materiais didáticos do MEC, Júnia Sales Pereira.

Todos foram unânimes em reconhecer a importância fundamental do FNPL. “É preciso recursos de maneira permanente, que não fiquem reféns dos orçamentos. Com um fundo para o livro e a leitura, será possível aplicar da melhor forma, de maneira descentralizada e equilibrada entre as regiões do país. Temos um bom ponto de partida, um mecanismo próximo do ideal, desde que se façam os ajustes necessários”, comentou Suzete Nunes.

Durante a audiência – que também contou com a presença do presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Marcos da Veiga Pereira, do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto, do presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli, da presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, e de Volnei Canônica, representante do Movimento Brasil Literário –, sugestões foram feitas visando o aperfeiçoamento do projeto de lei, como deixar mais claro quem seriam os responsáveis por alimentar o fundo e como funcionarão as regras dos incentivos para livrarias e bibliotecas. O deputado Rafael Motta deve entregar em julho o relatório do projeto para análise e votação da Comissão de Educação.

Fonte:

Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Câmara Brasileira do Livro

quinta-feira, 2 de julho de 2015

PARATY EM FOCO 2015 SERÁ EM SETEMBRO


O Paraty em Foco chega, no mês de setembro, à sua 11ª Edição. Neste ano o Festival orbita de forma crítica em torno da temática que se impõe com a febre dos selfies: a representação e autorrepresentação na era dos dispositivos.

Debates, entrevistas, projeções, exposições, workshops e outras tantas atividades trazem a Paraty, entre os dias 23 e 27 de setembro, uma série de pesos pesados da fotografia. Dentre os convidados internacionais, o australiano Max Pam, o finlandês Arno Rafael Minkkinen e o ucraniano Boris Mikhailov. Dentre os brasileiros, Christian Cravo, Ailton Krenak e Marcio Scavone.



Como já é tradição,  a Convocatória em Foco está com suas inscrições abertas para receber trabalhos de artistas de todo o mundo. Em 2014 foram 1.225 inscritos de diversos países, entre eles, Brasil, México, Chile, Argentina, Venezuela, Índia, Reino Unido, Uruguai, Suíça, República Dominicana, Alemanha, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Portugal, Peru, Canadá, Bolívia, Colômbia, Bélgica, Russia, Irlanda, Paraguai, Equador, Cabo Verde e Eslovênia.

Esse ano o festival traz também uma novidade, o Prêmio Paraty em Foco.O concurso premiará o melhor portfólio fotográfico e o melhor trabalho multimídia de artistas residentes no Brasil, que se inscreverem na convocatória.

Convocatória em Foco 2015

Através da convocatória de temática livre, serão selecionados trabalhos fotográficos e multimídia de artistas nacionais e internacionais para apresentação durante a 11º edição do Paraty em Foco. Para participar da convocatória basta se inscrever no site até 22 de agosto de 2015. As inscrições são gratuitas e não há limite para quantidade de projetos inscritos por participante.

Além das inscrições espontâneas, também concorrem projetos indicados por grandes nomes da área, Ihiro Hayami [Tokyo Institute of Photography/ Japão], Manik Katyal, [Emaho Magazine/ Índia], Jorge Panchoaga e Santiago Escobar Jaramillo [Colectivo Más Uno/ Colômbia]; e pelo curador da convocatória,Claudi Carreras.

O júri que irá selecionar o melhor trabalho entre todos os inscritos será formado por Eduardo Saron [Itaú Cultural], Iatã Cannabrava [Paraty em Foco], Paulo Miyada, Ronaldo Entler [FAAP] e William Silveira [Nikon]. O autor selecionado será convidado a exibir seu trabalho durante o Paraty em Foco 2015, e também terá o transporte e hospedagem pagos para todos os dias do festival (de 23 a 27 de setembro).

Prêmio Paraty em Foco 2015

A novidade para esse ano é que os artistas residentes em território nacional e que inscreverem seus trabalhos na Convocatória em Foco 2015 também podem concorrer ao Prêmio Paraty em Foco. Os resultados serão divulgados pelo site do festival e por e-mail até o dia 31 de agosto de 2015.

O mesmo júri da convocatória irá escolher o autor do melhor trabalho fotográfico e do melhor trabalho multimídia para receberem os seguintes prêmios:

Melhor trabalho multimídia: câmera Nikon D750 FX 24.3MP com LCD 3,2” + lente AF Nikkor 50mm f/1.8D.

Melhor trabalho fotográfico: impressora Epson SureColor P600.

FONTE: ANGRANEWS

quarta-feira, 1 de julho de 2015

NOVO CABO SUBMARINO IRÁ CONECTAR BRASIL E EUROPA


Uma nova empresa brasileira vai viabilizar a construção de um cabo submarino que vai conectar a cidade de Fortaleza (CE) a Portugal. O documento que formaliza a criação da joint-venture que viabilizará a construção do cabo foi assinado nesta terça-feira (30) pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, pelo presidente da Telebrás, Jorge Bittar e por representantes da Islalink, em Brasília (DF).

A empresa terá 35% de participação da Telebras, 45% da espanhola IslaLink e 20% de um terceiro acionista nacional, ainda a ser definido. O empreendimento terá investimentos estimados de U$ 185 milhões. O cabo vai permitir a transmissão de 30 terabits por segundo e o acesso aos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) nas cidades de Frankfurt, Amsterdã, Londres e Paris.  Segundo a Telebrás, o cabo também poderá ser ancorado na Guiana Francesa, Cabo Verde, nas Ilhas Canárias e em Madeira.

O acesso aos PTTs vai fortalecer a oferta das comunicações disponível no Brasil, principalmente em áreas onde há demanda de latência como saúde, computação em nuvem e mercado financeiro.

Graças à implantação da tecnologia, também será possível ampliar a troca de informações entre o bloco europeu e a América do Sul. O canal de comunicação vai beneficiar, por exemplo, o intercâmbio entre 1,4 mil instituições de pesquisa científica e educação da América do Sul - mais da metade delas no Brasil – e 3 mil na Europa. Entre outras áreas com grande demanda de banda estão a astrofísica, a cosmologia e a astronomia óptica.


O cabo submarino deve levar 18 meses para ser construído e a expectativa é que seus 5,9 mil km estejam prontos no início de 2018.

FONTE: PORTAL BRASIL,