domingo, 29 de setembro de 2013

A MAIOR FESTA DESTINADA Á CRIANÇA JÁ REALIZADA NO PARQUE MAMBUCABA


Neste Domingo (29), aconteceu a primeira festa: (BRINCADEIRA DE CRIANÇA) no Campo da Gringa, Parque Mambucaba.  Foi um grande sucesso de público, mesmo com o tempo nublado e com ameaça de chuva o tempo todo.
A festa ocorreu das 9:00 h às 17 h e pôde contar com a presença da população do bairro e adjacência, onde resultou em um número aproximado de mil pessoas presentes, entre adultos e crianças.   Foi servido para todos durante a festa: cachorro quente com refrigerante, pipoca, algodão doce e bolo.   Os Palhaços Geleia e Mocotó animaram a festa com muitas brincadeiras, graça e simpatia, a garotada se divertiu bastante.  Durante a festa, os times de futebol: Escolinha Oficial do Flamengo do Parque Mambucaba e Escolinha do Coríntias oficial com sede em Ubatuba, SP, ambos, categoria juvenil, foram convidados a um jogo amistoso.
O sorteio de duas bicicletas no final do evento, patrocinadas por comerciantes locais, fechou a festa com chave de ouro.  A mesma, foi realizada pela Associação de Moradores do Morro Boa Vista, que tem como Presidenta, a Srª. Bia. A presidenta agradeceu imensamente a todos, que colaboraram direta ou indiretamente à realização deste evento.  Aos comerciantes locais que, com suas doações, demonstraram que,  entenderam a proposta da organização do evento de, estar levando alegria e entretenimento à população do Parque Mambucaba e adjacência.  A subprefeitura da Região Sul que deu o apoio necessário. A Eletrobras Eletronuclear, que não pensou duas vezes, ao responder favoravelmente os oficios lhes enviados, nos pedidos de apoio e doações pela associação.  A Andrade Gutierrez pelo valoroso apoio.
Agradecimentos especiais ao mandato e colaboradores do Vereador Fábio Macedo, que estiveram presentes,  ajudando a associação de moradores, na montagem e infraestrutura do evento, dando suporte o tempo todo e assim, colaborando imensamente com o sucesso almejado e alcançado. 

Presidenta Bia:    -Estou feliz por mais este evento, por podermos estar levando alegria e diversão para as nossas crianças!

Muito obrigada a todos!



















  Fotografia: Carlos Mambucaba

sábado, 28 de setembro de 2013

CENTRAIS DE ATENDIMENTO ORIENTAM O CIDADÃO SOBRE SEUS DIREITOS BÁSICOS



Como reagir após presenciar um caso de violência? O que fazer para saber até quando uma campanha de vacinação irá funcionar e em que postos de saúde? Para responder questões como esta, o Governo Federal ampliou o número de centrais de atendimento e disque-denúncias.

As centrais de atendimento têm profissionais capacitados para lidar com situações adversas e orientar o cidadão sobre seus direitos. Quando há denúncias, elas são encaminhadas a um órgão competente para verificação.  Geralmente, os técnicos das centrais trabalham com um banco de informações – o de saúde, da Ouvidoria do SUS, tem mais de 2 mil dados sobre assuntos diversos, por exemplo. A partir destas informações o cidadão é atendido, encaminhado a outros órgãos, e tem a demanda registrada para apuração.

“A ouvidoria é um dos canais mais importantes da democracia, porque permite ao cidadão participar diretamente das ações governamentais. É um canal de controle social”, afirma a ouvidora geral do SUS, Vanilda Alves. Nos disque-denúncia, o atendimento é feito em total sigilo. O cidadão pode relatar o que sabe sobre algum crime presenciado ou vivido, sobre o paradeiro de suspeitos e procurados ou sobre situações de violência.

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180

Criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Central de Atendimento à Mulher é um dos serviços utilizados para informações sobre direitos femininos, especialmente a partir da Lei Maria da Penha, em vigor desde setembro de 2006. Em 2012, a média da central foi de 2 mil telefonemas por dia. Dentre as 732.468 solicitações recebidas, cerca de 60% foram encaminhadas para a segurança pública (Polícia Civil, Militar e Bombeiros).

De acordo com Clarissa Carvalho, coordenadora da Central de Atendimento à Mulher, a sanção da Lei Maria da Penha ampliou o acesso e passou a pautar o atendimento do Disque 180. “Elas passaram a procurar o 180 em busca de informações mais específicas, já sabendo dos seus direitos”, explica. As ligações já partiram de mais de 3 mil entre os 5.564 municípios do País.

A amplificação do alcance do Disque 180 também acontece quando são discutidos temas polêmicos de direitos femininos na mídia. De acordo com a coordenadora da central, a partir da veiculação da novela Salve Jorge, da Rede Globo, em outubro de 2012, o número de denúncias de tráfico de mulheres aumentou consideravelmente. A temática da novela, que tratava do tráfico de pessoas para o exterior, fez com que o número de denúncias ao 180 chegasse a 194 só nos três primeiros meses de 2013, enquanto em todo o ano de 2012 foram registrados 35 relatos de tráfico e em 2011, 58.

O atendimento a mulheres em situação de violência pelo Disque 180 ainda é restrito, já que, de acordo com os dados da SPM, a cada hora 243 mulheres são agredidas no País. Em apenas 4% dos casos as vítimas ou pessoas que presenciam a violência ligam para a Central de Atendimento.

O Ligue 180 é considerado pela SPM como uma forma de a mulher se familiarizar com seus direitos à saúde, justiça e segurança pública. Até o final de 2013, o serviço deverá ser ampliado e funcionar também como um disque-denúncia: Samu, Ministério Público e polícias Militar e Federal poderão ser acionadas imediatamente.

Não só mulheres podem ligar para o 180: qualquer um pode tirar dúvidas em relação aos direitos femininos e fazer denúncias, tendo o anonimato preservado. O serviço também chegou ao exterior: Espanha, Itália e Portugal podem fazer ligações gratuitamente – e deve chegar a mais 10 países até o fim de 2014.

Disque Direitos Humanos

Criado em maio de 2003, o Disque 100 recebia apenas denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. No final de 2010, o serviço passou a abranger também denúncias de pessoas em situação de rua, da população LGBT, de pessoas com deficiência e idosos. De 2011 para 2012, a média diária de atendimentos aumentou em quase 100, chegando a cerca de 700 por dia. Os telefonemas se dividem entre denúncias (66% do total), busca por informações (29%), orientações (4%) e elogios e sugestões (1%).

Como um mediador, o Disque 100 encaminha para os órgãos responsáveis as denúncias, que são apuradas levando-se em consideração que o indivíduo pertence a um grupo vulnerável.

Disque Saúde / Ouvidoria do SUS

A Ouvidoria do Sus, que desde 2011 funciona sob o tridígito 136, é um dos serviços mais utilizados pela população para esclarecimento de dúvidas, denúncias e reclamações. Em 2012, o serviço recebeu quase 2 milhões de ligações, dentre dúvidas sobre como deixar de fumar a questões sobre a Farmácia Popular.

No Disque Saúde, o atendimento pode ser feito por um atendente – que tem à mão um banco de dados para respostas – ou eletrônico, em que o usuário esclarece as dúvidas com o apoio de gravações. De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, as manifestações de usuários do SUS também são encaminhadas à Ouvidoria do SUS.

Vanilda Alves explica que, além dos mecanismos tradicionais, o SUS promove uma ouvidoria ativa, procurando os cidadãos. Cada pessoa atendida pela rede recebe a Carta SUS para fazer uma avaliação e a confirmação do serviço prestado. Assim o cidadão pode conferir o que foi preenchido na ata médica e denunciar qualquer tipo de tratamento inadequado.

Gestantes que tenham tido partos em hospitais da rede do SUS fazem parte da Rede Cegonha. Elas recebem formulários para preencher cada detalhe do atendimento recebido – até mesmo de como foi o toque vaginal em cada parturiente.

Em casos de negação de marcação de exames, o usuário deve procurar o atendimento para solicitar uma revisão do processo no hospital. Gestores estaduais ou municipais são notificados e averiguam a demanda. Uma equipe do Ministério da Saúde acompanha a resolução dos pedidos e têm, no máximo, 90 dias para atender à solicitação feita.

Tridígitos

Os códigos de três dígitos só podem ser utilizados para serviços de utilidade pública ou serviços públicos de emergência, e estão entre 100 e 199 na telefonia. As chamadas para números de emergência são sempre gratuitas, e as de serviços públicos podem ser cobradas ou não. Os números curtos favorecem a memorização pelo cidadão.

Os 0800 podem ser utilizados para prestação de serviços por qualquer empresa, pública ou privada. Conhecidas pelo prefixo da chamada gratuita, as chamadas 0800 são cobradas à instituição que solicitou o número à Anatel.

Pela internet

Os serviços de denúncia e esclarecimentos também podem ser feitos pela internet em muitos dos casos. Os Disque-Denúncia (181), em muitos estados, aderiram à campanha “Rompa o silêncio – Clique aqui e denuncie”, que estimula o registro de denúncias anônimas através da internet. Para fazê-lo, o cidadão deve buscar um serviço de segurança pública do seu estado.

O SUS também fornece formulários online, com opções de anonimato, para dúvidas, denúncias, reclamações e sugestões. O endereço para o registro de manifestações é http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1624.  

FONTE: PORTAL BRASIL




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VEREADORES GARANTEM “MINHA CASA, MINHA VIDA” PARA FAMÍLIAS COM ATÉ 3 SALÁRIOS MÍNIMOS

Os vereadores da Câmara Municipal de Angra dos Reis aprovaram na Sessão Ordinária da terça-feira (24), em 1ª votação, a Mensagem nº 078/2013, de autoria da prefeita Conceição Rabha, que institui em Angra dos Reis o programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’.
O presidente da Casa, vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB), explicou que os vereadores entenderam que era necessário um maior esclarecimento sobre o projeto para que houvesse a votação.
- Recebemos nesta terça, nas Comissões de Finanças e Justiça da Casa, o Gerente Geral da Superintendência Sul Fluminense da Caixa Econômica Federal, Fernando Rabelo, que tirou todas as nossas dúvidas sobre a implantação do projeto no município. Assim nos sentimos seguros para aprová-lo, sabendo que estaremos, de fato, beneficiando a população de Angra dos Reis -, salientou Mascote, acrescentando que a Câmara Municipal garantiu a destinação do projeto para a população com renda de 0 a 3 salários mínimos, já que o projeto inicial contemplava moradores com renda até 6 salários.
Jorge Eduardo destacou ainda que mensagens polêmicas enviadas pelo Executivo Municipal terão de passar pelas Comissões antes de serem votadas no Plenário.
- Não vai passar mais nada do dia para a noite nesta Casa.  Tudo o que for polêmico, antes de ser votado, terá que ser analisado pelos vereadores nas Comissões -, reforçou o presidente do legislativo angrense, Jorge Eduardo Mascote, garantindo que a Câmara Municipal nunca esteve contra a projetos como o ‘Passageiro Cidadão’ e o ‘Minha Casa, Minha Vida’. Vale ressaltar que, segundos os técnicos da Caixa Econômica, o município teria até novembro para se inscrever no programa habitacional do Governo Federal.
A segunda votação do projeto habitacional acontecerá na sessão ordinária desta quinta-feira (26), que tem início às 15h, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Para acompanhá-la, basta sintonizar o canal 14 da Net ou acessar, na web, o site www.cmar.rj.gov.br, clicando no ícone TV Câmara, localizado no campo Imprensa.
Depois de o projeto ser aprovado pela Câmara Municipal, caberá à prefeita Conceição Rabha a sanção da Lei e a execução do projeto, que deverá ser implantado nos bairros da Banqueta, Frade e Parque Mambucaba, atendendo a milhares de famílias angrenses.

FONTE:CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS






SUL E SUDESTE RECEBEM PLUVIÔMETROS



O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) inicia, nesta quinta-feira (26), uma nova jornada para entrega de 195 pluviômetros semiautomáticos em todo o Brasil.

Os equipamentos medem a quantidade de chuvas e serão instalados em áreas de risco, sujeitas a inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

Atingido recentemente por fortes chuvas, o estado de Santa Catarina recebe 36 pluviômetros, que chegam a 11 cidades: Ilhota (5); Ituporanga (1); Jaraguá do Sul (6); Lages (3); Mafra (3); Ponte Alta do Norte (1); Rio Negrinho (1); Schroeder (2); Timbé do Sul (10); Vidal Ramos (2); e Urubuci (2).

No primeiro semestre, o Cemaden havia fornecido 54 equipamentos a 17 municípios catarinenses, sendo dois em Ilhota e quatro em Jaraguá do Sul. Também foram contemplados Araranguá (2); Blumenau (15); Brusque (2); Garuva (2); Gaspar (5); Itapema (3); Joinville (2); Luiz Alves (1); Nova Trento (1); Nova Veneza (2); Rio do Sul (3); Rodeio (1); São João Batista (1); São José (6); e Taió (2).

Cinco pluviômetros serão distribuídos a três cidades paranaenses. Nos próximos dias, um aparelho será entregue em Fazenda Rio Grande. Uma nova distribuição está prevista a partir de 11 de outubro, contemplando: Almirante Tamandaré (2) e Umuarama (2).

Em agosto, o Cemaden entregou equipamentos no Rio Grande do Sul, nos municípios de Alto Feliz (1), Fontoura Xavier (3), Igrejinha (3), Novo Hamburgo (2) e Rolante (3).

A iniciativa integra as ações do MCTI para a prevenção a desastres naturais, que se estende também ao sudeste do País. É um total de 38 pluviômetros destinados ao estado do Rio de Janeiro. A capital recebe 20 aparelhos, somados a outros cinco para São João de Meriti, na Baixada Fluminense, cinco para Angra dos Reis e oito para Cantagalo, município que faz fronteira com Minas Gerais.

Em São Paulo, a ação iniciada engloba seis pluviômetros, sendo dois em Guararema e quatro em Ribeirão Pires. Em agosto, 11 municípios haviam recebido os equipamentos, totalizando 42 pluviômetros.

FONTE: PORTAL BRASIL

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

15ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA


VEREADOR FÁBIO MACEDO PROPOSIÇÕES
na 15ª Sessão Ordinária de 2013 - 26/09/2013 (Quinta-feira)
INDICAÇÕES
Indicando à Prefeita Municipal COLOCAÇÃO DE LIXEIRA DE COLETA SELETIVA da Travessa Volta Redonda com acesso pela Rua São José localizada no Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal COLOCAÇÃO DE LIXEIRA DE COLETA SELETIVA da Travessa Y com acesso pela Rua Francisco Guedes da Silva localizada no Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal GALERIA DE CONTENÇÃO na vala da Rua Santa Catarina (ao lado do IML) no Bracuhy.
Indicando à Prefeita Municipal COLOCAÇÃO DE AREIA no campo society localizado no Condomínio na Morada do Bracuhy.
Indicando à Prefeita Municipal PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA da Travessa Mato Grosso localizada no Condomínio Morada do Bracuhy.

FOI INAUGURADA NESTA QUINTA-FEIRA (26) A NOVA CRECHE NO PARQUE MAMBUCABA




A Subprefeita da Região Sul a Srª. Cristina Maria, recebeu a Prefeita Conceição Rabha e parte de seu secretariado, nesta Quinta-feira (26) no Parque Mambucaba, para a inauguração da nova creche denominada: (PARQUE MAMBUCABA) que tem como diretor o Sr. Rodrigo e esta, localizada  na Rua Dolor Barreto, antiga Rua 20.   Os alunos da creche prestaram uma homenagem a Prefeita e sua comitiva, interpretando uma peça musical de teatro e logo a seguir, a comitiva visitou as dependências da creche.
A Prefeita em suas palavras, afirmou mais uma vez que, será construída em breve no Parque Mambucaba, uma nova creche nos moldes da creche do Bracuhy com verba certa do Governo Federal e outra, que será construída no terreno ao lado do Supermercado Supermarket na Av. Francisco Magalhães de Castro, também no Parque Mambucaba, onde irá atender as nossas crianças que ainda não conseguiram vagas nesta e que precisam estar recebendo uma boa educação inicial numa creche de qualidade e pública.   
A prefeita disse ainda que, está destinada uma verba considerável, a ser investida aqui no Parque Mambucaba.  Só no saneamento básico serão 48 milhões disse a Prefeita, reforçando a sua promessa em outras reuniões no Parque Mambucaba de que,  a Região Sul  do nosso município, receberá em sua gestão, uma atenção especial prioritária. 

O Vereador Fabio Macedo, como, um incansável defensor da educação, que por sinal, sua priori bandeira, se empenhou bastante em estar buscando esta nova creche pro Parque Mambucaba, junto ao poder executivo.


A Presidente da Associação de moradores do Morro Boa Vista, a Srª. Bia, agradece ao Executivo municipal angrense, a Van, que foi liberada e destinada ao transporte dos alunos da creche, que moram no Morro Boa Vista e ao Vereador Fábio Macedo, que tem sido um grande parceiro, não só nesta realização mas, em várias outras, na forma de proposições,  buscando benefícios para a comunidade do Boa Vista.



Vereador Fábio Macedo:

Sabemos que precisamos de mais creches, para dar conta de tantas crianças em nossa região e tenho certeza... se depender da Prefeita Conceição Rabha e conhecendo-a como eu a conheço, a educação na sua gestão, será prioridade!








A VAN QUE TRANSPORTARÁ AS CRIANÇAS DO MORRO BOA VISTA


 Fotografia: Carlos Mambucaba

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO: