quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MORADORES DE RUA RECEBEM ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL EM CENTROS ESPECIALIZADOS

Centros POP oferecem atendimento psicológico, banheiro, alimentação e encaminham aos programas do governo federal.
Brasileiros em situação de rua podem encontrar apoio nos Centros de Referência Especializada em População em Situação de Rua (Centro POP). No país, são 89 unidades em pleno funcionamento e outras 64 em fase de implantação, somando 153 unidades em 117 municípios. A meta é chegar a 250 até 2014.

David Cavalcante, há 18 anos morando na rua, já vislumbra um futuro melhor depois de frequentar Centro POP de Brasília.

O aumento na criação de centros é uma das estratégias do governo federal para retirar 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), há cerca de 300 mil pessoas em situação de rua atualmente no País.
A unidade deve funcionar como um espaço para o convívio em grupo, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Nos centros, os moradores de rua devem ter vivências para o alcance da autonomia e estímulo à organização, mobilização e participação social.

Os Centros POP são construídos em lugares de fácil acesso e funcionam cinco dias por semanas, oito horas por dia. Cada unidade tem sala de atendimento individualizado, familiar ou em pequenos grupos; salas para atividades coletivas; cozinha, refeitório e lavanderia; banheiros masculinos e femininos com banheiros e adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de armários individualizados.
FONTE: PORTAL BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário