quinta-feira, 21 de maio de 2015

SAÚDE LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO 2015


O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (20) a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno 2015. Durante evento realizado em Brasília (DF) representantes do Governo Federal lembraram sobre a importância da amamentação e também da doação de leite. O evento contou, ainda, com a presença da atriz e apresentadora Maria Paula, que recebeu, em 2012, o título de Embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH).

Segundo a ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter, em 2014, foram coletados, em todo o País, 184 mil litros de leite materno, beneficiando 170 mil recém-nascidos. "A meta é ampliar em 15% as doações p/bebês prematuros. 1 litro de leite beneficiará 10 bebês prematuros", disse.

Campanha doação de leite 2015

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo. Atualmente, o País conta com 215 bancos de leite e 98 postos de coleta distribuídos em todos os estados brasileiros.

Para a atriz Maria Paula, embaixadora da Rede BLH amamentar  a doação é um ato de amor. “Ao doar você tem um vínculo eterno com os bebês que receberam o leite”, disse. 




Como doar

O Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio, falou sobre a importância do ato de amamentar e lembrou os cuidados básicos que devem ser tomados. “Toda mulher que amamenta pode doar, basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, lembrou.

É importante ressaltar que, antes da coleta, a doadora deve fazer uma higiene pessoal. As mamas devem ser lavadas apenas com água e, em seguida, secadas com toalha limpa. Além disso, é preciso usar pano ou máscara sobre o nariz e a boca, lavar bem mãos e braços, até o cotovelo, com bastante água e sabão.

O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo e pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Se você está amamentado e quer doar, procure o banco de leite mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136.

Fonte:   Portal Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário