domingo, 17 de maio de 2015

FESTA PARA A CHEGADA DA ÁGUA TRATADA EM PARATY


Essa sexta-feira, 15 de maio, vai entrar para a história de Paraty. Em uma tarde memorável, centenas de pessoas acompanharam a entrega da primeira estação de tratamento de água do município, na Pedra Branca.
Com a estação, 70% da água consumida na área urbana de Paraty passa a ser tratada. Em quatro meses, a concessionária Águas do Brasil vai inaugurar a estação do Corisquinho e 100% da água será tratada.

Estiveram presentes na inauguração o diretor do grupo Águas do Brasil, João Luiz Queiroz, o superintendente da Águas de Paraty, Renini César de Oliveira, o presidente interino da Eletronuclear, Pedro Figueiredo, o promotor público de Paraty, Vinicius Ribeiro, o comandante da Capitania dos Portos em Paraty, Júlio Amaral, o comandante do Corpo de Bombeiros, major Fábio Mário, e o presidente da Câmara, Luciano Vidal, e demais vereadores.



O diretor do grupo Águas do Brasil, João Luiz Queiroz, declarou que estava orgulhoso e satisfeito de estar em Paraty em um momento tão importante para a história da cidade. Segundo ele, “isso só foi possível com a determinação e a forma aguerrida com que o prefeito Casé abraçou o projeto. Ninguém acreditava que Paraty não tinha água tratada.”

O presidente da Eletronuclear, Pedro Figueiredo, disse estar satisfeito com a constatação de que a empresa tem sido uma parceira confiável para os municípios vizinhos. Segundo ele, o investimento em saneamento é uma questão de saúde pública e eleva Paraty a um novo patamar, em termos de turismo.

“Parabenizo o prefeito por ter focado uma coisa tão importante, estou aqui na região há 40 anos e conversei com vários prefeitos, que sempre falaram sobre o saneamento e a Paraty-Cunha, mas nada acontecia. Agora estamos aqui e a Eletronuclear é parceira de Paraty nestes dois projetos.”

O presidente da Câmara, Luciano Vidal, disse que a inauguração da estação de tratamento é um marco para a história da cidade.

“A harmonia entre os poderes deu condição para que esta gestão faça as maiores obras já vistas nessa cidade.”

O secretário de Saúde, Paulo Eduardo, lembrou que, para cada real investido em saneamento, as prefeituras economizam quatro reais em atendimentos na saúde.

“Os prefeitos, geralmente, não gostam de investir em saneamento , mas, em Paraty, estamos mudando esse paradigma. Programamos um investimento de R$ 200 milhões em saneamento nos próximos 20 anos.”

O prefeito Casé encerrou a cerimônia agradecendo a todos que ajudaram a viabilizar as obras do saneamento, como o diretor da Eletronuclear Paulo Gonçalves, também presente, e o ex-deputado Carlos Minc, que ajudou a planejar a PPP, e o governo do Estado. Fez um agradecimento especial também aos vereadores, que aprovaram por unanimidade a PPP do saneamento.

“Fico muito orgulhoso de poder estar aqui neste momento. Quero dar um parabéns para todos nós, moradores de Paraty, porque esta é uma obra que ficará para sempre.”

Próximas obras – Durante a inauguração da estação da Pedra Branca, o superintendente da concessionária Águas de Paraty, Renine César de Oliveira, fez um balanço das obras já realizadas e detalhou o cronograma das próximas entregas.

Em relação ao abastecimento de água, Oliveira lembrou a construção de uma rede de 4,5 quilômetros na Jabaquara e disse que estão previstos dois reservatórios de 1 milhão de litros cada um, até 2016. Com isso, Paraty vai afastar definitivamente o risco de situações de desabastecimento.
Oliveira também anunciou que já foram instalados 11,5 quilômetros de rede de esgoto e que a estação de tratamento de esgoto deve entrar em operação até o fim do ano, colocando fim à poluição de rios e praias em Paraty. “Peço a compreensão da população neste momento porque algumas obras mexem com o cotidiano da cidade, mas o resultado será muito importante por um longo tempo.”

FONTE: ANGRANEWS




Nenhum comentário:

Postar um comentário