terça-feira, 17 de junho de 2014

ANGRA TERÁ POLO DE ONCOLOGIA


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia da cidade, assinou na manhã desta sexta-feira, dia 13, a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do antigo Pronto Socorro Municipal (prédio anexo à Santa Casa) para abrigar o primeiro centro de tratamento para pacientes com câncer da região. A assinatura aconteceu na Casa Laranjeira.

A unidade – que deverá entrar em funcionamento em 90 dias – será referenciada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O serviço será operado em parceria com o Hospital Jardim Amália (Hinja), de Volta Redonda, que presta o mesmo serviço para a região Sul Fluminense.

Emocionada, a paciente do Hinja, de Volta Redonda, Dulcineia Gil, agradeceu o empenho da prefeita Conceição e de todo o governo em trazer o atendimento aos pacientes com câncer para Angra dos Reis.

– Esse é um dia muito feliz para mim. Só quem passa por essa dificuldade sabe que a vitória nesse momento é muito grande. E só poderia ter vindo de uma pessoa que pensa no ser humano, como a prefeita. Lá, eles tratam os pacientes como um membro da família e vindo para cá, o serviço não será diferente, eu tenho a certeza – disse Dulcineia, que teve câncer de mama.

2014-06-13- Prefeita ass, Oncologia Hinja - foto Felipe de Souza (29)A prefeita Conceição disse que o serviço será para toda a região, sendo disponibilizado acesso também aos pacientes de Mangaratiba e Paraty.

- Vamos amenizar a dor dos pacientes e das famílias, que precisam se deslocar a outros municípios para a realização de procedimentos. Estamos cumprindo mais uma promessa que fizemos lá atrás, de humanizar a saúde de Angra dos Reis – disse a prefeita Conceição Rabha.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Marinho, lembra que, em breve, além da quimioterapia, o centro vai receber o serviço de radioterapia.

- Num futuro próximo, vamos trazer para o centro a radioterapia. O objetivo é fechar o ciclo oferecendo todo o serviço necessário para que o paciente não precise mais viajar e se sacrificar tanto ao realizar o tratamento – frisou a secretária.

Parceiro da Prefeitura de Angra, o ex-deputado estadual Gothardo Lopes Netto, que também é médico, foi fundamental para que o convênio fosse firmado.

- Estou muito feliz do projeto estar se tornando realidade. Isso não seria possível se não fosse a Conceição, incansável na busca por serviços de saúde de qualidade para Angra dos Reis. É o sonho se tornando realidade – disse Gothardo, que também já foi diretor do Hinja.

Pela parceria, a Prefeitura fará todas as obras de adequação e instalação e o Hinja disponibilizará equipamentos e mobiliário, além de funcionários. Serão três meses de preparação, orçada em R$ 370 mil. A previsão é inaugurar o serviço em outubro deste ano. A expectativa de atendimento mensal é de cerca de 60 consultas ambulatoriais, 40 quimioterapias e 30 cirurgias para tratamento oncológico inicialmente.

Com a vinda do centro, serão disponibilizadas ao tratamento dos pacientes atendidos pelo polo, áreas comuns ao hospital como Centro Cirúrgico, enfermarias, laboratórios, serviços de imagem e CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e a área especifica para o serviço de Oncologia, contendo ambulatório, sala de aplicação de quimioterápicos e farmácia de manipulação de quimioterápicos.

A prefeita de Angra, Conceição Rabha, lembrou que no início das negociações, no ano passado, a primeira ideia era apenas abrir uma unidade do Hinja, mas a prefeita, após negociações que envolveram o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, acabou conquistando Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será referência para toda a região e disponibilizará serviços como quimioterapia, oncologia clínica e cirurgias oncológicas, com atendimentos por meio do Serviço Único de Saúde (SUS).

Na assinatura da ordem de serviço também estiveram presentes a interventora da Santa Casa de Misericórdia, Maricelma Datore, diversos secretários, vereadores, funcionários da Prefeitura de Angra e funcionários do Hinja, Volta Redonda.

FONTE:  PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

ESTE FOI UM REQUERIMENTO FEITO PELO VEREADOR FÁBIO MACEDO
DE Nº 1080/2013  COMO MOSTRADO ABAIXO;






Nenhum comentário:

Postar um comentário