quinta-feira, 24 de setembro de 2015

USINA ANGRA 1 JÁ VOLTOU A OPERAR


A usina operava normalmente (com 100% de potência) quando houve uma forte queda na frequência do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que fez oscilar a rede elétrica externa. O desligamento automático é um procedimento de segurança em decorrência de uma alteração de frequência no SIN – sistema de transmissão de energia elétrica do Brasil, formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da Região Norte. É por esse Sistema que a energia da Central Nuclear de Angra dos Reis chega aos principais centros consumidores do país.



A usina nuclear Angra 1 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta quarta-feria, 23, à 1h03.

Eletronuclear inicia reabastecimento da Usina Nuclear Angra 2

No próximo dia 26, a 0h, a Eletronuclear vai desconectar a Usina Nuclear Angra 2 (foto) do Sistema Interligado Nacional (SIN) para reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada com duração estimada de 30 dias. Durante o período, o Operador Nacional do Sistema (ONS) realizará manobras no sistema elétrico de forma a garantir o abastecimento seguro de energia.
Cerca de 1/3 do combustível nuclear será recarregado, além de serem realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também instalações de diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada.

Foram contratadas firmas nacionais e internacionais – entre elas a Areva, Siemens e Tecnatom – que irão disponibilizar cerca de 1.300 profissionais (sendo 250 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear.

Dentre as quase 3.500 tarefas planejadas para o período, destacam-se:

Recarregamento do combustível do reator;
inspeção no vaso de pressão do reator;
inspeção no secundário de um dos geradores de vapor;
substituição do motor de uma das bombas de refrigeração do reator;
inspeção das tubulações do Sistema de Refrigeração de Serviço de Segurança;
substituição da tubulação do Sistema de Refrigeração do Circuito Fechado Convencional;
troca de selo do gerador principal;
testes de correntes parasitas e inspeção nas palhetas da turbina;
substituição do transformador de 525 kV;
modernização do sistema medição de nível do vaso do reator;
instalação de redundância de alimentação para circuito de controle da turbina.

FONTE: ANGRANEWS




Nenhum comentário:

Postar um comentário