segunda-feira, 17 de março de 2014

SISUTEC ABRE INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA (17)


Cadastros devem ser feitas no site do MEC até 21 de março. Os cursos são gratuitos e as aulas têm incício nos dias 14 de abril e 12 de maio
 
Em seu programa semanal Café com a Presidenta desta segunda-feira (17), Dilma Rousseff  falou  sobre o  Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) abriu período de inscrições para as 291.338 vagas em cursos técnicos ofertados pelo Sisutec. As inscrições para  vagas em cursos técnicos subsequentes, para candidatos que já concluíram o ensino médio, deverão ser feitas no site do MEC até o dia 21 de março.

Os cursos são gratuitos e as aulas terão início nos dias 14 de abril e 12 de maio de 2014. As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2013, e que cumulativamente tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 25 de março, e a segunda chamada para o dia 1º de abril.

Os candidatos podem obter mais informações a respeito das regras e procedimentos previstos neste Edital por meio da Central de Atendimento do MEC, do telefone 0800 616161 ou do correio eletrônico sisutec@mec.gov.br.

O programa

O Sisutec foi criado em 2013 e o processo seletivo do segundo semestre de 2013 abriu 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já havia concluído o ensino médio. O sistema ofereceu 117 cursos em diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas, em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.

O Sisutec é uma das vias de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

FONTE: PORTAL BRASIL








Nenhum comentário:

Postar um comentário