terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SHOPPING SERRA E MAR É APROVADO PELO CONSELHO DE URBANISMO




Um empreendimento que terá 75 mil m² de área construída, prevê um hotel com 124 quartos, uma torre de negócios que terá 186 salas comerciais e mais um shopping center com dezenas de lojas e serviços diversos, além de 700 vagas para automóveis. O projeto arquitetônico, que é de uma das mais conceituadas empresas do ramo, a Athiē Wohnrath, de São Paulo, prevê uma integração entre as duas torres e o shopping com a natureza. Integrando as construções ao verde da Mata Atlântica e ao azul da Baía da Ilha Grande.

O empreendedor é o megaempresário, Márcio Rocha Mello, do setor do petróleo. Durante a reunião, nesta quinta-feira, 26, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), ele garantiu que o projeto vai colocar Angra na rota internacional das grandes corporações, visto que a cidade passará a ter uma das mais exclusivas estruturas para grandes encontros e convenções do país. A expectativa é que com o empreendimento sejam criados dois mil empregos diretos e que haja uma transformação completa da área do entorno do Pouso do Inhambu, na rodovia Rio-Santos, compreendendo o Parque das Palmeiras e a Praia da Chácara.

A reunião em questão foi uma consulta prévia, feita pelos membros do Conselho Municipal de Urbanismo e representantes dessas comunidades para a aprovação do Shopping Serra e Mar, nome escolhido para o conglomerado. O conselho foi quase unânime na aprovação, com apenas uma abstenção.

– Hoje nós vencemos mais uma etapa para a implantação desse empreendimento em Angra. Temos que valorizar muito a atuação da Secretaria de Meio Ambiente da cidade e também da prefeita, que falou para mim sobre a necessidade de atrair investimentos financeiros sustentáveis para garantir o futuro do município. É o que estamos trazendo – afirmou Márcio.

O Shopping Serra e Mar será edificado com o que há de melhor em tecnologia. Com projetos de captação de água, geração de energia e tratamento de esgoto praticamente exclusivos e a contrapartida pretendida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, deverá sair do papel o projeto Parque do Mangue, que revitalizará por completo a Praia da Chácara.

A proposta aprovada pelo Conselho de Urbanismo, presidido pela arquiteta e secretária de Meio Ambiente, Ana Nascimento, para a viabilização do projeto, foi a de alteração da legislação, que prevê seis pavimentos para edificações nos bairros Balneário e Parque das Palmeiras. Essa alteração e mais a aplicação da lei de Outorga Onerosa, elaborada pela prefeitura de Angra e aprovada recentemente na Câmara Municipal, possibilitarão a construção das torres. A proposta da Athiē prevê duas estruturas com 15 pavimentos. Ana Nascimento conta que agora o próximo passo é o empreendedor entrar com o projeto de licenciamento.

– O que aconteceu aqui hoje foi a análise de viabilidade legal e econômica do empreendimento, que foi positiva, e, agora, a próxima etapa é o licenciamento técnico da proposta. Sabemos que é preciso que o investidor cumpra com todas as exigências técnicas previstas na lei e, pelo que estamos observando, isso não será um problema – avaliou Ana Nascimento.

O projeto Serra e Mar prevê um investimento que deverá superar a casa dos R$ 200 milhões. A expectativa é que a construção comece assim que o licenciamento for aprovado, em 2016. A prefeita Conceição Rabha, que acompanhou a reunião do Conselho de Urbanismo, se disse satisfeita com a aprovação dos conselheiros e com a iniciativa do investidor.

– Nos últimos 20 anos não vimos chegar à cidade nenhum empreendimento de grande porte. Angra só tem a ganhar com essa iniciativa, em termos de empregabilidade, desenvolvimento, sustentabilidade e inovação. Em tempos de crise, um investimento desse porte é uma ação clara de mudança de paradigma, e isso é mais uma vitória que deve ser comemorada – enfatizou Conceição.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário