sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

REDE DE TELEFONIA MÓVEL AVANÇA NO INTERIOR DO BRASIL



O ministro das Comunicações, André Figueiredo, destacou nesta quinta-feira (17) a evolução da rede de telefonia móvel no interior do País, a partir do Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL). "Os provedores regionais de internet, que já são mais de 5 mil no País, são diferenciais fundamentais para o desenvolvendo do mercado nacional. Isso garante a inclusão digital de milhões de brasileiros. Por isso, o Ministério das Comunicações atuará como um instrumento integrador", defendeu.

A análise foi feita hoje (17), em Uberlândia (MG), na sede da Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, que realiza o processo de modernização da sua estrutura em conjunto com a Nokia. Para o ministro, o governo deve ser um facilitador para o empreendedorismo e a inovação, como é encontrado na internet das coisas.

Os consumidores de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo começam a receber serviços de voz e dados com maior cobertura e qualidade, que será potencializado pelo processo de implantação da frequência de 700 MHz, programado para até 2018. Com o desligamento do sinal analógico e a implantação da TV Digital, a faixa estará liberada para a telefonia móvel.

Iniciado em 2013, o REPNBL permitiu a desoneração de impostos (IPI, PIS/Pasep e COFINS) na implementação de projetos de infraestrutura de banda larga. O objetivo da renúncia fiscal foi a massificação do acesso à banda larga, a expansão e modernização das redes e a redução das diferenças regionais.

Até o final de outubro deste ano, foram liberados R$ 15,1 bilhões em investimentos para as redes de banda larga. Os 1.167 projetos de infraestrutura apresentados por empresas de telecomunicações vão beneficiar 3.699 cidades em todos os Estados do Brasil.

O CEO do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, destacou que o REPNBL foi determinante para a efetivação do projeto de desenvolvimento do serviço de telefonia em regiões distantes das capitais. "As empresas regionais têm mais proximidade com os mercados e isso permite um avanço na prestação de serviços", acrescentou.

Segundo Gilmar Machado, a formação profissional é o desafio para o Brasil seguir avançando perante os concorrentes mundiais. "Precisamos capacitar a nossa mão de obra para acompanhar a inovação. Tenho confiança que isso será alcançado por meio das parcerias com as empresas e com os governos federal e estadual. Nas parcerias que o País cresce", destacou o prefeito.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário